ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Subject "1.º Ciclo do ensino básico"
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- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Dias, Catarina Alexandra Magalhães; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Sá, Susana Marques deRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada em educação pré-escolar, o presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer as aprendizagens realizadas e as práticas educativas exercidas em contexto. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na reflexão, procurando alargar horizontes e os saberes científicos. Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, valorizando a investigação e a ação como meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este método permitiu identificar problemas, descobrir novos caminhos e concretizar soluções perante as adversidades que sucederam. A intervenção educativa decorreu numa instituição pública, com um grupo constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Criando oportunidades de aprendizagem assentes nos saberes essenciais para estas crianças, mobilizou-se conhecimento e competências necessárias para o desenvolvimento de um currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens significativas, através da articulação das diferentes áreas do saber.
- Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Teixeira, Mariana Filipa Neves; Sá, SusanaO presente relatório de estágio de qualificação profissional para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pretende refletir o percurso realizado em dois momentos de estágio, um desenvolvido em contexto de educação pré-escolar, com um grupo de crianças entre o 4 e os 5 anos, e o outro no ensino do 1.º ciclo do ensino básico, com uma turma do 3.º ano de escolaridade. A opção metodológica recaiu sobre a investigação-ação, que implica uma atitude de reflexão constante, tendo em vista a melhoria da ação educativa e o desenvolvimento profissional da formanda. Esta metodologia é cíclica, integrando diferentes fases, como a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. De forma a apoiar esta metodologia foram utilizadas estratégias formativas, como o estágio em díade, os guiões de pré-observação, a grelha de observação do ambiente educativo, as narrativas colaborativas e individuais, as planificações, a supervisão institucional e a avaliação reguladora. O presente relatório encontra-se dividido em três capítulos, sendo o primeiro de enquadramento teórico e conceptual, no qual se convocam autores e documentos legais para fundamentar a componente prática, o segundo de caracterização da instituição e meio envolvente e o terceiro de apresentação e análise das práticas desenvolvidas em contexto de estágio, enfatizando o desenvolvimento das competências profissionais. Em suma, a realização dos estágios em contextos distintos permitiu um desenvolvimento pessoal e profissional, que deverá continuar a ser um enfoque através da formação contínua.