Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-09"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Digital Twins no contexto da iniciativa Gaia-X e dos Data SpacesPublication . Zenza, Francisco Manuel Leite; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoCom o advento da Indústria 4.0, novos conceitos e tecnologias têm surgido, no âmbito da transformação digital. Integrados neste conjunto de termos, estão os Digital Twins e os Data Spaces, que se propõem, respetivamente, a representar virtualmente um ativo e as suas características, e a criar plataformas digitais para a depositação dessas informações e dados. Contudo, o potencial real destas tecnologias ocorre quando estas são integradas sob especificações de iniciativas como da Gaia-X, com o foco na interoperabilidade entre fornecedores e utilizadores dos dados, e com respeito a valores europeus como a soberania dos dados, transparência e confiança na transferência dos mesmos. O objetivo desta dissertação de mestrado passou pela elaboração de um projeto, realizado em regime de estágio na Efacec Power Solutions, onde foi aplicada a tecnologia dos Digital Twins em certos equipamentos da empresa, conjuntamente com um estudo e tentativa de implementação da integração com a tecnologia dos Data Spaces. Para isso, realizou-se uma exploração profunda de todo o estado da arte e das metodologias de aplicação que foram estudadas e investigadas por especialistas das comunidades científicas e industriais. Após este estudo abrangente, realizou-se a aplicação prática destas tecnologias, recorrendo à especificação do Asset Administration Shell e de ferramentas como o AASX PE, para a construção dos gémeos virtuais, e do AASX Server, para a criação de servidores de repositórios para estes ficheiros. A partir desta dissertação, obtiveram-se várias conclusões pertinentes. Devido ao carácter mais investigativo e teórico desta dissertação, o estudo realizado para estes tópicos originou uma completa e abrangente exploração sobre as tecnologias dos Digital Twins, Data Spaces, e sobre todas as organizações, iniciativas e projetos que as promovem e desenvolvem, tendo estas, um foco nas suas características, componentes, aplicações e metodologias. O resultado desta compilação fez com que, nesta dissertação, se tenha reunido todas as informações e atualizações relevantes sobre os tópicos tratados. Para além disso, o complemento da parte prática adiciona a abordagem da construção de Digital Twins com a integração dos Data Spaces e, apesar das várias dificuldades e limitações encontradas, este processo mostra que, a concretização de uma virtualização de ativos integradas em estruturas, como servidores de repositórios, é atualmente um processo em constante desenvolvimento que, dado à dimensão e motivação da comunidade, tem potencial para atingir os seus objetivos máximos.
- Análise e melhoria da evacuação de Um pavilhão desportivo usando SimulaçãoPublication . Faria, Henrique de Sá; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoReconhecendo que o tempo total de evacuação é fundamental para a segurança de qualquer recinto desportivo, é vital assegurar a proteção de todos os adeptos em situações de catástrofes naturais, condições climáticas adversas, falhas mecânicas ou erros humanos. Para isso, é imprescindível um plano de evacuação de emergência que permita a saída rápida e segura de todos os ocupantes. O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar e aprimorar o processo de evacuação do Dragão Caixa, o pavilhão oficial do Futebol Clube do Porto. Para isso, foi desenvolvido um modelo de simulação computacional do Dragão Arena utilizando o software PathFinder. Este modelo permitiu estudar e analisar 6 cenários diferentes de evacuação. No final, os cenários foram comparados com base nos tempos totais de evacuação da arena. A partir desta dissertação, concluiu-se que o tempo necessário para a evacuação total do Dragão Caixa, com capacidade para cerca de 1993 pessoas, é respetivamente de 420,3 e 735,8 segundos (7,01 e 12,26 minutos) para uma velocidade de deslocamento dos espectadores de 1,6 e 1,2 m/s. Por outro lado, conclui-se que o percurso de cada adepto e a distribuição dos mesmos pelas diversas saídas influencia significativamente os tempos totais de evacuação.
- Plano de manutenção inspeção e ensaio de nova caldeira de recuperação na DS Smith Paper Viana S.APublication . Fernandes, José António Ferreira; Casais, Rafaela Carla BarrosA DS Smith Paper Viana após 50 anos a fabricar papel Kraftliner, em que no seu processo de recuperação química possui uma caldeira de recuperação com os mesmos anos de operação, decidiu substituir a caldeira de recuperação original por uma nova caldeira com maior eficiência energética e ambiental. Tendo em conta, o arranque previsível do equipamento para maio de 2025 torna-se necessário realizar o “ponto zero” das partes sob pressão. O “ponto zero” permite com maior rigor o acompanhamento da deterioração real das partes sob pressão ao longo do tempo de vida útil do equipamento tendo em conta uma fotografia inicial do equipamento. A repetibilidade destas medições, inspeções e ensaios nos locais constantes neste plano de Manutenção é primordial para atestar, junto das autoridades e organismos, o real desgaste e estado em que se encontra o equipamento em qualquer momento. Inicialmente fez-se um enquadramento do estado de arte para melhor perceção do que se pretende no plano de Manutenção inspeção e ensaio a colocar em prática durante a paragem geral e respetiva interrupção do ciclo de operação da caldeira de recuperação. O cálculo da espessura mínima requerida para as partes sob pressão e a respetiva espessura de corte da fábrica, constantes no plano de Manutenção, são obtidas por interpretação da norma EN12952-3 do ponto de vista da DS Smith Paper Viana. Aproveitando o plano de Manutenção, inspeção e ensaio das partes sob pressão incluem-se neste plano de Manutenção alguns dos equipamentos considerados críticos e que também fazem interromper o ciclo de operação do equipamento principal tais como os ventiladores de ar, sopradores de fuligem, bombas de água alta pressão e por fim as caleiras de smelt como órgão de enorme importância no funcionamento de uma caldeira de recuperação.
- Melhoria de uma linha de produção utilizando modelos de simulação em uma empresa industrialPublication . Lacerda, Natanael Reis; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoA Indústria 4.0 representa uma revolução na manufatura, integrando tecnologias avançadas como a Internet das Coisas (IoT), modelos de simulação e big data para criar fábricas mais eficientes, flexíveis e interconectadas. No âmbito desta dissertação, desenvolveu-se uma ferramenta de apoio à decisão que utiliza a simulação para modelar e melhorar processos produtivos. Para a construção dos modelos de simulação, foi utilizado o open-source software JaamSim. A análise simultânea dos resultados foi realizada através da integração dos relatórios com o Power BI, uma plataforma de business intelligence que permite a visualização interativa dos dados. A metodologia envolveu a simulação de diversos cenários de produção, variando o número de operadores e estratégias de escalonamento da produção. No sentido de validar a ferramenta, foram executados e analisados quatro cenários com as necessidades da semana 25 do ano de 2024. Os resultados indicaram que as estratégias com três operadores, especialmente quando a produção foi organizada por famílias, apresentaram uma maior ocupação e eficiência produtiva. Em contraste, os cenários com apenas dois operadores mostraram dificuldades em manter a produtividade desejada e, consequentemente, o cumprimento dos prazos de entrega. A ferramenta destaca a importância de uma alocação flexível dos recursos humanos para responder à variabilidade da procura. Desta forma, demonstrou-se a eficácia das tecnologias da Indústria 4.0 na melhoria da gestão da produção e abriu novas perspetivas para a implementação de soluções mais avançadas e integradas, contribuindo significativamente para a competitividade e eficiência da linha produtiva.
- Automação de relatórios de eficiência energéticaPublication . Ferreira, Gonçalo Miguel Brandão; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão PintoEste projeto visa desenvolver uma solução de business intelligence que permita visualizar os consumos de água e energia dos vários edifícios da EDP, de modo a melhorar a sua eficiência energética. Atualmente, com o aumento da preocupação com a sustentabilidade e a necessidade de reduzir o consumo de energia, tornou-se essencial encontrar ferramentas que ajudem a monitorizar e otimizar o uso energético. O trabalho inicia-se com uma contextualização da eficiência energética, sublinhando a sua importância e os principais indicadores de sustentabilidade e, em seguida, são analisadas as ferramentas de business intelligence existentes no mercado que permitem criar os relatórios pretendidos, destacando as suas funcionalidades e benefícios. Na fase de diagnóstico, avaliou-se a abordagem utilizada pela EDP, identificando as dificuldades e sugerindo melhorias. Com base nestas análises, utilizou-se o Power Query e as Data Analysis Expressions para tratar e analisar os dados, construindo, posteriormente, um dashboard intuitivo e funcional. Para finalizar, é apresentada uma conclusão onde se realça a eficácia da solução desenvolvida, melhorias para futuras versões da ferramenta e o feedback dos utilizadores. Este trabalho contribui para o avanço do uso das tecnologias de business intelligence aplicadas à eficiência energética, proporcionando uma ferramenta prática e eficaz para a gestão do consumo energético em edifícios.
- Práticas de marketing digital: relatório de estágio na AdclickPublication . Carvalho, Francisco Gil Cancela Mesquita; Sousa, Jorge Remondes deO presente relatório é o resultado do estágio curricular do Mestrado em Marketing Digital, realizado na Adclick. Esta é uma agência de Marketing Digital especializada em paid media, lead generation, e-mail marketing e e-commerce, e que impacta os resultados dos clientes com incremento da faturação e otimização dos orçamentos, sempre com acompanhamento contínuo. O estágio teve início no dia 15 de janeiro de 2024 e terminou a 31 de maio de 2024, totalizando as 400 horas mínimas previstas de estágio. As tarefas realizadas concentraram-se em 2 das áreas de atuação, como o da utilização da base de dados em E-mail marketing como também as campanhas pagas no motor de pesquisa Google e rede social Facebook, nomeadamente, as campanhas Google Ads e Meta Ads, respetivamente. Este documento descreve as atividades executadas durante o estágio curricular de cerca de cinco meses na Adclick, uma agência de performance e dados sediada no Porto. As atividades descritas no relatório são relativas à área de e-mail marketing e de paid media. Uma vez que o estágio foi realizado num contexto de agência de marketing digital, são descritas atividades referentes a vários clientes, internos e externos, com estratégias e objetivos de marketing digital diferentes, tornando assim a leitura desde relatório mais enriquecedora. Este relatório está está dividido por quatro capítulos, sendo estes, a revisão de literatura, a apresentação da empresa, a descrição das atividades realizadas no âmbito do estágio curricular e, por fim, as conclusões, oferecendo uma visão abrangente das experiências e aprendizagens adquiridas durante todo o período de estágio.
- Funil de vendas e estratégias de SEO: relatório de estágio na Agência WeboostPublication . Barros, Pedro Filipe da Silva; Pratas, Joaquim Fernando MonteiroEste relatório de estágio foi elaborado como parte do requisito final para a obtenção do título de Mestre em Marketing Digital através do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, onde estão documentadas as atividades realizadas e conhecimentos obtidos durante o estágio na agência de marketing digital Weboost e, posteriormente, na loja de cosméticos Mykanto.com. O estágio possibilitou a oportunidade de desenvolver várias tarefas que contribuiram para o meu desenvolvimento profissional, nomeadamente copywriter, content writter e seo specialist. Este estágio foi uma oportunidade valiosa para aplicar conhecimentos teóricos num contexto prático, para desenvolver competências técnicas e estratégicas essenciais na área do marketing digital.
- Marketing digital em empresas do setor do turismo: o caso Living ToursPublication . Candelária, Cláudia Isabel de Freitas; Sousa, Jorge Remondes deO presente relatório apresenta os resultados obtidos no âmbito do estágio curricular de três meses na empresa turística, Living tours. Este relatório tem como principal objetivo aprofundar o impacto e compreender de maneira prática a importância das estratégias de Marketing Digital para empresas do setor do turismo, com foco na experiência durante o estágio curricular na Living tours. Além de complementar pesquisas feitas anteriormente, o propósito é identificar possíveis lacunas na estratégia de Marketing Digital da empresa. A segunda década do século XXI testemunhou a evolução da Internet e o surgimento de um novo canal de marketing: o digital. Hoje em dia, o marketing digital não é apenas utilizado para vender produtos e serviços, mas também para comunicar com o público em geral. Este tornou-se uma tendência mundial e uma vantagem competitiva para qualquer empresa. Os resultados obtidos permitiram concluir que a implementação de estratégias de marketing digital resulta num aumento significativo na satisfação dos clientes, evidenciado por feedbacks positivos e boas avaliações online, numa maior interação dos clientes com a marca e contribuem ainda para uma maior taxa de retenção dos clientes. Neste contexto, este relatório suporta o estudo da importância do Marketing Digital na atualidade e a sua visão empírica tenciona auxiliar investigações futuras. O estudo revela ainda áreas onde as estratégias de marketing digital poderiam ser otimizadas, incluindo a necessidade de maior personalização e segmentação das campanhas para atender melhor às necessidades específicas dos clientes.
- The impact of Data-Driven Marketing on the consumer spectrumPublication . Mainsel, Inês Isabel Vasconcelos; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos; Sousa, Jorge Remondes deCompanies must put themselves in the role of the customer and map out the customer journey, which allows them to capture the customer's attention more effectively and fully optimize the experience. This practice helps companies better understand their customers, identify possible obstacles during the purchase and conversion process, and thus improve performance. By thinking like the customer, it is possible to personalize campaigns and loyalty actions and offer added value over the competition. This customer-centric approach helps ensure that the company's actions are developed to meet the customer's needs and expectations, resulting in a more meaningful and satisfying experience. The study highlights the importance of strategic data use in marketing and the need to adapt business practices to the digital world. Moreover, this study aims to understand how Data-Driven Marketing influences the consumer spectrum in an online environment. A data-driven marketing strategy is essential for understanding consumer behavior and making informed decisions. Data analysis, strategy personalization, and customer-centric practices are fundamental to companies' success. The content covers crucial aspects of adapting to a constantly evolving digital environment and understanding the impact of data-driven marketing. As a result, the main findings show the importance attributed by marketing professionals to decision-making through the development of data-driven marketing components. The data's applicability level and, consequently, the influence on the consumer varies between companies. It is affected by proximity and sensitivity to the public and sector of activity. The conclusions, therefore, show that companies shape themselves according to the imposed culture, openness, and the possibility of implementation. It was also concluded that, in general, the development of these capabilities positively impacted performance and the achievement of marketing objectives.
- Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de VygotskyPublication . Firmino, Mariana Ventura; Antão, Ricardo Rodrigues; Ramos, AvelinoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido no ano letivo 2023/2024. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos de eufónio/tuba e Classes de Conjunto do Ensino Básico e Secundário. Na 1ª e na 2ª parte do presente Relatório caracterizo o Conservatório de Música do Porto e descrevo todas as atividades envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A 3ª parte inclui o projeto de Investigação, intitulado “Estratégias construtivistas no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba: uma perspetiva sociocultural de Vygotsky” que tem como foco principal compreender o construtivismo de acordo com a perspetiva de Vygotsky e como pode ser aplicado no processo de ensino-aprendizagem do eufónio e da tuba. Assim, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes questões: (1) De acordo com o modelo de Vygotsky, quais são as estratégias construtivistas que poderão ser aplicadas no ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (2) Qual a importância/vantagem da implementação do modelo sociocultural de Vygotsky no processo de ensino-aprendizagem da tuba/eufónio?; (3) A abordagem construtivista numa perspetiva sociocultural de Vygotsky é utilizada em Portugal no ensino da tuba/eufónio?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de eufónio/tuba em Portugal. Os resultados obtidos no estudo permitem concluir que esta metodologia é utilizada em Portugal e não há diferenças significativas nas estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a alunos de diferentes níveis de ensino. No fim, abordo as implicações educacionais e a relação com a prática docente.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »