Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-09"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de Metodologias De Melhoria de Processos na BLIPPublication . Osório, Catarina Vieira de Sousa; Pinto, Carla Manuela AlvesA tecnologia tornou-se parte integrante das nossas vidas. Começando pelos smartphones, aos computadores, redes sociais, iclouds, casas inteligentes, a tecnologia é parte indispensável no nosso quotidiano. As novas tecnologias permitem um acesso contínuo à informação e promovem ligações entre as pessoas. Chegam-nos cada vez mais rápido e prometem um futuro de desenvolvimentos tecnológicos incrivelmente promissor. A nível empresarial, a satisfação dos consumidores é um fator preponderante. Estes querem melhor produto e mais rápido, e para isto é necessário que todos os processos de invenção, criação, desenvolvimento, fabrico, entrega etc. sejam aperfeiçoados, aprimorados continuamente. Neste âmbito, há tarefas que são substituíveis por processos mecânicos menos morosos e mais imunes a “erro”, nomeadamente no que se refere a máquinas de pagamento self-service, máquinas automáticas de lavagem de carros, linhas de montagem em série. Todavia, há tarefas que não são passiveis de serem concretizadas apenas com automatismos. A realização deste último tipo de tarefas, requer outras abordagens que permitam reduzir o seu tempo e aumentar a sua eficácia. Uma dessas abordagens, consiste na implementação de metodologias de melhoria continua. As metodologias de melhoria continua têm sido aplicadas no mundo empresarial desde 1950, quando a Toyota implementou o “lean manufacturing”. Desde o final do século passado, foram sendo inseridas no mundo tecnológico, nomeadamente, as metodologias ágeis. Estas auxiliam no automatismo de algumas tarefas e focam-se nas pessoas que as executam. Bons resultados em tempos ótimos dependem largamente da organização e do modo de concretização das tarefas. Neste relatório, faz-se uma revisão da literatura sobre os métodos de melhoria contínua utilizados nas empresas, identificam-se as mais prevalentes, referem-se os pontos fortes e os fracos. Apresenta-se e analisa-se um caso de aplicação de uma metodologia de melhoria contínua na empresa Blip. Neste âmbito, fez-se e partilhou-se um questionário sobre o tipo de metodologia utilizada, abordando pontos fortes, pontos fracos, entre outros. O propósito foi o de dar a conhecer as diferentes metodologias e/ou ferramentas aplicadas na área de software. A análise dos resultados sugere que a melhor metodologia é aquela que melhor se adapta ao meio profissional, nomeadamente no que se refere às tarefas específicas e às pessoas que as desempenham. Adicionalmente, observa-se que, por vezes, há a necessidade de utilizar mais do que uma metodologia e/ou ferramenta simultaneamente, para se poder ter um serviço mais eficiente.
- Rastreio e monitorização de Arquiteturas Orientadas a EventosPublication . Santos, André Vieira dos; Pereira, António Jorge SantosOver the years, software architectures have undergone significant transformations, driven by the constant changes in market demands. The imperative to empower organizations and teams for independent and agile application development has culminated in the adoption of loosely coupled architectures that consist of small, independent services. Emphasizing an asynchronous communication methodology through events, this approach enhances flexibility and speed while also reducing the dependency between services and teams. Concurrently, the escalating requirements for robust, resilient, and highly available systems have propelled a heightened need for better observability, particularly in these systems. While fundamental techniques like logging, monitoring, and alerting are essential for individual services, they may fall short in the context of an event-driven architecture where services are independent of each other and possess resilience mechanisms such as clustering, load balancing, and data replication. With the adoption of such software architectures, organizations face difficulties in achiev ing sufficient visibility of end-to-end business flows that span across multiple services. This thesis explores this challenge, taking into account the difficulties identified in the implemen tation posed by existing resilience mechanisms, such as clustering, load balancing, and data replication strategies. The proposed solution addresses these challenges by introducing an easy-to-set-up, open source tracing solution designed to enable tracing in a pre-defined set of services. This solution aims to bridge the gap in observability within event-driven architectures, allowing organizations to overcome the limitations posed by these implementations. By leveraging distributed tracing tools, the proposed solution provides a comprehensive analysis of the ecosystem’s current state, offering insights and actionable data for improved monitoring and understanding of end-to-end business processes. In conclusion, the work done in this thesis contributes not only to the theoretical understand ing of observability challenges in dynamic software architectures but also provides a practical and accessible solution to enhance traceability in the context of event-driven architectures with resilience mechanisms. The open-source nature of the proposed solution promotes widespread adoption and collaboration within the software development community.
- Retrofitting de uma Máquina Insufladora utilizada na Indústria Chapeleira no Processo de Limpeza do PeloPublication . Bessa, Gonçalo Moreira; Silva, João Francisco Machado Gomes daA evolução ao longo do tempo da tecnologia implementada nos equipamentos colocados nos mercados a nível global é constante. Não obstante, uma evolução em termos tecnológicos não é garantia de uma melhoria do processo. A pertinência do conceito de retrofitting, e deste trabalho, é conjugar de forma harmoniosa os dois fatores mencionados anteriormente: a tecnologia e o processo. Através da conjugação ideal destes dois fatores, é possível de ser atualizado o equipamento, com a manutenção do processo original, e que apresenta excelência nos resultados. A reforma tecnológica do equipamento permite implementar soluções construtivas mais atuais e eficientes, melhorando substancialmente a segurança do equipamento. Os objetivos principais passaram por: • Encontrar soluções atuais para os materiais a utilizar, que resistam melhor aos testes do tempo • Implementar sistemas motrizes mais atualizados, que permitem um melhor controlo e segurança • Realizar uma análise de riscos ao equipamento e implementar soluções que permitam a proteção de zonas perigosas, que incluem, por exemplo, engrenagens em movimento, e sensores que limitem o acesso a zonas perigosas da máquina, para o cumprimento das regras impostas pela Diretiva Máquinas, com a finalidade de obter a “Marcação CE” da máquina.
- Metodologia de execução de poços de grande diâmetro em ambiente urbanoPublication . Pereira, José Antóny de Abreu; Lopes, Carla Patricia Filipe da Costa eA utilização do espaço subterrâneo tem-se revelado promissora, e as discussões sobre a importância e o potencial deste tipo de obra nas cidades atuais têm vindo a tornar-se cada vez mais frequentes e difundidas no meio técnico. Atualmente, o contexto específico de cada obra subterrânea leva à escolha de várias metodologias construtivas, dada a grande variedade de opções existentes. Na década de 80, surgiu a execução de poços de grande diâmetro como uma adaptação do método austríaco de túneis (NATM - New Austrian Tunneling Method) aplicado na vertical, o que originou o método sequencial vertical. O principal objetivo deste trabalho consiste no estudo do método sequencial vertical aplicado à execução de poços de grande diâmetro em ambientes urbanos, com ênfase num estudo de caso realizado no Metro do Porto, mais especificamente no poço de saída de emergência da Estação Santo António da linha circular. Este estudo abrange todos os aspetos relevantes desde o projeto de execução até à conclusão da construção, proporcionando uma compreensão abrangente da metodologia, com aplicação ao caso de estudo. Nas conclusões, são apresentadas as vantagens e desvantagens desta abordagem, que poderão servir como base para a decisão de utilizar esta metodologia em futuros projetos. Embora os poços de grande diâmetro, escavados segundo o método sequencial vertical, se revelem uma solução segura e económica, a informação sobre esta metodologia construtiva é limitada, o que motivou a elaboração e desenvolvimento deste documento.
- Pet Virtual para Acompanhar e Motivar os Utilizadores num Sistema de Recomendações de Grupo TurísticoPublication . Cordeiro, Edgar Manuel Pilão; Figueiredo, Ana Maria Neves Almeida BaptistaO conceito de “gamification” é a aplicação de mecanismos e caraterísticas referentes a jogos de modo a resolver problemas e facilitar a aprendizagem com o objetivo de despoletar ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Dentro desta grande área, é possível destacar um subdomínio relativo à utilização de “pets” virtuais. Um “pet” virtual insere-se na categoria de companheiro humano artificial. Estes podem ser desenvolvidos para companheirismo ou por apenas diversão. A interação com “pets” virtuais pode ou não ser orientada a objetivos. Em alguns casos, estes requerem interações por parte do utilizador para o manter operacional, no entanto, existem outros casos em que estas interações apenas ocorrem do lado do “pet” virtual. O principal objetivo desta dissertação resume-se ao estudo dos métodos de “gamification”, nomeadamente a aplicação de “pets” virtuais num sistema de recomendação para grupos de turismo sensível ao contexto, especialmente como método de apresentação de mensagens relativas ao contexto das atividades turísticas a realizar e como assistente virtual na aplicação desenvolvida. Do estudo efetuado, foram analisados os conceitos de sistema de recomendação e de “pet” virtual, sempre tendo em conta o mercado turístico. Deste estudo foram retiradas ilações que foram aplicadas a uma solução que ajuda os turistas que utilizem a aplicação a ter uma experiência mais personalizada, na medida em que terão um assistente que sugere novos pontos de interesse a visitar perto de si e, ao mesmo tempo apresenta-lhes informações importantes no que toca ao contexto das atividades a realizar em tempo real. Os resultados obtidos neste trabalho foram bastante satisfatórios tendo em conta os objetivos propostos no início do projeto, porém, é possível admitir que um trabalho futuro deve ser direcionado a estas funcionalidades, de modo a enriquecer, alargar e aperfeiçoar a implementação e renderização do “pet” virtual.
- Simulação Numérica do Abastecimento de um Tanque a Hidrogénio a Caudal ConstantePublication . Monteiro, José Miguel Teixeira; Ribeiro, Leonardo Jose da SilvaO presente trabalho tem como objetivo a análise do escoamento de hidrogénio gasoso, a caudal mássico constante, em um tanque a alta pressão através de simulações numéricas. Para tal realizou-se um estudo intensivo do estado da arte sobre abastecimento de hidrogénio e ainda de simulações computacionais de fluidos. Através desse estudo foi possível um melhor entendimento dos fenómenos que ocorrem durante o abastecimento bem como os parâmetros importantes para a simulação atual. Dos resultados foi possível retirar-se que o modelo construído para a simulação apresentava bons resultados com o artigo de base para validação. Concluiu-se também que existe uma relação linear de aumento de temperatura em casos com o mesmo caudal mássico e não adiabáticos. As velocidades encontradas no tubo de Inlet podem levar a drásticas mudanças na temperatura estática do fluido nessa zona, devido ao seu efeito compressível. Tanto a consideração de paredes adiabáticas como a escolha de um polímero para o forro do tanque levam a aumentos de temperatura elevados. Concluiu-se ainda que o aquecimento do hidrogénio devido ao efeito Joule-Thomson foi negligenciável.