ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Entre a zona de conforto e a vontade de mudança. O papel das lideranças intermédias na melhoria do serviço educativo: estudo de caso.Publication . Silva; Sandra Isabel Oliveira da; Teixeira, Maria Inês da SilvaAs práticas pedagógicas dos docentes têm um papel fundamental no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças e dos jovens, tornando-se essencial que cada profissional reflita continuamente sobre a sua atuação, contribuindo para um serviço educativo de qualidade. Através de um estudo de caso, conduzido num agrupamento de escolas, investigam-se as perceções dos docentes em geral e dos próprios coordenadores de departamento, sobre a influência destes na qualidade das práticas educativas exercidas pelos docentes, nomeadamente no que respeita à promoção do trabalho colaborativo e à inovação pedagógica. A metodologia adotada é de natureza mista, com a aplicação de questionários e de entrevistas individuais semiestruturadas, alvo de tratamento estatístico e de análise de conteúdo, respetivamente. Os resultados evidenciam a relevância do papel do coordenador de departamento enquanto promotor de práticas colaborativas e inovadoras, bem como os constrangimentos por ele sentidos, que se constituem como desafios à sua atuação. Os condicionalismos impostos por esses constrangimentos levaram à criação de um plano de ação que visa fomentar a constituição de comunidades de prática e o fortalecimento das lideranças intermédias.
- Perspetiva dos alunos sobre a sua participação, envolvimento e autodeterminação em contexto escolarPublication . Costa, Maria Emília Brandão da; Alves, SílviaO compromisso global para uma escola inclusiva, e consequentes esforços dos países para implementar políticas de inclusão, foram seguidos pela investigação dos fatores que contribuem para o sucesso na implementação deste modelo educacional, nomeadamente, ao nível das políticas das escolas, dos professores e dos pares. No entanto, poucos estudos privilegiam a perspetiva dos alunos, em particular dos alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS), o que parece ser uma omissão na investigação, considerando o discurso dominante sobre a importância da educação centrada no aluno para valorizar a sua voz. Escutar o que os alunos têm para dizer acerca da sua experiência escolar e de inclusão é essencial para aumentar a compreensão dos outros atores sobre a educação inclusiva. O objetivo deste estudo é conhecer a opinião de alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade acerca do processo de inclusão no contexto educativo. Para isso, iremos estudar: a) até que ponto os alunos participam nas atividades escolares, dentro e fora da sala de aula; b) como descrevem a sua participação social; c) o quanto se sentem envolvidos nas atividades educativas; até que ponto sentem que são considerados na tomada de decisão sobre o seu processo educativo. Participaram no estudo 325 alunos de quatro agrupamentos de escolas. Os resultados sugerem que o facto de os alunos terem medidas adicionais de suporte, não se traduz num acréscimo da atenção e feedback do professor, nem numa maior preocupação com a sua autodeterminação, apesar destes alunos apresentarem motivação e grau de envolvimento semelhantes aos seus pares. Também indicam falta de hábitos de auscultação da voz dos alunos nas tomadas de decisão sobre o seu processo educativo.
- Qualidade e certificação de entidades de formação pela DGERTPublication . Soares; Gisela Mendes França; Romão, Paula CristinaO presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Administração das Organizações Educativas, tem como objetivo analisar o impacto da certificação DGERT na Qualidade das entidades formadoras em Portugal. Através de uma revisão bibliográfica sobre Qualidade, sistemas de gestão da Qualidade e certificação, e de uma pesquisa qualitativa com as entidades formadoras certificadas e a entidade certificadora, procura-se compreender os desafios e benefícios associados à implementação da norma DGERT. Os resultados indicam que a certificação contribui para a melhoria da Qualidade percebida pelas entidades formadoras, através da implementação de sistemas de gestão da Qualidade e da promoção de uma cultura de melhoria contínua. No entanto, a pesquisa também revela desafios como a burocracia do processo de certificação e a necessidade de maior apoio às pequenas entidades. As implicações deste estudo são relevantes tanto para as entidades formadoras como para a DGERT, sugerindo a necessidade de simplificar o processo de certificação e de oferecer mais suporte e acompanhamento às entidades durante e após a sua implementação.
- Universidades e Politécnicos em tempos de globalização neoliberal: Um estudo de caso sobre a influência supranacional na autonomia, produção e disseminação de conhecimento em Ciências da Educação no Porto e LisboaPublication . Menezes, Mariana Sofia Cardoso Vasconcelos Quintanilha de; Delgado, João Paulo FerreiraNuma realidade marcada pela globalização neoliberal, o Ensino Superior tem sofrido profundas transformações. A promoção de um ambiente competitivo que valoriza métricas e resultados, ao qual as instituições de Ensino Superior não conseguem escapar, tem marcado as experiências das lideranças, bem como dos docentes e investigadores. A influência crescente de entidades supranacionais e processos como o de Bolonha contribuíram para uma maior pressão nas instituições para a adaptação ao mercado global, com efeitos na autonomia e na produção e disseminação de conhecimento. Esta dissertação procurou compreender as perceções de diferentes lideranças, docentes e investigadores sobre os efeitos da influência supranacional na autonomia e na produção e disseminação de conhecimento, nas instituições públicas de Ensino Superior da área das Ciências da Educação, das cidades do Porto e Lisboa. Constituindo-se como um estudo de caso, a abordagem qualitativa concretizou-se na realização de sete entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais. Posteriormente, recorreu-se à análise temática dos dados. Com base nas perceções reunidas no processo de recolha de dados, foi possível compreender que a influência supranacional se traduz, essencialmente, em questões como a pressão para a publicação, o acesso a financiamento, a definição das agendas de investigação, a preocupação institucional com a reputação, entre outras. Os resultados obtidos potenciam uma reflexão sobre os desafios que as instituições de Ensino Superior portuguesas enfrentam face à influência supranacional, concorrendo para uma discussão sobre a configuração da autonomia destas instituições e o seu papel na construção e disseminação de conhecimento.