ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor
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Browsing ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor by Subject "análise bibliometria"
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- Inovação Social: uma ferramenta para a criação de valorPublication . Martins, Tânia Sofia Ferreira; Braga, Alexandra Maria da SilvaConsiderando as potencialidades dos projetos de inovação social como um contributo para a criação de valor social na comunidade e, reconhecendo que este processo está pouco estudado, realizou-se este trabalho de investigação com o objetivo de contribuir para a tomada de decisão no processo de inovação e de realizar uma abordagem da teoria para a prática, a fim de entender e melhorar os processos de inovação, colmatando a escassa literatura encontrada em relação às dimensões de análise. Este trabalho científico é composto por dois estudos. No primeiro estudo pretende-se explorar a literatura científica existente sobre a área de inovação social, procurando aferir como é que este campo de investigação está organizado em termos de publicações, autores e fontes. Utilizando a base de dados de publicações ISI Web of Science (WoS), definiu-se o período de análise entre 1970 (data do primeiro artigo publicado na área) e dezembro de 2017, resultando numa amostra de 444 artigos. Através da análise destes artigos, clarificouse o conceito de inovação social, reconheceu-se o progresso alcançado no campo da investigação, mediu-se a produtividade em artigos, respetivos autores-chave e revistas científicas, e apresentou-se mapas bibliométricos de citações, co-citações e temas de pesquisa para identificar os tópicos e dimensões que estão relacionados com a inovação social. Desta análise surgiram três clusters resultantes da análise de co-citações que orientaram a investigação apresentada no segundo estudo: cluster (1) conceito de inovação social e impacto da governação; cluster (2) papel da inovação social para o desenvolvimento local e, cluster (3) propostas metodológicas e concetuais para futuras investigações no campo da inovação social. Legitimando o trabalho de investigação em inovação social realizado até à data por diferentes autores, o segundo estudo deste trabalho tem como objetivo compreender de que forma o contexto, o mercado, a governação/capital, o potencial humano, o desempenho e as estratégias de vantagem competitiva, interferem no processo de inovação social e potenciam a criação de valor social para a comunidade. Através de metodologias de investigação qualitativa, realizou-se um estudo de caso, abrangendo cinco projetos de inovação social reconhecidos como Iniciativas ES+ (iniciativas mais inovadoras e com alto potencial de empreendedorismo) pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, tratando-se de projetos de valor inovador, replicáveis e de forte impacto social, económico e ambiental. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, tendo sido aplicada junto de cinco profissionais que assumem funções de coordenação e gestão dos projetos. De salientar que a análise de conteúdo foi realizada com recurso ao software NVivo 12 (ferramenta de análise de dados qualitativos criada pela QSR International), de forma a identificar e melhor perceber o efeito que cada dimensão de análise assume nos projetos em estudo.