Browsing by Issue Date, starting with "2025-10-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da identidade visual na comunicação de eventos: o caso do Elétrico FestivalPublication . Pinto, Eurico Alexandre Da Costa; Quelhas, Vítor; Coelho, RitaA realização deste projeto, inserido no plano de Mestrado em Design – Especialização em Design Gráfico da Escola Superior de Media, Artes e Design — Vila do Conde, tem como objetivo desenvolver uma identidade visual para o Elétrico Festival, um festival de música eletrónica realizado na cidade do Porto. Este projeto pretende investigar de que forma o design gráfico e a música eletrónica podem conectar-se através de propostas visuais que sejam capazes de proporcionar uma experiência visual imersiva para o público do festival. Além de discutir o conceito e o desenvolvimento da música eletrónica, pretende-se também analisar a influência do design gráfico em eventos e festivais, através de estudos de caso. O projeto está dividido em duas partes, presentes neste relatório escrito, reunindo toda a informação recolhida, a análise realizada e todo o processo criativo que levou ao desenvolvimento do projeto final. A segunda parte consiste na apresentação do resultado final, permitindo explorar a identidade visual desenvolvida com base na investigação. O design de identidade visual é um componente importante dentro do design gráfico, focado na construção de linguagens visuais para comunicar de maneira consistente e persuasiva o valor e a mensagem de uma marca. Neste contexto, a identidade visual do Festival Elétrico será desenvolvida utilizando os princípios do design experimental e cinético. A abordagem experimental permitiu a exploração de várias formas gráficas e técnicas, enquanto que por meio da cinética, se pretendeu integrar a cor e o movimento, transmitindo uma experiência visual que reflita a energia e o dinamismo do festival.
- O contributo das tecnologias imersivas para o projeto de identidade visual: o caso Space FestivalPublication . Costa, Diogo Maia da; Serapicos, PedroEste projeto propõe uma reflexão crítica sobre o contributo do design de comunicação na construção de identidades visuais dinâmicas, através da mediação com tecnologias interativas e linguagens visuais geradas por som. O estudo centra-se no desenvolvimento de um sistema gráfico experimental para o Space Festival, um evento de música improvisada e experimental, que surgiu em 1999, em Coimbra, caracterizado pela sua itinerância e programação em territórios de baixa densidade. A investigação procura compreender de que forma o som, entendido como fenómeno acústico e também como matéria visual e expressiva, pode ser incorporado na concepção de identidades gráficas sensíveis ao tempo, ao lugar e à interação com o público. Neste enquadramento exploram-se possibilidades abertas por ferramentas de design generativo, com especial foco no uso da plataforma TouchDesigner1, para a criação de composições gráficas reativas, geradas a partir de frequências e padrões sonoros. A identidade visual do festival é encarada como um sistema em constante mutação, informado pela cultura local das regiões onde o evento decorre, pelas manifestações sonoras do próprio festival e pela participação ativa do público. A proposta conjuga uma abordagem etnográfica, baseada na recolha de elementos simbólicos e musicais característicos de cada território, com princípios da música visual e da cimática, ciência que estuda as formas produzidas pela vibração do som na matéria. Situado na confluência entre o design gráfico contemporâneo, as artes sonoras e a cultura participativa, este trabalho visa contribuir para uma reflexão mais alargada sobre o papel do designer enquanto mediador sensível às dinâmicas sociais, tecnológicas e sensoriais que atravessam o campo do design de comunicação na atualidade.
