ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica: Ciências Sociais: Ciências da Educação"
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- Concepções e práticas da Educação Ambiental na formação do PROEJA - uma análise do curso técnico em vendas do IFFar, campus Santa Rosa - RSPublication . Tissot, Tânia Regina Gottardo; Coelho, Carina Luísa MoreiraO PROEJA é um programa que propõe a integração entre a educação básica e a profission al, visando, além da certificação técnica, a elevação da escolaridade, tendo como público alvo os jovens e adultos. No PROEJA, como nas demais modalidades de ensino, o meio ambiente é tido como tema de relevante valor social, devendo ser promovido de forma contínua, permanente e integrado ao currículo escolar. Dessa forma objetivou-se compreender como se concretiza a educação ambiental no âmbito da educação e formação de jovens e adultos, em particular no Curso Técnico em Vendas Integrado PROEJA do compus Santa Rosa/RS, abordando su as concepções e práticas. Adotou-se uma abordagem mista, com aplicação de questionários aos discentes e docentes do curso e também análise de conteúdo do currículo e Projeto Ped agógico do Curso. Os documentos institucionais preveem a formação de profission ais críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Observou-se que os discentes possuem compreensão limitada e fragmentada d as questões ambientais. As atividades docentes são focadas nos conteúdos d as disciplinas m antendo pouca ou nenhuma rel ação com a educação ambiental. À vista disso, conclui-se que as atividades para a educação ambiental não são contemplad as frequentemente, contrariando as orientações estabelecidas pela legisl ação. Ademais, a compreensão d as questões ambientais é também limitada e fragmentada por parte dos docentes. Dessa forma, propõe-se capacitação aos docentes, discussões sobre a inclusão da educação ambiental no currículo, organização de metodologias para superação da abordagem linear e fragmentada dos conteúdos.