Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-10-16"
A mostrar 1 - 10 de 31
Resultados por página
Opções de ordenação
- O contributo da identidade visual na comunicação de eventos: o caso do Elétrico FestivalPublication . Pinto, Eurico Alexandre Da Costa; Quelhas, Vítor; Coelho, RitaA realização deste projeto, inserido no plano de Mestrado em Design – Especialização em Design Gráfico da Escola Superior de Media, Artes e Design — Vila do Conde, tem como objetivo desenvolver uma identidade visual para o Elétrico Festival, um festival de música eletrónica realizado na cidade do Porto. Este projeto pretende investigar de que forma o design gráfico e a música eletrónica podem conectar-se através de propostas visuais que sejam capazes de proporcionar uma experiência visual imersiva para o público do festival. Além de discutir o conceito e o desenvolvimento da música eletrónica, pretende-se também analisar a influência do design gráfico em eventos e festivais, através de estudos de caso. O projeto está dividido em duas partes, presentes neste relatório escrito, reunindo toda a informação recolhida, a análise realizada e todo o processo criativo que levou ao desenvolvimento do projeto final. A segunda parte consiste na apresentação do resultado final, permitindo explorar a identidade visual desenvolvida com base na investigação. O design de identidade visual é um componente importante dentro do design gráfico, focado na construção de linguagens visuais para comunicar de maneira consistente e persuasiva o valor e a mensagem de uma marca. Neste contexto, a identidade visual do Festival Elétrico será desenvolvida utilizando os princípios do design experimental e cinético. A abordagem experimental permitiu a exploração de várias formas gráficas e técnicas, enquanto que por meio da cinética, se pretendeu integrar a cor e o movimento, transmitindo uma experiência visual que reflita a energia e o dinamismo do festival.
- O contributo das tecnologias imersivas para o projeto de identidade visual: o caso Space FestivalPublication . Costa, Diogo Maia da; Serapicos, PedroEste projeto propõe uma reflexão crítica sobre o contributo do design de comunicação na construção de identidades visuais dinâmicas, através da mediação com tecnologias interativas e linguagens visuais geradas por som. O estudo centra-se no desenvolvimento de um sistema gráfico experimental para o Space Festival, um evento de música improvisada e experimental, que surgiu em 1999, em Coimbra, caracterizado pela sua itinerância e programação em territórios de baixa densidade. A investigação procura compreender de que forma o som, entendido como fenómeno acústico e também como matéria visual e expressiva, pode ser incorporado na concepção de identidades gráficas sensíveis ao tempo, ao lugar e à interação com o público. Neste enquadramento exploram-se possibilidades abertas por ferramentas de design generativo, com especial foco no uso da plataforma TouchDesigner1, para a criação de composições gráficas reativas, geradas a partir de frequências e padrões sonoros. A identidade visual do festival é encarada como um sistema em constante mutação, informado pela cultura local das regiões onde o evento decorre, pelas manifestações sonoras do próprio festival e pela participação ativa do público. A proposta conjuga uma abordagem etnográfica, baseada na recolha de elementos simbólicos e musicais característicos de cada território, com princípios da música visual e da cimática, ciência que estuda as formas produzidas pela vibração do som na matéria. Situado na confluência entre o design gráfico contemporâneo, as artes sonoras e a cultura participativa, este trabalho visa contribuir para uma reflexão mais alargada sobre o papel do designer enquanto mediador sensível às dinâmicas sociais, tecnológicas e sensoriais que atravessam o campo do design de comunicação na atualidade.
- Estudo e parametrização de uma linha de trituração utilizando algoritmos de Machine LearningPublication . PEREIRA, ANA LÚCIA DIAS; Ferreira, Carlos Manuel Abreu GomesA transformação digital, impulsionada pela Indústria 4.0, tem vindo a criar novas oportunidades para a otimização de processos produtivos através da análise de dados e da aplicação de algoritmos de Machine Learning. Esta dissertação apresenta o estudo e a parametrização de uma linha de trituração de cortiça, recorrendo a dados recolhidos em tempo real pelo sistema Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA). O objetivo principal é identificar as variáveis que mais influenciam a produção útil e desenvolver modelos preditivos capazes não só de estimar a produção, mas também de indicar quais variáveis exercem maior impacto nos resultados. A metodologia adotada seguiu a abordagem Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) para análise e modelação de dados. Foram aplicados diferentes algoritmos de Machine Learning, incluindo Regressão Linear, Random Forest e eXtreme Gradient Boosting (XGBoost), com afinação de hiperparâmetros e validação cruzada k-fold. Os resultados mostraram que os modelos de ensemble, em particular o eXtreme Gradient Boosting, obtiveram melhor desempenho preditivo nas métricas Erro Absoluto Médi(MAE), Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE) e coeficiente de determinação (R2). Para interpretar o modelo, recorreu-se ao método Shapley Additive Explanations (SHAP), que permitiu identificar a influência global e individual das variáveis mais relevantes. A análise evidenciou variáveis controláveis pelos operadores no processo produtivo com impacto significativo na produção, fornecendo informação útil para a melhoria do processo. Conclui-se que a integração de dados industriais com Machine Learning pode apoiar a tomada de decisão, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência produtiva.
- Monitorização de recursos em ambiente fabrilPublication . SILVA, AUGUSTO ULISSES TERROSO DA; Felgueiras, Manuel Carlos Malheiro de CarvalhoA Bosch Security Systems, localizada em Ovar, utiliza nas suas instalações diversos recursos essenciais ao funcionamento industrial, nomeadamente energia elétrica, ar comprimido, azoto e água, cujo custo agregado ascende, em média, a 90 000 € mensais. Atualmente, o consumo destes recursos é registado apenas de forma global, impossibilitando identificar detalhadamente as áreas, departamentos ou equipamentos com maior utilização ou consumos atípicos. Esta limitação compromete a gestão eficiente dos recursos, dificulta a identificação de oportunidades de melhoria e inviabiliza a imputação rigorosa de custos. A implementação de um sistema de monitorização de recursos permitiria desagregar os consumos, proporcionando uma visão detalhada de cada recurso, desde o consumo global das instalações até aos consumos individuais de cada equipamento. Esta abordagem possibilita ganhos significativos, nomeadamente a otimização do uso dos recursos, a redução de custos e a melhoria na gestão de equipamentos e infraestruturas. Adicionalmente, permite antecipar eventuais avarias mediante a identificação de padrões anómalos de consumo, bem como atribuir os custos de forma proporcional à utilização de recursos por departamento da empresa. O presente trabalho endereça parcialmente este problema através do desenvolvimento e implementação de um sistema de monitorização de energia elétrica, ar comprimido e azoto nas diferentes áreas do parque industrial da empresa. A solução concebida procurou alinhar-se com os princípios definidos pela norma ISO 50001, que estabelece boas práticas para a gestão eficiente da energia. Os resultados obtidos demonstram a relevância e a aplicabilidade da abordagem proposta, contribuindo não apenas para a melhoria da eficiência energética, da sustentabilidade e da competitividade da organização, mas também para o seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Análise e melhoria de processos de uma indústria de derivados de madeiraPublication . CUNHA, CIDÁLIA CATARINA FERREIRA DA; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoA presente dissertação aborda a análise e melhoria de processos numa indústria de derivados de madeira, num contexto de implementação de um novo projeto. Através da participação nesse projeto, foi possível verificar em detalhe várias intervenções, nomeadamente, a centralização da criação de códigos de materiais através da função de Master Data, a padronização da receção de encomendas, a automatização de validações no sistema ERP e a melhoria na gestão de armazéns. Adicionalmente, foi implementado um sistema RPA (Robotic Process Automation) para automatizar os desbloqueios técnicos de materiais, contribuindo para uma maior agilidade no fluxo de dados e numa diminuição do tempo de ativação de novos materiais. Estas melhorias foram também analisadas com base em princípios Lean como o 5S, Poka-Yoke e VSM, de forma a compreender como estas abordagens podem apoiar a eficiência operacional e a melhoria contínua. Os resultados obtidos apontam para melhorias significativas ao nível da organização interna e da fiabilidade da informação, assim como uma melhoria nos tempos de resposta e maior fluidez nos processos. A criação de um novo SKU passou de 5 dias úteis para 2 dias, na receção e processamento de encomendas existiu uma redução superior a 70% dos erros manuais, e a automatização de campos obrigatórios permitiu que existisse menos intervenções nos fluxos de encomendas e maior fiabilidade da informação. No geral, este estudo permitiu acompanhar uma transição digital relevante e refletir sobre o impacto da estruturação de processos numa indústria complexa e em constante evolução.
- Deep learning for monocular visual odometry: From sequential pose regression to self-attention learningPublication . DATSENKO, DARYNA; Dias, André Miguel PinheiroMonocular visual odometry (VO) estimates the position and orientation of a moving system using images from a single camera. It is widely used in robotics, autonomous driving, and UAVs. Compared to stereo or LiDAR systems, monocular VO avoids extra hardware, but it faces challenges such as scale ambiguity, sensitivity to lighting changes, and poor generalization to new environments. Deep learning has recently become a promising approach, as it allows networks to learn motion and geometry directly from images. This thesis studies deep learning methods for monocular VO. First, a simple CNN–LSTM baseline inspired by DeepVO is evaluated. This model works well on KITTI with Absolute Trajectory Error(ATE): 37.14 m; scale recovery: 0.998) and trains relatively fast, but it fails to converge on more dynamic or indoor datasets like TartanAir and EuRoC MAV, showing the limitations of learning pose from images alone. To improve performance, the model is gradually extended with self-attention and an auxiliary depth prediction branch, forming a multi-task framework that jointly learns pose and depth. This adds geometric constraints that reduce scale drift and improve trajectory consistency. The training strategy combines synthetic pretraining on TartanAir, using perfect depth supervision, with fine-tuning on EuRoC MAV using pseudo-depth maps. Experiments show significant improvements: on EuRoC V102, the multi-task model achieves an ATE of 0.825 m over a 42.53 m path, closely matching the ground truth (40.12 m) with a scale recovery of 1.059. These results outperform classical methods like ORB-SLAM3 and approach state-of-the-art learning-based approaches. The two main contributions of this work are: first, proposing and testing a framework that gradually moves from simple CNN–LSTM pose regression to a multi-task model with depth and self-attention; second, analyzing the benefits and limitations of this approach. The results show that depth supervision, even if not perfect, stabilizes motion estimation and improves consistency, pointing to promising directions for learning-based pose estimation in complex environments.
- Monitorização e controle geotécnico em obras subterrâneas: aplicação a um caso concretoPublication . CANELHAS, DANIELA SOFIA RIBEIRO; Fernandes, José Augusto Abreu PeixotoOs túneis são obras de engenharia de grande complexidade, desenvolvidas em meios com significativa variabilidade geológica, geotécnica e hidrogeológica. A execução destas estruturas implica lidar com elevados níveis de incerteza relativamente ao comportamento do maciço e às ações induzidas pelas escavações. Nesse contexto, a monitorização geotécnica torna-se essencial, permitindo reduzir a incerteza, verificar as hipóteses de projeto e antecipar situações de risco ou instabilidade. O presente estudo centra-se no caso concreto de uma obra do Metro do Porto- Linha Rubi, mais especificamente no sistema de instrumentação e monotorização implementado na envolvente do Poço de Emergência e Ventilação (P1EV) e do respetivo Túnel de Ligação (TL1). A análise desenvolvida permitiu avaliar o desempenho do maciço e das estruturas adjacentes antes e durante a execução das escavações, ao evidenciar o impacto da obra em curso nas leituras registadas pelos dispositivos de monitorização, bem como a influência adicional de uma outra obra subterrânea em desenvolvimento nas imediações. Os resultados obtidos reforçam a relevância da monitorização geotécnica como ferramenta essencial de gestão de risco em obras subterrâneas urbanas.
- Cálculo da pegada de carbono de adesivos hotmeltPublication . FIDALGO, DAVID DO NASCIMENTO; Martins, Florinda FigueiredoOs adesivos hotmelt são materiais termoplásticos utilizados para unir dois substratos após a sua fusão. Estes adesivos podem ser utilizados em inúmeras indústrias, como a de embalagens, construção, cuidados de saúde, entre outros, distinguindo-se dos restantes tipos de adesivos pela ausência de solventes na sua composição. Tendo em conta a crescente preocupação das indústrias com a sustentabilidade, este estudo foi realizado em parceria com a Colquímica Adhesives com o objetivo de implementar uma metodologia para determinar a pegada de carbono dos adesivos hotmelt produzidos pela empresa, desde o “berço até ao portão” (Cradle to Gate), ou seja, desde a extração das matérias-primas utilizadas até à saída da fábrica. Para isso, foram recolhidas informações em relação às matérias-primas e materiais de embalagem utilizados, bem como do processo de produção do adesivo. Para auxiliar o cálculo, foi utilizado um software de avaliação de ciclo de vida gratuito, o openLCA 2.4.0. Como caso de estudo, foi selecionado um adesivo hotmelt, designado neste projeto como PE3, e a sua pegada de carbono foi calculada para cada fábrica da empresa. Os resultados obtidos demonstraram que o adesivo apresentou uma pegada de carbono média de 3,35 kg de CO2eq por kg de adesivo produzido, considerando as três unidades de produção da empresa. Ficou ainda evidente que a fase do ciclo de vida do produto que contribuiu mais para esta categoria de impacto foi a extração e produção das matérias-primas utilizadas, representando em média cerca de 89,9% da pegada de carbono, devendo ser o foco prioritário de estudos futuros para a redução da pegada de carbono dos produtos produzidos pela empresa.
- Modelação e otimização da extração de compostos bioativos de bagaço de uvaPublication . FERNANDES, ANDRÉ FILIPE ALVES; Soares, Cristina Maria DiasA indústria vinícola é uma das mais importantes atividades económicas em Portugal. O setor vitivinícola gera subprodutos substanciais, como o bagaço de uva, que representam desafios ambientais. Estes subprodutos são ricos em polifenóis, que apresentam reconhecidos benefícios para a saúde, tornando-os valiosos para aplicações sustentáveis. Neste estudo avaliou-se o potencial do bagaço de uva como fonte de antioxidantes para incorporação em produtos alimentares, com foco na otimização da sua extração através de técnicas sustentáveis. Inicialmente, foi utilizado um desenho fatorial fracionado de dois níveis para identificar os fatores mais significativos que influenciam o teor de polifenóis totais (TPC) na extração convencional do bagaço de uva Tinta Miúda. Com base nestes dados, aplicou-se a metodologia de superfície de resposta (RSM) para determinar as condições ótimas de extração. Por fim, técnicas avançadas de extração, incluindo a extração assistida por ultrassons (UAE), a extração assistida por micro-ondas (MAE) e a extração em água subcrítica (SWE), foram aplicadas aos bagaços de uva Tinta Miúda e Cerceal Branco. O TPC, o poder antioxidante através da redução de ferro (FRAP) e a atividade de eliminação de radicais livres do ácido 2,2’-azino-bis(3-etilbenzotiazolino-6-sulfónico) (ABTS) foram determinados para avaliar as propriedades antioxidantes. A análise estatística revelou que a temperatura, a concentração de solvente, o rácio e o tempo, são os fatores estatisticamente mais significativos que influenciam o TPC na extração convencional. As condições otimizadas para a extração convencional foram rácio a 1:50 g/mL, concentração de solvente a 50%, tempo a 60 min, temperatura a 55°C. Entre as técnicas de extração testadas, destacam-se os seguintes resultados: para a Tinta Miúda, os valores mais elevados obtidos foram: em TPC, 3,64E+01 mg GAE/g dw para UAE 70% durante 20 min e 3,28E+01 mg GAE/g dw para SWE a 150 °C e 10 bar; em ABTS, 5,30E+01 mg GAE/g dw para SWE a 150 °C e 20 bar e 5,27E+01 mg GAE/g dw para MAE a 40 °C durante 10 min; em FRAP, 5,12E+01 mg GAE/g dw para UAE 70%/20 min, 5,08E+01 mg GAE/g dw para SWE 150 °C /10 bar e 5,31E+01 mg GAE/g dw para SWE 150 °C /20 bar. Para o Cerceal Branco, em TPC os valores foram de 4,68E+01 mg GAE/g dw para UAE 70%/20 min e 4,20E+01 mg GAE/g dw para SWE 150 °C/10 bar; em ABTS, destacou-se a MAE a 40 °C/10 min com 1,01E+02 mg GAE/g dw; em FRAP, os valores variaram de 5,19E+01 mg GAE/g dw para ESL a 5,32E+01 mg GAE/g dw para UAE 70%/20 min, com a SWE 150 °C/10 bar a apresentar 4,86E+01 mg GAE/g dw. Este estudo destaca a variação da atividade antioxidantes entre as variedades de bagaço testadas, sublinha o seu potencial como uma fonte valiosa e sustentável de antioxidantes naturais e enfatiza o papel das técnicas de extração na valorização dos subprodutos da vinificação para aplicações em alimentos funcionais.
- Dimensionamento de uma caixa de duas velocidades para um veículo elétrico comercialPublication . CARVALHO, ANDRÉ CAPRICHOSO; Martins, Ramiro Carneiro; Campos, Armando José VilaçaA constante evolução dos veículos passa por encontrar soluções cada vez mais eficientes. Os veículos convencionais utilizam caixas complexas com muitas velocidades de forma a extrair o máximo de rendimento dos motores a combustão. Juntamente com a agenda e políticas ecológicas internacionais, estes princípios criam um mercado para a eletrificação dos veículos. Essa transição promove a alteração da energia proveniente da combustão para energia elétrica, promovendo a adaptação dos sistemas mecânicos do veículo, entre eles a transmissão e especificamente as caixas de velocidade. Os veículos elétricos utilizam um ou mais motores que fornecem o binário máximo logo no arranque. Para além disso, eles permitem elevadas velocidades de rotação com elevada eficiência. Assim, a utilização de caixas com elevado número de velocidades, torna-se desnecessária. Em primeira instância, estas caixas apresentam-se como redutores onde é necessário cuidado no seu desenvolvimento devido à elevada velocidade de rotação do motor. No entanto, o desenvolvimento de novos sistemas veio comprovar que é vantajoso otimizar a eficiência com adaptação de caixas de duas velocidades, reduzindo ainda a necessidade de rotações muito elevadas do motor. No entanto, para que a eficiência seja efetivamente melhorada, torna-se imprescindível definir e projetar corretamente a cadeia cinemática da caixa de velocidades. Os elementos como as engrenagens, rolamentos, veios, assim como o método de lubrificação e de troca de engrenagens devem ser analisados. A presente dissertação tem foco no estudo detalhado de cada elemento assim como a moldação 3D de um cárter que assegure o funcionamento dos elementos. Os resultados apresentam potencial viabilidade para aplicação em veículos comerciais, ainda que necessite do estudo do diferencial, análise estrutural do cárter e análise de custos de modo a consolidar a aplicabilidade do sistema.
