Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contributo da identidade visual na comunicação de eventos: o caso do Elétrico Festival

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_EuricoPinto_2025.pdf59.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A realização deste projeto, inserido no plano de Mestrado em Design – Especialização em Design Gráfico da Escola Superior de Media, Artes e Design — Vila do Conde, tem como objetivo desenvolver uma identidade visual para o Elétrico Festival, um festival de música eletrónica realizado na cidade do Porto. Este projeto pretende investigar de que forma o design gráfico e a música eletrónica podem conectar-se através de propostas visuais que sejam capazes de proporcionar uma experiência visual imersiva para o público do festival. Além de discutir o conceito e o desenvolvimento da música eletrónica, pretende-se também analisar a influência do design gráfico em eventos e festivais, através de estudos de caso. O projeto está dividido em duas partes, presentes neste relatório escrito, reunindo toda a informação recolhida, a análise realizada e todo o processo criativo que levou ao desenvolvimento do projeto final. A segunda parte consiste na apresentação do resultado final, permitindo explorar a identidade visual desenvolvida com base na investigação. O design de identidade visual é um componente importante dentro do design gráfico, focado na construção de linguagens visuais para comunicar de maneira consistente e persuasiva o valor e a mensagem de uma marca. Neste contexto, a identidade visual do Festival Elétrico será desenvolvida utilizando os princípios do design experimental e cinético. A abordagem experimental permitiu a exploração de várias formas gráficas e técnicas, enquanto que por meio da cinética, se pretendeu integrar a cor e o movimento, transmitindo uma experiência visual que reflita a energia e o dinamismo do festival.
The aim of this project, part of the Master's program in Communication Design at the Escola Superior de Media, Artes e Design — Vila do Conde, is to develop a visual identity for the Elétrico Festival, an electronic music festival held in the city of Porto. This project seeks to investigate how graphic design and electronic music can connect through visual proposals that provide an immersive visual experience for the festival's audience. In addition to discussing the concept and development of electronic music, the project also aims to analyze the influence of graphic design on events and festivals through case studies. The project is divided into two parts. The first presents the theoretical framework, research findings, and creative process that informed the visual proposal. The second part showcases the final outcome, allowing for an in-depth exploration of the identity system developed. Visual identity design is an important component of graphic design, focused on creating visual languages to communicate a brand's value and message consistently and persuasively. In this context, the visual identity of the Elétrico Festival will be developed using the principles of experimental and kinetic design. The experimental approach made it possible to explore a wide range of graphic forms and techniques, while the use of kinetics brought together color and movement to create a visual experience that embodies the festival’s energy and dynamism.

Description

Trabalho de projeto

Keywords

Identidade visual Festival Música eletrónica Design experimental Design cinético Design generativo Visual identity Electronic music Experimental design Kinetic design Generative design

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence