ISEP - DM – Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Civil by Subject "Abastecimento"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Modelação hidráulica de um sistema adutor em altaPublication . Rêgo, José Trindade do; Abreu, Tiago André Martins de AzevedoEste relatório é fruto de um trabalho desenvolvido por um período de seis meses onde é apresentada uma breve introdução da empresa, bem como as políticas pelas quais ela funciona. São também descritas as formações obtidas e o plano de trabalhos seguido. Relativamente ao trabalho em si, o tema principal do trabalho desenvolvido, e tal como é apresentado no título deste relatório, é a modelação hidráulica de um sistema adutor em alta, isto é, onde foi elaborado um modelo para uma rede de abastecimento de água recorrendo aos registos de consumos fornecidos pela empresa Águas do Douro e Paiva, S.A.. É realizada uma descrição dos vários passos que levaram à sua elaboração e são apresentadas as conclusões relativas aos resultados obtidos. Uma vez que o trabalho incidiu sobre o funcionamento e aprendizagem de software apropriado, foram também retiradas conclusões/sugestões que poderão ser tomadas de forma a melhorar a experiência entre programas e utilizadores. Apesar do tempo disponível para a realização do plano de trabalhos ter demonstrado ser o suficiente para o cumprimento dos vários requisitos, foi também suficiente para permitir a realização de outros trabalhos que proporcionaram a aquisição de mais experiência no desenvolvimento de modelos em EPANET.
- Projeto de Instalações Hidráulicas Prediais de Edifícios Multifamiliares e ServiçosPublication . Alves, Sofia David Ribeiro; Vivas, Eduardo Bruno de FreitasO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio realizado na empresa António Santos Lessa & Associados, no âmbito da unidade curricular de DIPRE do Mestrado em Engenharia Civil. O estágio decorreu no departamento de hidráulica da empresa e incidiu sobre a realização de projetos de instalações hidráulicas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais em edifícios multifamiliares e de serviços, tendo sido levados a cabo um total de 9 projetos distintos. Atendendo a que, durante o estágio, se fomentou a consolidação de conceitos e a diversificação do tipo de edifícios analisados, sistematiza-se, no presente relatório, a informação teórica mais relevante, destacando-se: (i) as regras para a definição correta e otimizada de um traçado de qualquer tipo de rede, (ii) algumas disposições construtivas e (iii) os principais critérios de dimensionamento. Por outro lado, como o dimensionamento foi levado a cabo com o apoio de folhas de cálculo desenvolvidas pela empresa, foi, igualmente, detalhado o tipo de informação que, posteriormente, teve de ser analisado e tratado para utilização das folhas de cálculo de forma simples e cumprindo todas as disposições regulamentares. Por fim, são apresentados os casos de estudo desenvolvidos ao longo do estágio, sendo feita uma descrição mais detalhada de três projetos de redes prediais em edifícios multifamiliares. Para esses casos, são descritas algumas especificidades que, por apresentaram dificuldades acrescidas e pormenores de relevo que foi necessário ultrapassar, foram considerados representativos do tipo de trabalho realizado no presente estágio.
- Redes Neuronais Artificiais na Previsão de Consumos de ÁguaPublication . Cano, Javier Prieto; Vivas, Eduardo Bruno de FreitasEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de previsão de consumos de água mediante a utilização de inteligência artificial, nomeadamente de modelos de redes neuronais artificiais. Uma adequada previsão de consumos de água a curto, médio e longo prazo possibilita às empresas de abastecimento e distribuição de água uma informação imprescindível para estimar a capacidade de planeamento, atividades de manutenção, melhorias do sistema e otimização da operação de sistemas elevatórios e de tratamento. São examinados, para além das redes neuronais artificiais, outros modelos estatístico-matemáticos aplicados à previsão dos consumos, como o modelo ARIMA, baseado em médias móveis integradas autorregressivas. Em virtude do escasso número de trabalhos nesta área, considerou-se necessário aprofundar os conteúdos teóricos em matéria de redes neuronais e séries temporais, para depois aplicar uma metodologia própria que permitiu implementar o modelo na linguagem Python, sendo também utilizados outros softwares para explorar a capacidade das redes neuronais artificiais, como o Neural Network Toolbox para Matlab e o modelo ARIMA. Como caso de estudo, a metodologia foi aplicada aos registos de consumos do concelho de Arouca, cujo abastecimento em alta corresponde à Águas do Douro e Paiva (AdDP), do grupo Águas de Portugal. Como dados de base foram considerados os valores de consumo a cada meia hora, bem como dados de precipitação e temperatura. Os resultados da aplicação de redes neuronais foram satisfatórios, uma vez que o modelo aplicado sobre a série diária produziu previsões com uma precisão próxima de 96%, enquanto o modelo aplicado à série horária forneceu precisões próximas de 87 %. Este rigor nas previsões demonstra a efetividade da aplicação das redes neuronais na previsão dos consumos de água em vários horizontes de tempo.