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Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

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O presente relatório de estágio de qualificação profissional para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pretende refletir o percurso realizado em dois momentos de estágio, um desenvolvido em contexto de educação pré-escolar, com um grupo de crianças entre o 4 e os 5 anos, e o outro no ensino do 1.º ciclo do ensino básico, com uma turma do 3.º ano de escolaridade. A opção metodológica recaiu sobre a investigação-ação, que implica uma atitude de reflexão constante, tendo em vista a melhoria da ação educativa e o desenvolvimento profissional da formanda. Esta metodologia é cíclica, integrando diferentes fases, como a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. De forma a apoiar esta metodologia foram utilizadas estratégias formativas, como o estágio em díade, os guiões de pré-observação, a grelha de observação do ambiente educativo, as narrativas colaborativas e individuais, as planificações, a supervisão institucional e a avaliação reguladora. O presente relatório encontra-se dividido em três capítulos, sendo o primeiro de enquadramento teórico e conceptual, no qual se convocam autores e documentos legais para fundamentar a componente prática, o segundo de caracterização da instituição e meio envolvente e o terceiro de apresentação e análise das práticas desenvolvidas em contexto de estágio, enfatizando o desenvolvimento das competências profissionais. Em suma, a realização dos estágios em contextos distintos permitiu um desenvolvimento pessoal e profissional, que deverá continuar a ser um enfoque através da formação contínua.
The actual internship report of professional qualification arises as a way to explain the work performed during the pedagogical practice, because the internship period presents like one major opportunity for the development and experimentation of methods and strategies that, many times, oppose to conceptions and judgments inherent to the teach-learning process. Interns need opportunities that contribute “to the construction of their own apprenticeship” (Portugal, 2012, p. 100). This report has analysis and meditations of the developed practices and choices made over the internship, having as a base a methodology of research-action according to the work performed that has been directed to the requirement of social transformation. In that way, has been promoted the reflexive questioning for the practices improvement. This traineeship was done in dyad and supported in strategies like collaborative narratives, weekly lesson plans, regulatory valuations and supervision. The present document is divided in two components, one more theoretical, in which authors and legal documents are summoned to justify the next component that is more practical, where the developed practices from the academic year are analyzed.

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Keywords

Educação pré-escolar 1.º Ciclo do ensino básico Investigação-ação Processos Formativos Pre-school education Curriculum models Action-research Training

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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