Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Pet Virtual para Acompanhar e Motivar os Utilizadores num Sistema de Recomendações de Grupo Turístico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_5100.pdf13.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O conceito de “gamification” é a aplicação de mecanismos e caraterísticas referentes a jogos de modo a resolver problemas e facilitar a aprendizagem com o objetivo de despoletar ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Dentro desta grande área, é possível destacar um subdomínio relativo à utilização de “pets” virtuais. Um “pet” virtual insere-se na categoria de companheiro humano artificial. Estes podem ser desenvolvidos para companheirismo ou por apenas diversão. A interação com “pets” virtuais pode ou não ser orientada a objetivos. Em alguns casos, estes requerem interações por parte do utilizador para o manter operacional, no entanto, existem outros casos em que estas interações apenas ocorrem do lado do “pet” virtual. O principal objetivo desta dissertação resume-se ao estudo dos métodos de “gamification”, nomeadamente a aplicação de “pets” virtuais num sistema de recomendação para grupos de turismo sensível ao contexto, especialmente como método de apresentação de mensagens relativas ao contexto das atividades turísticas a realizar e como assistente virtual na aplicação desenvolvida. Do estudo efetuado, foram analisados os conceitos de sistema de recomendação e de “pet” virtual, sempre tendo em conta o mercado turístico. Deste estudo foram retiradas ilações que foram aplicadas a uma solução que ajuda os turistas que utilizem a aplicação a ter uma experiência mais personalizada, na medida em que terão um assistente que sugere novos pontos de interesse a visitar perto de si e, ao mesmo tempo apresenta-lhes informações importantes no que toca ao contexto das atividades a realizar em tempo real. Os resultados obtidos neste trabalho foram bastante satisfatórios tendo em conta os objetivos propostos no início do projeto, porém, é possível admitir que um trabalho futuro deve ser direcionado a estas funcionalidades, de modo a enriquecer, alargar e aperfeiçoar a implementação e renderização do “pet” virtual.
The concept of gamification is the application of mechanisms and characteristics related to games to solve problems and facilitate learning to trigger actions and behaviors in environments outside the context of games. Within this large area, it is possible to highlight a subdomain related to the use of virtual pets. A virtual pet falls into the category of artificial human companion. They can be developed for the purpose of companionship or just for fun. Interaction with virtual pets may or may not be goal oriented. In some cases, these require user interactions to keep them operational, however there are other cases in which these interactions only occur on the side of the virtual pet. The main objective of this dissertation is the study of gamification methods, namely the application of virtual “pets” in a context-sensitive recommendation system for tourism groups, especially as a method of presenting messages related to the context of tourist activities. to be carried out and as a virtual assistant in the developed application. From the study carried out, the concepts of recommendation system and virtual pet were analyzed, always considering the tourist market. From this study, conclusions were drawn and applied to a solution that aims to help tourists who use the application to have a more personalized experience, as they will have an assistant who will suggest new points of interest to visit close to them and at the same time presents them with important information regarding the context of the activities to be carried out in real time. The results obtained in this work were quite satisfactory taking into account the objectives proposed at the beginning of the project, however, it is possible to admit that future work should be directed to these functionalities, in order to enrich, extend and improve the implementation and rendering of the virtual pet.

Description

Keywords

Virtual Pet Gamification Tourism Group Recommender Systems

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License