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- Rastreio organizado do colo do cancro do útero nos Açores - análise do impacto das alterações implementadasPublication . Melo Maciel, Débora Carina Monteiro Ramos de; Fernandes, Sílvia; Silva, ReginaO Rastreio Organizado do Cancro do Colo do Útero noa Açores (ROCCA) utiliza, desde 2010, a citologia como método de rastreio, sendo substituída, a partir do quarto ciclo, pelo teste de HPVmRNA (AptimaTMHPV Assay), seguido de genotipagem e citologia reflexa, se positivo para HPV de alto risco. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o impacto da implementação da nova metodologia, nomeadamente a eficácia na deteção de lesões CIN2/3+ e neoplasias malignas; assim como analisar a evolução da taxa de participação. Foi realizada a análise dos dados de 22 427 mulheres rastreadas na primeira metade do quarto ciclo do ROCCA, de janeiro de 2021 a junho de 2023, e feita a comparação com os três ciclos anteriores. Os resultados mostram maior adesão populacional, maior taxa de aferição e taxa de resultados inconclusivos inferior à encontrada no método anteriormente utilizado. A percentagem de lesões CIN2/3+ ou situações neoplásicas malignas confirmadas histologicamente em consulta de patologia cervical foi superior na primeira metade do quarto ciclo. No entanto, são necessários os dados da totalidade do ciclo para concluir acerca da eficácia do método AptimaTMHPV Assay. O teste de HPV apresenta maior abrangência, em períodos mais alargados e revela-se uma ferramenta adequada e com mais significado clínico.
- Desenvolvimento do Sistema Kanban com Fornecedores numa empresa de componentes eletrónicosPublication . Oliveira, Ana Cristina dos Santos; Marques, Carina Raquel Oliveira; Oliveira, Lia Coelho deO presente projeto, realizado no âmbito do Mestrado de Logística tem como principal objetivo analisar e melhorar o processo de gestão de stocks dos materiais geridos em processo kanban na empresa Preh Portugal, Lda., situada na Trofa. O excesso de stock é um problema comum que as empresas pretendem evitar devido ao impacto nos custos globais, nomeadamente custos de aquisição, custos de encomenda, custos de posse, entre outros. No entanto, a total ausência de algum excesso de inventário contribui para o aumento da probabilidade de rutura de stocks o que poderá desencadear a perda de oportunidade de vendas e, insatisfação do cliente. Desta forma, quer o excesso quer a falta de stocks são duas situações indesejadas pelas empresas, que obrigam a uma gestão criteriosa destas duas dimensões. Assim sendo, é fundamental desenvolver estratégias que permitam uma gestão eficiente de stocks através do equilibro entre o excesso e a rutura. Assim, a realização deste projeto consiste em, numa primeira fase, analisar e perceber a situação atual, por forma a identificar oportunidades de melhoria no procedimento kanban implementado para a gestão de stocks da empresa. Após esta análise inicial, foi possível identificar algumas fragilidades na gestão de stocks, assim como potenciais ações de melhoria relacionadas com o cálculo do ponto de reabastecimento. A fase seguinte, consistiu na identificação e seleção dos materiais mais críticos para a empresa. Este processo foi realizado recorrendo à análise ABC, tendo sido selecionados dois materiais com a classificação A e respetivo fornecedor. Na terceira fase é realizada uma análise comparativa entre o atual sistema de cálculo do ponto de reabastecimento dos materiais kanban e os novos métodos de cálculo de ponto de reabastecimento propostos. Na última fase do projeto foi efetuada uma análise, com base no forecast dos próximos 3 meses, cujo principal objetivo foi demonstrar a diferença expectável dos resultados entre o sistema de kanban atualmente implementado e o sistema kanban sugerido que inclui um método de cálculo mais rigoroso. Os resultados obtidos nas propostas apresentadas foram positivos, o que evidenciam uma potencial elevada redução de stocks e custos associados, tendo-se verificado paralelamente a redução de espaço utilizado em armazém.
- Blockchain na Indústria 4.0: Caso de estudo na indústria farmacêuticaPublication . Sousa, Luís Francisco Rodrigues de; Pereira, Ana Maria Dias MadureiraA indústria farmacêutica ocupa um lugar de grande destaque na economia global, não só devido às consequências que exerce na saúde e qualidade de vida da população, como também devido ao elevado grau de exigência em inovação e soluções tecnológicas. Um dos principais problemas deste setor consiste em garantir a integridade e segurança da cadeia de distribuição de fármacos. A indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, trouxe uma grande evolução tecnológica que se refletiu, entre outros setores, na indústria farmacêutica. Apesar de já existirem soluções no mercado, inclusive com a utilização da Blockchain com o objetivo de diminuir este problema, a verdade é que os últimos dados têm demonstrado que ainda existem problemas neste setor. Neste documento será realizado um estudo das tecnologias já existentes e apresentada uma solução com o objetivo de tentar combater os problemas de falsificação de fármacos existentes, através de um novo tipo de sistema que consiga controlar todo o percurso de um produto farmacêutico desde o registo da sua encomenda até ser entregue ao consumidor.
- The path towards observability in a microservices architecturePublication . Ferreira, Sónia Cristina Teixeira; Sousa, Paulo Manuel Baltarejo deThe availability and performance of client applications is a huge factor for the success of organizations. The digital transformation of manufacturing processes is making use of modern development paradigms, such as microservice architectural styles, a growing trend for the last years. Like any other architectural style, it has its costs and benefits. Microservices use a distributed system to improve modularity but, distribution is a cost. One other cost is the operational complexity. While being able to deploy small independent services it also has increased the demands on managing and monitoring those services. Observability becomes essential to ensure stable services, allowing us to understand and explain the inner workings of our applications, even in unpredictable situations. The aim of this dissertation is to design a road map to develop and implement observability and monitoring for distributed systems. This includes exploring the current tools available that allow monitoring, using the three pillars of observability (logs, metrics, and tracing) and evaluate which one or which ones are the most efficient and effective for the microservices architecture being studied, since identifying an appropriate solution, out of all available options, actively exploring and evaluate it, takes time that usually developers don’t have. Several approaches were tested and compared using Chaos Testing, measuring the time it took from the moment a fault was injected into the system until an alert was generated. Additionally, for each approach, the quality of the information obtained in logs, traces, and metrics was evaluated. Although the results obtained did not provide sufficient evidence to conclude that any ap proach was more efficient than the others, the knowledge gained during the development of this dissertation has enabled us to define the necessary steps to make Target App into an observable system.
- Aplicação Móvel para suporte a Conferências Científicas - UO ISEPPublication . Machado, João Carlos Ferreira; Carvalho, Piedade Barros LopezThis dissertation aims to develop a mobile application for Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), to support scientific conferences. With the increase in the use of mobile devices and the growing trend of providing mobile applications for scientific conferences, the need for a mobile application that can enhance the conference experience and provide a convenient and user-friendly way to access information about a conference is becoming more important. This application is designed to be used for live conferences and includes features such as an interactive event schedule, speaker bios, ticket management, and rating of events among others. The attendees can have a seamless conference experience and make the most of the time spent at the conference. The application also includes features for conference organizers such as event registration, attendee management, and real-time analytics. Organizers are able to manage attendees, track attendance, and access analytics on attendee behavior and preferences, and use these features to evaluate the success of the conference, gather insights for future conferences, and improve the attendee’s experience. The development of this application is based on best practices and guidelines for the design and development of mobile applications and user-centered design methodologies. The de sign process is based on user research, interviews, and usability testing, to ensure that the application meets the needs and expectations of the users. The impact of this application on the conference experience is evaluated through user test ing and feedback. The evaluation is focused on measuring the usability, usefulness, and user satisfaction of the application. The results of this evaluation are used to improve the application and ensure that it provides a high-quality user experience. Overall, this thesis aims to contribute to the field of mobile applications for conferences by providing a comprehensive solution that can enhance the attendee experience and improve the overall effectiveness of the conference.
- O papel do social shopping como estratégia de e-commercePublication . Barbosa, Branca Isabel Mendonça; Santos, José Duarte da RochaEsta dissertação de mestrado explora o conceito de social shopping, no contexto do e commerce e das redes sociais. O objetivo desta investigação é compreender as principais características e funcionalidades únicas do social shopping, no contexto mais amplo do e-commerce. Através de uma análise abrangente da literatura relevante, o estudo analisa conceitos como e-commerce, social commerce, social shopping, comportamento do consumidor e redes sociais. A metodologia de investigação adotada para este estudo é de cariz qualitativa, suportada na abordagem de estudo de casos múltiplos, com observação não participante como técnica principal de recolha de dados. A análise incidiu sobre três empresas, que atuam comercialmente através do social shopping, mas em redes sociais distintas: Facebook, Instagram e TikTok. Os resultados obtidos da investigação forneceram elementos que sustentam as três proposições formuladas: (i) existem funcionalidades tecnológicas nas redes sociais, na perspetiva do social shopping; (ii) o social shopping apresenta diferenças mediante a rede social; (iii) o social shopping proporciona uma experiência nas redes sociais mais prática e conveniente em comparação com o social commerce. Esta investigação contribui para uma compreensão mais profunda do social shopping, das suas características distintas, no panorama mais vasto do e-commerce e do papel das redes sociais na facilidade de experiências de compras sem interrupções, clarificando funcionalidades existentes nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok que promovem o social shopping. Proporciona, ainda, conhecimento dos elementos a ter em consideração pelas empresas que desejem implementar social shopping e dá contributos nessa perspetiva para a melhoria da experiência do consumidor e da jornada do cliente.
- Improvement of Software Development Process with CI/CDPublication . Teixeira, Hugo Francisco Pizarro; Bettencourt, Nuno Miguel GomesAgile and Lean methodologies are essential for companies to adapt to changing customer needs and expectations in competitive markets. They promote an iterative, continuous approach to software development, emphasizing efficiency, collaboration, and short feedback loops, ensuring software value is delivered to users. In a fiercely competitive and rapidly changing business landscape, Jumia, the leading e-commerce company in Africa, grapples with the task of ensuring swift deliveries to its users. The challenges lie in both infrequent deliveries and a lack of speed in reaching the market. The primary objective of this dissertation is to demonstrate if the adoption of contin uous delivery practices can lead to improvements in the deployment frequency and lead time for changes within Jumia. That said, the work carried out consists of an analysis of the existing delivery process, followed by the application of changes that adhere to continuous delivery practices, and the creation of a deployment pipeline. Regarding deployment frequency, it is found that, while the overall effort to perform deploys diminished, the deployment frequency did not improve, due to a lack of trust in the release candidates generated by the deployment pipeline, which were not deemed free of defects and ready for release, indicating a lack of automated testing capabilities. On the other hand, it has been found that the lead time for changes did decrease with the adoption of continuous delivery. Nevertheless, a dependency between de ployment frequency and lead time for changes was found, as even if features were quickly ready to release, the low deployment frequency stalled an even lower value for lead time.
- Gestão de dados em Sistemas DistribuídosPublication . Costa, Pedro Real; Bragança, Alexandre Manuel TavaresA aplicação e a adesão de arquiteturas distribuídas por parte das maiores empresas do mundo demonstram que estas são das mais utilizadas e que apresentam maiores benefícios numa larga escala. O facto de um sistema complexo conseguir ser dividido em vários pequenos serviços fáceis de manter e suportar beneficia essa mesma divisão de responsabilidades pelas variadas equipas das grandes empresas. No entanto, tendo em consideração esta grande adesão e apesar de todos os benefícios visíveis, a aplicação deste tipo de arquiteturas não é de todo perfeita. A utilização de um sistema distribuído deve ser bem pensada, desenhada e elaborada de forma que apareçam o menor número possível de problemas. Um dos possíveis problemas resultantes de um fraco desenho e pensamento de solução consiste na má gestão e consistência dos dados e informação no sistema e nos seus serviços. Na tentativa de melhorar o processo de desenho de uma solução, foi desenvolvido um estudo dos possíveis padrões de boas práticas e as melhores abordagens, bem como as situações adequadas a serem aplicadas. Assim, desenvolveu-se um guião que pormenoriza os passos a seguir assim como as dificuldades e questões a ter em conta. Para além disso, realizou-se uma análise bibliográfica do tema, tendo em atenção o que já tinha sido descrito na área e os conceitos mais importantes que faltavam ser mencionados. O guião foi elaborado com o intuito de ser aplicado, futuramente, em ambientes empresariais ou organizacionais, tendo sido também aplicado num caso de estudo com o objetivo de verificar se as boas práticas a serem seguidas resultam num sistema compacto e consistente sem falhas relativas à gestão de dados.
- Procedimento para a conceção e implementação de voluntariado externo nas organizações da Economia SocialPublication . Silva, Diana Moreira da; Martinho, Ana Luísa Moreira SoaresEste projeto surge para transformar a lógica das entidades da Economia Social não serem apenas beneficiárias dos programas de voluntariado corporativo (desenvolvidos por entidades privadas), mas elas próprias as promotoras e que possam conjugar o impacto positivo nas comunidades locais com a motivação dos colaboradores. Os colaboradores das Organizações da Economia Social, são muitas vezes conselheiros encontrando-se sujeitos a situações conflituosas, dadas as próprias características dos seus clientes, o que pode levar á sua frustração, tristeza, desânimo e até mesmo a afetar a sua saúde e bem-estar, pelo que a sua permanente motivação é crucial para o sucesso do seu trabalho. Para isso, criamos uma plataforma digital que tem como missão principal, disponibilizar às Organizações da Economia Social as ferramentas e orientações necessárias para efetivamente implementarem um Programa de Voluntariado Externo. Funciona como um guia orientador completo, onde são apresentados todos os passos detalhados para facilitar a criação e a gestão deste programa. O projeto em análise visou analisar diversos conceitos, notadamente o do voluntariado, do voluntariado corporativo e os benefícios a eles associados. Adicionalmente, procurou-se adquirir uma compreensão prática da gestão de voluntariado, visando a preparação de um estudo piloto que nos servirá como fundamento para a elaboração de um procedimento destinado à implementação de um programa de voluntariado externo nas organizações da economia social, desenvolvido em formato de plataforma digital.
- A gestão e desenvolvimento dos recursos humanos na economia social: projeto de intervenção no Centro Juvenil de CampanhãPublication . Pereira, Carla Manuela da Silva; Martinho, Ana Luísa Moreira SoaresO presente trabalho, que assumiu a metodologia de projeto de intervenção, foi desenvolvido e implementado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) - O Centro Juvenil de Campanhã (CJC). As IPSS são instituições constituídas por iniciativa de particulares, sem finalidade lucrativa, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos. As pessoas são o elemento central de qualquer instituição, pelo que é essencial analisar a gestão dos recursos humanos das IPSS tendo em conta que estes, alinhados com a direção, são parte fulcral para a instituição atingir os objetivos a que se propõe. O projeto desenvolvido visou analisar as práticas de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (GDRH) do CJC, identificar lacunas e desenvolver um trabalho com vista a ser o ponto de partida para a viragem de paradigma no que tange à perspetiva da GDRH na instituição. No desenvolvimento do projeto seguimos de perto a metodologia de Guerra (2006), sintetizando-a, contudo, em quatro grandes etapas: diagnóstico, conceção, implementação e avaliação. Para o diagnóstico, conceção, implementação e avaliação do presente trabalho foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente as técnicas baseadas na observação, na conversação e na análise documental. Identificamos o problema, apontamos como objetivo geral melhorar a gestão e o desenvolvimento dos recursos humanos no CJC, e como objetivos específicos adotar um modelo de competências para descrição e análise de funções e desenvolver as práticas de acolhimento e integração de colaboradores. Com base na especificidade da missão, visão, valores e plano estratégico do CJC, construímos um modelo de Descrição e Análise de Funções, desenvolvemos e implementamos o modelo à função auxiliar ação educativa da Casa de acolhimento Residencial, Creche e Pré-Escolar. Tendo em consideração os valores perfilhados pela entidade acolhedora do projeto, desenvolvemos igualmente práticas de acolhimento e integração de colaboradores que foram de igual modo implementadas.