ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Perspetiva dos alunos sobre a sua participação, envolvimento e autodeterminação em contexto escolarPublication . Costa, Maria Emília Brandão da; Alves, SílviaO compromisso global para uma escola inclusiva, e consequentes esforços dos países para implementar políticas de inclusão, foram seguidos pela investigação dos fatores que contribuem para o sucesso na implementação deste modelo educacional, nomeadamente, ao nível das políticas das escolas, dos professores e dos pares. No entanto, poucos estudos privilegiam a perspetiva dos alunos, em particular dos alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS), o que parece ser uma omissão na investigação, considerando o discurso dominante sobre a importância da educação centrada no aluno para valorizar a sua voz. Escutar o que os alunos têm para dizer acerca da sua experiência escolar e de inclusão é essencial para aumentar a compreensão dos outros atores sobre a educação inclusiva. O objetivo deste estudo é conhecer a opinião de alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade acerca do processo de inclusão no contexto educativo. Para isso, iremos estudar: a) até que ponto os alunos participam nas atividades escolares, dentro e fora da sala de aula; b) como descrevem a sua participação social; c) o quanto se sentem envolvidos nas atividades educativas; até que ponto sentem que são considerados na tomada de decisão sobre o seu processo educativo. Participaram no estudo 325 alunos de quatro agrupamentos de escolas. Os resultados sugerem que o facto de os alunos terem medidas adicionais de suporte, não se traduz num acréscimo da atenção e feedback do professor, nem numa maior preocupação com a sua autodeterminação, apesar destes alunos apresentarem motivação e grau de envolvimento semelhantes aos seus pares. Também indicam falta de hábitos de auscultação da voz dos alunos nas tomadas de decisão sobre o seu processo educativo.
- Qualidade e certificação de entidades de formação pela DGERTPublication . Soares; Gisela Mendes França; Romão, Paula CristinaO presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Administração das Organizações Educativas, tem como objetivo analisar o impacto da certificação DGERT na Qualidade das entidades formadoras em Portugal. Através de uma revisão bibliográfica sobre Qualidade, sistemas de gestão da Qualidade e certificação, e de uma pesquisa qualitativa com as entidades formadoras certificadas e a entidade certificadora, procura-se compreender os desafios e benefícios associados à implementação da norma DGERT. Os resultados indicam que a certificação contribui para a melhoria da Qualidade percebida pelas entidades formadoras, através da implementação de sistemas de gestão da Qualidade e da promoção de uma cultura de melhoria contínua. No entanto, a pesquisa também revela desafios como a burocracia do processo de certificação e a necessidade de maior apoio às pequenas entidades. As implicações deste estudo são relevantes tanto para as entidades formadoras como para a DGERT, sugerindo a necessidade de simplificar o processo de certificação e de oferecer mais suporte e acompanhamento às entidades durante e após a sua implementação.