ISEP - DM – Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Algoritmos Genéticos para Otimização de soluções integrando carregadores de veículos elétricos, auto-produção e armazenamento de energiaPublication . Nascimento, Fernanda Claudino Leite; Roque, Luís Augusto CorreiaÉ crescente a importância da energia renovável e da mobilidade elétrica, para enfrentar os desafios ambientais e energéticos atuais. Acerca da mobilidade elétrica, o número crescente de veículos elétricos a bateria e veículos elétricos híbridos plug-in, traz a necessidade de mais infraestrutura de carregamento, destes tipos de veículos, nas cidades e nas estradas, onde tais infraestrutas precisam estar conectadas à rede elétrica de distribuição, resultando em restrições como disponibilidade de potência. Este trabalho faz uma abordagem acerca do dimensionamento de uma estação de carregamentos rápidos de veículos elétricos, lidando com esse desafio através da implementação de um sistema de armazenamento de energia baseado em bateria BESS e considerando a inserção no sistema de uma fonte de energia renovável (energia solar). Pretendemos minimizar os custos globais de energia, para evitar atualizações futuras na infraestrutura e potencializar a integração de recursos de energia renovável. A metodologia adotada baseia-se no Algoritmo BRKGA, um método aplicado em problemas de otimização combinatória, para encontrar soluções ótimas que levem em consideração a carga de carros elétricos, a geração de energia renovável local e o armazenamento eficiente de energia com custos mínimos. Através de estudos de caso com diferentes cenários, implementamos a metodologia proposta. Foram obtidos resultados para o dimensionamento de uma estação de recarga com auto produção de energia de fonte renovável que minimizam os custos de energia. Este trabalho, destaca a importância contínua da pesquisa em Algoritmos Genéticos e seu papel relevante na resolução de problemas complexos relacionados à energia e mobilidade elétrica, pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável e ecologicamente consciente.
- Análise Bibliométrica do Estado da Arte da Energia EólicaPublication . Pereira, Sérgio Paulo da Silva; Mota, Alzira Maria Teixeira daDesde a década de 1970, tem-se verificado um aumento nos estudos relacionados com a utilização de fontes de energia renovável, em especial a energia eólica, devido à necessidade de reduzir os impactos ambientais dos combustíveis fósseis. Inicialmente estes estudos estavam restritos a sistemas de energia eólica utilizando torres e aerogeradores. No entanto, atualmente observa-se um interesse na tecnologia emergente, como os sistemas aéreos de produção de energia eólica. Desta forma realizou-se uma análise bibliométrica entre 1996 e junho de 2023 sobre a energia eólica e tecnologia emergente combinando métodos quantitativos e qualitativos na análise exploratória das produções científicas sobre estes temas, disponíveis em língua inglesa e portuguesa. Das diversas fontes existentes optou-se por só utilizar o motor de pesquisa “Google Scholar”, devido à sua capacidade de realizar pesquisas abrangentes em produções científicas, incorporando resultados de outros mecanismos de procura. Antes de iniciar a pesquisa, definiu-se as palavras-chave a utilizar, limitou-se a quantidade de produções científicas a analisar e estabeleceu-se quais os elementos a considerar na análise bibliométrica. Assim, para este estudo o tamanho da amostra é de 500 publicações em língua inglesa e 100 em língua portuguesa, nas quais foram posteriormente analisadas quanto às suas interconexões, correlações, distribuição geográfica e o número de citações. Para a análise das correlações recorreu-se ao software VOSviewer. Com base na amostra analisada, observou-se que o número de publicações científicas sobre energia eólica tradicional, em ambas as línguas, apresentou uma tendência de crescimento de 1996 a 2013, seguida por uma queda acentuada a partir de 2013. No que diz respeito às produções científicas associadas aos sistemas aéreos de geração de energia eólica, notou-se um crescimento significativo no número de publicações a partir de 2013. Conclui-se também que, no caso da energia eólica tradicional em língua inglesa, os Estados Unidos da América destacam-se como o país com o maior número de autores de produções científicas e também com a maior quantidade de publicações em revistas. No que se refere aos sistemas aéreos de geração de energia eólica, considerados como tecnologia emergente, observa-se que a Holanda lidera em termos de autores, embora as publicações sejam predominantemente realizadas em revistas dos Estados Unidos da América.
- Análise técnico-económica da colocação de uma bateria numa instalação fotovoltaica em autoconsumoPublication . Freitas, José Rui Nogueira; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão PintoAtualmente, é evidente que o consumo intermitente de energia em instalações fotovoltaicas pode resultar em desperdício. Isso ocorre devido à produção excessiva e à integração dessa energia na rede a preços nulos. A inclusão de baterias de armazenamento apresenta-se como uma solução eficaz para capturar e conservar a energia excedente, permitindo seu uso posterior. Para a realização deste trabalho, foi necessário estudar os sistemas fotovoltaicos, analisando as diferentes tipologias, sua constituição e as características dos principais componentes. Neste contexto, esta dissertação concentra-se na otimização do consumo de energia em habitações, explorando a viabilidade da integração de um sistema de armazenamento de energia. Este estudo de caso tem como principal objetivo avaliar a viabilidade da aplicação de sistemas de armazenamento de energia em sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo residencial. A avaliação é realizada por meio de dois cenários distintos: no primeiro, uma habitação já possui um sistema fotovoltaico instalado e foi submetida a um retrofit; no segundo, a mesma habitação não possuía qualquer sistema fotovoltaico previamente instalado. Para ambos os cenários, foram analisadas diversas capacidades de armazenamento de diferentes marcas de baterias, estudadas em conjunto com diferentes potências do campo solar (2,67 kWp e 4,01 kWp). Para avaliar a viabilidade das soluções analisadas em ambos os cenários em estudo, foram tidos em conta os seguintes indicadores técnicos: autoconsumo direto, energia injetada na rede, consumo da bateria e redução do consumo da rede elétrica. A nível económico foram tidos em conta os seguintes indicadores: VAL, TIR e PRC. Os resultados obtidos neste estudo revelam a importância crucial de um dimensionamento adequado do sistema de produção e armazenamento de energia para a integração eficiente de fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica. Esta otimização não só beneficia os consumidores, reduzindo os custos de energia, mas também promove a sustentabilidade ambiental e fortalece a estabilidade da rede elétrica pública.
- Análise técnico-financeira de unidade de produção de hidrogénio verde com integração de uma central fotovoltaicaPublication . Almeida, Tiago Filipe Coelho de; Azevedo, Manuel Maria Pereira deA presente dissertação, explora a viabilidade técnica e económica de uma unidade de produção de hidrogénio verde, utilizando uma central fotovoltaica, baterias e conexão à rede pública de eletricidade. Inicialmente, com o intuito de apresentar e compreender as temáticas a abordar foi realizada um estado da arte sobre os componentes do sistema de produção de hidrogénio verde, incluindo eletrolisadores, baterias e energia solar fotovoltaica. Também foi discutido os benefícios ambientais do hidrogénio verde, destacando a sua contribuição para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a promoção da independência energética e a criação de uma matriz energética mais sustentável para Portugal e para o mundo. A integração da energia solar fotovoltaica no processo de produção de hidrogénio é apontada como um passo importante na caminhada rumo à neutralidade carbónica, alinhando-se com as metas estabelecidas por acordos internacionais, como o Acordo de Paris. Em seguida, foi realizado o estudo em si, este propõe a integração de uma central solar fotovoltaica com uma potência de 20 MW e um eletrolisador de 10 MW, complementados por baterias que armazenam o excesso de energia solar. Foi realizado o dimensionamento da central fotovoltaica utilizada considerando a sua localização, as características dos equipamentos e ainda o cálculo do custo nivelado da energia (LCOE), com e sem o uso de baterias. Posteriormente, foi feita a escolha do eletrolisador com base numa análise técnica detalhada, abordando o seu funcionamento e características, como o tipo de membrana e os custos associados. Seguidamente foram considerados quatro cenários de operação, variando a integração das baterias e a aquisição de energia da rede através de contratos de Power Purchase Agreement (PPA), para garantir a aquisição de energia renovável da rede, quando necessário, que permitiram avaliar o impacto das diferentes configurações na eficiência e no custo da produção de hidrogénio. No final, a tese apresenta uma análise detalhada dos resultados obtidos nos quatro cenários de operação, comparando o custo de produção de hidrogénio (€/kg-H2), o tempo de operação do eletrolisador, a flexibilidade oferecida pelas baterias e o impacto da compra de energia da rede.
- Aplicação do dynamic line rating na exploração dinâmica da Rede Nacional de TransportePublication . Bernardes, Vasco Oliveira; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão PintoA capacidade máxima de um condutor de uma linha aérea para o transporte de energia elétrica é determinada com base no comportamento térmico. A estimativa dinâmica desta capacidade, denominada por Dynamic Line Rating (DLR), tem ganho destaque por ser uma tecnologia eficaz para minimizar a necessidade de expansão da rede em sistemas, com crescente necessidade energética e com o consequente aumento de fontes de produção de energia renováveis. Esta dissertação aborda as características da Rede Nacional de Transporte (RNT) e as suas variáveis de controlo, avaliando a viabilidade e os benefícios da implementação do DLR. A análise detalhada inclui a gestão pela Rede Elétrica Nacional (REN), o controlo de segurança aplicado e os principais componentes da infraestrutura, como cabos condutores e equipamentos instalados nas subestações. Também são estudados fatores críticos como a capacidade de interligação internacional, diferentes tipos de cabos e a capacidade máxima dos painéis de linha. Além disso, são exploradas as consequências do sobreaquecimento dos condutores, com ênfase nos efeitos do annealing, que afeta as propriedades mecânicas dos metais devido ao calor, e na importância de manter distâncias de segurança entre as linhas e objetos. O estudo aprofunda-se no DLR, uma tecnologia que ajusta a capacidade das linhas de forma dinâmica, em tempo real, com base em condições operacionais e ambientais. São analisados métodos diretos e indiretos para o cálculo da capacidade, comparando o DLR com abordagens tradicionais como o Static Line Rating (SLR), o Seasonally Adjusted Rating (SAR) e o Ambient Adjusted Rating (AAR) que se baseiam em condições fixas ou sazonais ou diárias não considerando a variação da velocidade do vento. A análise descreve a aplicação prática do DLR implementada na REN, destacando os benefícios potenciais, como a maximização da capacidade de transporte e a redução dos riscos de interrupções, garantindo uma operação mais eficiente e segura da rede elétrica. São comparados diferentes modelos de DLR, como os de Kuipers e Brown, CIGRE e IEEE, avaliando-se o impacto de fatores climáticos como temperatura ambiente, velocidade do vento e radiação solar no cálculo da capacidade de transporte. É, também, proposta uma metodologia híbrida que define, tanto a velocidade mínima do vento para assegurar um arrefecimento adequado quanto a corrente máxima admissível, evitando a sobrecarga dos equipamentos de medição. Adicionalmente, é realizada uma análise da qualidade das medições de temperatura em várias instalações da RNT, além de uma avaliação da temperatura de referência de verão para verificar o seu ajuste à realidade. Examinou-se, também, a adequação do local selecionado para a medição da radiação solar e sugeriu melhorias, comparando a qualidade das medições com os métodos propostos. O estudo sintetiza as principais descobertas, salientando a importância da caraterização detalhada da RNT e da adoção do DLR como uma solução crucial para enfrentar os desafios da gestão de redes de transporte de energia elétrica. Com este trabalho conclui-se que, a implementação do DLR pode representar um avanço significativo na eficiência e segurança da rede, integrando tecnologias inteligentes na gestão da infraestrutura energética.
- Aumento da potência da unidade de produção de energia elétrica de origem fotovoltaica instalada na etar do FreixoPublication . Peixoto, Hugo Filipe Marinho; Castro, Rui Paulo Ramos deOs sistemas de energia fotovoltaica são os sistemas responsáveis pela conversão de energia solar em energia elétrica, com baixos custos de produção, razão pela qual, existe um contínuo aumento do interesse por parte das entidades públicas e privadas, que visam a utilização deste tipo de energia para redução dos custos associados ao consumo energético e redução da pegada carbónica. A presente dissertação, visa descrever o estado da arte associado aos sistemas fotovoltaicos, com principal enfase, aos sistemas ligados à rede, bem como o reconhecimento das instalações de produção fotovoltaica sob gestão da Águas e Energia do Porto. Resultante dos objetivos definidos para descarbonização das cidades e por consequente da subscrição da iniciativa denominada de “Pacto do Porto para o Clima”, a implementação de medidas que visão a utilização eficiente dos recursos energéticos e a instalação de centros de produção de energias renováveis descentralizados, é uma das principais competências da Águas e Energia do Porto, pelo que o presente documento servirá como elemento preliminar para o dimensionamento do reforço da produção fotovoltaica numa das suas instalações.
- Aumento de Capacidade de Linhas Aéreas de Alta TensãoPublication . Silva, Nuno Miguel de Deus Anselmo; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão PintoO Trabalho desenvolvido nesta dissertação decorreu no âmbito do estágio curricular, realizado na Painhas SA, no seu departamento de projeto. A empresa teve a adjudicação, por parte de Promotores (Eólico e Biomassa), de contratos de projeto e construção para o aumento de capacidade de transporte (Uprating) de linhas áreas de Alta Tensão existentes, que depois de projetados e aprovados pela E-Redes são licenciados na DGEG pela E-Redes. Assim, existiu a necessidade por parte da empresa de desenvolver esta vertente de projeto (Uprating), estabelecendo uma metodologia para a otimização dos ativos existentes da Rede de Distribuição e Transmissão. O objetivo deste estudo focou-se na análise dos métodos existentes para o aumento de capacidade destes circuitos, especificamente em linhas aéreas de alta e muita alta tensão, através de aumento da operação térmica do condutor existente (Uprating) ou da substituição do condutor existente por outro com tecnologia superior, mas de forma a não substituir os apoios existentes ou reforçá-los significativamente, reduzindo assim os custos inerentes ao tempo de cortes de corrente para a construção. Um dos projetos adjudicados à Painhas SA foi alvo deste estudo, onde depois de realizados estudos comparativos de três opções de cabos condutores com diferentes tecnologias (AAAC, ACCC e ACCR) ao nível dimensional, cálculos elétricos e mecânicos, foi concluído que o cabo condutor compósito ACCC foi a melhor opção tanto técnica como económica. Esta opção coincidiu com a escolha da E-Redes para o aumento de capacidade para este projeto. Foi também desenvolvida uma ferramenta de cálculo em MS Excel que facilita a análise comparativa para a tomada de decisão, que de uma forma rápida, através da introdução de opções e dados complementares, permite analisar a viabilidade técnica e económica do aumento de capacidade requerido, antes de passar a uma fase de detalhe do projeto.
- Building solutions: estudo luminotécnico e projeto fotovoltaicoPublication . Fonseca, Bernardo Miguel Neves da Silva; Ramos, Sergio Filipe CarvalhoA sustentabilidade e a eficiência energética são dois parâmetros que assumem um papel importante na atualidade devido à situação ambiental que se vive e ao consumo excessivo e desnecessário de energia que os países, instituições e entidades apresentam. Isto originou a um aumento progressivo do preço da energia que as empresas a nível nacional como mundial estão a constatar. O motivo da realização deste trabalho foi abordar e aprofundar as áreas da energia que contribuem não só para a minimização do seu gasto desmedido mas também para combater o desdobramento do custo energético. Neste trabalho, propusemo-nos a estudar as várias soluções possíveis a adotar num edifício, no contexto do projeto de iluminação e do projeto fotovoltaico, na sede do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Pretendemos realizar um estudo de iluminação seguido de um projeto de instalação de energia renovável na instalação, de forma a determinar as medidas necessárias para satisfazer as necessidades energéticas do utilizador através da sua produção e autoconsumo. Além disso, verificámos se estes projetos de instalação de painéis solares fotovoltaicos apresentavam valores que os tornassem viáveis e favoráveis à sua implementação. Com base nos resultados do trabalho, podemos concluir que as três vertentes abordadas forneceram indicadores positivos, tanto na distribuição da energia elétrica pela instalação, como no estudo luminotécnico e no projeto de instalação solar fotovoltaica. Por fim, face aos resultados anotados, conclui-se que existe uma forte possibilidade de dar seguimento aos temas debatidos de forma a reforçar o perfil do edifício do INESC TEC como uma instalação sustentável e adaptada às necessidades atuais relativamente ao sistema de distribuição e produção energética juntamente com o sistema de iluminação.
- Caracterização e Implementação de um Conversor Dual Active Bridge e Respetivo ControloPublication . Resende, Diogo Manuel Passos Pinhal Resende; Brito, Rui Miguel Monteiro deEste trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um conversor Dual Active Bridge (DAB). Numa primeira parte, é apresentado o enquadramento da necessidade do desenvolvimento deste projeto para a Addvolt, no seu contexto empresarial (eletrificação de camiões de frio). É apresentado o Estado da Arte sobre este tipo de conversores. Aqui são abordados conceitos teóricos sobre vários tipos de conversores de corrente contínua, no sentido de perceber a necessidade da utilização de isolamento galvânico em aplicações de alta potência. Ao mesmo tempo, é aprofundado o estudo do conversor DAB devido à sua robustez e possibilidade de fluxo de potência bidirecional. A par disto, são apresentados alguns dos componentes utilizados e abordadas algumas das técnicas de modulação e controlo mais utilizadas neste tipo de conversores. Após a decisão do tipo de modulação a utilizar no conversor, são efetuados cálculos e simulações para verificar se, com o material já adquirido, o conversor consegue atingir o nível de transito de potências para o qual foi dimensionado num estudo anterior. Foi definido um novo nível de potência e testado o funcionamento a vários níveis de temperatura. Posteriormente, é feita a montagem do conversor onde são identificados e resolvidos alguns problemas e finalizadas todas as etapas de condicionamento de sinal para a leitura de valores de tensão, corrente e temperatura. Em paralelo com isto, foi desenvolvido um código em C e uma interface gráfica para o controlo do conversor. Por ultimo, é testado o funcionamento do conversor, anotados os resultados e tiradas as conclusões.
- Carregadores de Baterias off-Board de Veículos ElétricosPublication . Antunes, José Miguel da Silva Torres; Ferreira, Abel António de AzevedoAs exigências regulamentares, em conjunto com as preocupações sociais com os aspetos e impactos ambientais, bem como o comprometimento da UE, para atingir a neutralidade carbónica até 2050 e redução da emissão de gases poluentes, tem motivado fortemente a proliferação dos Veículos Elétricos (VE). Apesar das inúmeras vantagens associadas aos VEs, é de notar que a estrutura das infraestruturas elétricas ainda não está suficientemente habilitada para fornecer energia a todos os veículos, com o constante crescimento dos VEs e substituição dos veículos a combustão. Por outro lado, os VEs ainda apresentam autonomias bastante baixas. Neste sentido torna-se essencial o desenvolvimento de novas infraestruturas de carregamento, para acompanhar o constante crescimento e que uma boa parte das infraestruturas permita carregamento rápido, de modo a contrabalançar, o problema da autonomia e dos tempos de espera e carregamento associados a estes veículos. Neste sentido a presente dissertação, visa primeiramente efetuar uma contextualização do tema, com a apresentação dos diferentes tipos de carregadores e modos de carregamento que a IEC 61851 estabelece, assim como, analisar diferentes soluções comerciais de diferentes fabricantes, as diferentes cadeias de conversão associadas aos carregadores, apresentação de algumas topologias de conversores DC/DC isolados utilizadas neste âmbito e seleção do conversor a ser utilizado na segunda parte do trabalho. Esta segunda parte encarregará o desenvolvimento do modelo matemático e elétrico do conversor, bem como a criação de um programa de controlo do mesmo no software DAVE, o estudo do controlo em malha aberta do conversor e desenvolvimento do modelo físico e real. Esta segunda parte também engloba o desenvolvimento e utilização de modelos de simulação para o controlo em malha fechada do conversor, bem como a implementação de alguns testes práticos face aos componentes utilizados.