ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor
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Browsing ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor by Field of Science and Technology (FOS) "IPSS Portuguesas"
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- Divulgação Voluntária da Informação e Sustentabilidade: estudo aplicado às IPSS PortuguesasPublication . Costa, Ana Sofia Ferreira Teixeira da Silva; Carvalho, Amélia Oliveira; Lima, VandaOs Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (17 ODS) acolhem as missões das organizações da economia social e desafiam-nas em termos de gestão a serem “eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis” (meta 16.6) e “garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis” (meta 16.7). Em todo o mundo, a dimensão, a importância e crescimento destas organizações apontam no sentido ascendente. Em Portugal o terceiro setor é muito expressivo na economia, nomeadamente na área social. As organizações de economia social (mais de 5 mil) são as mais representativas na área social, de saúde e de apoio humano, e possuem um estatuto especial de instituição privada de solidariedade social (IPSS). A forte dependência de fundos estatais, subsídios ou arrecadação de fundos sociais exige uma forte transparência, para demonstrar o verdadeiro e real gasto dos gastos em suas missões. Sendo o accountability um dever e uma oportunidade para estas organizações, dadas as reduzidas investigações neste âmbito em Portugal, desenvolvemos esta pesquisa, com uma amostra representativa das IPSS portuguesas, com o objetivo de conhecer e analisar as suas práticas de divulgação voluntária da informação. Para tal, foi (1) criado e validado um índice de divulgação voluntária de informação, específico para o setor, composto por cinquenta indicadores, agregados em seis fatores, nomeadamente perfil organizacional, estratégia, ética, governance, partes interessadas e práticas de relato, que integram sustentabilidade económica, social e ambiental; (2) identificadas as informações relevantes mais frequentemente divulgadas e (3) verificadas relações entre o nível de divulgação voluntária da informação e (a) dimensão da organização; (b) número de beneficiários / utentes; (c) idade; (d) a existência de sistemas de gestão certificados; (e) forma jurídica; (f) localização. E como objetivo final verificamos a perceção geral do board sobre a divulgação voluntária de informações. Os resultados mostram que a maioria das organizações reconhece a importância da divulgação voluntária da informação, mas as suas práticas de divulgação são globalmente fracas e insuficientes.