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- Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo SantosPublication . Santos, Margarida Pinheiro; Silva, Pedro Bruno Mendonça daCom o desenvolvimento da indústria da automação, existe uma crescente necessidade, tanto de materiais como de conhecimento a nível das novas técnicas utilizada. É um setor em constante evolução e, se as pequenas empresas querem ser referência no seu meio, devem acompanhar o crescimento do setor. Posto isto, devem ter uma forte presença digital, para que os seus serviços possam ser encontrados e requisitados, seja através de redes sociais ou dos seus websites. Consta, no presente relatório, todo o processo realizado durante os cinco meses de projeto em parceria com a Orlando Ricardo Santos, uma microempresa de renome na indústria da automação que conta com 25 anos de existência, mas pouco à vontade no que toca aos seus canais digitais. Este projeto teve, como objetivo, uma estratégia que incluiu a requalificação dos canais digitais já existentes da empresa e a criação (e respetivo plano de conteúdo) de um canal relevante para a mesma: o LinkedIn. Assim, efetuou-se uma revisão da literatura para poder tomar decisões fundamentadas, o planeamento de toda a estratégia, a definição de ações e dos KPI’s para a sua medição, a aplicação das mesmas e, por fim, a análise do seu efeito. O resultado final revela uma melhoria na presença digital da Orlando Ricardo Santos, com um impacto positivo na sua faturação e uma grande vontade para continuar esta parceria. Devido a ser uma microempresa nacional, não existem muitos casos de estudo nesta área. Assim, este projeto pode ser utilizado como referência no futuro e ser utilizado como modelo para que mais empresas possam crescer e desenvolverem a economia nacional. Espera-se que este projeto possa servir como alavancagem para um investimento nos canais digitais das microempresas nacionais e motivar a mais estudos nesta área.
- O marketing de conteúdo no Instagram: o caso de uma empresa de arquitetura e interiores - relatório de estágio na ImpulsionarPublication . Moreira, Bia Marina Nunes; Sousa, Jorge Remondes deO presente relatório foi realizado no âmbito da conclusão do segundo ciclo de estudos do Mestrado em Marketing Digital do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). O estágio curricular foi realizado na empresa Impulsionar – Geração de Leads, Lda, o qual teve o seu início a 30 de janeiro de 2023 e o seu término a 10 de abril de 2023, fazendo um total de 400 horas em contexto de trabalho. O objetivo principal foi colocar em prática conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e obter, igualmente, experiência e competências que auxiliem a minha entrada no mercado de trabalho. Este relatório encontra-se estruturado em cinco capítulos. O primeiro capítulo é relativo à revisão da literatura e aqui são referidas definições e conceitos pertinentes para suportar o relatório. De seguida, o segundo capítulo baseia-se na identificação do local de estágio onde é realizada uma apresentação geral da empresa e apresentada a sua análise SWOT. A descrição de todas as tarefas realizadas durante o período de estágio curricular na agência de marketing digital surge no terceiro capítulo. No quarto capítulo é apresentado um caso de estudo, baseado numa estratégia de marketing de conteúdo no Instagram, aplicada durante o período de estágio a uma empresa de arquitetura e interiores. Aqui será realizada uma apresentação à empresa intervencionada, a metodologia e objetivos do caso, uma análise geral ao Instagram da empresa e a um concorrente da mesma área, o público a atingir, a estratégia realizada, a análise de resultados e, ainda, a apresentação de sugestões. No quinto e último capítulo, finaliza-se o relatório com as suas conclusões gerais.
- O uso da Newsletter como forma de comunicação digital das marcas: o sector da decoração de luxo no Reino UnidoPublication . Loureiro, Nuno António Quinteiro Lopes Gonçalves; Lima, Ana Patrícia Pinto deO mercado da decoração de luxo tem grande relevância no tecido empresarial mundial. Uma das estratégias de promoção digital utilizadas para dinamizar a relação das marcas com os clientes e potenciais clientes é o email marketing, através do envio de newsletters. Este estudo pretende avaliar a eficácia do uso desta técnica de marketing digital no mercado da decoração de luxo do Reino Unido. Através da utilização de um questionário 97 empresas do sector, evidenciaram as suas práticas na utilização desta ferramenta. Estes dados permitiram avaliar os elementos da newsletter que mais influenciam a resposta dos leitores e as suas reações aos mesmos. Dos resultados revelados, evidencia- se que a frequência do envio da newsletter tem influência positiva nos objetivos da empresa. É também notório o uso desta ferramenta como método de comunicação de novos produtos e promoção de projetos das empresas. Percebe-se que esta ferramenta ainda não tem o seu uso generalizado, podendo no futuro apresentar-se como solução para a melhoria de relacionamento entre empresas e os seus clientes. A revisão bibliográfica suporta o contexto onde este estudo se desenvolve evidenciando a utilização estratégica da newsletter ao longo do tempo. No final do estudo apresentam- se limitações e futuras possibilidades de melhoria no uso desta ferramenta para a gestão das empresas do mercado.
- Técnicas de dissecção macroscópica de duodenopancreatectomias cefálicas: uma revisão da literaturaPublication . Rodrigues, Sara Alexandra Mendes; Silva, Regina Augusta Alves Pereira daA duodenopancreatectomia cefálica (DPC), conhecida também como “Whipple’s procedure”, é utilizada essencialmente para tratar tumores da cabeça do pâncreas e tumores ampulares. Pode também ser usada no tratamento de carcinomas do ducto biliar comum e do duodeno. O exame macroscópico das DPCs é uma etapa fundamental para o diagnóstico, avaliação das margens e para o estadiamento. Neste trabalho, será analisada a aplicabilidade das duas técnicas padronizadas mais usadas para análise macroscópica das DPCs: a técnica axial e a técnica de bivalve, com as neoplasias mais comumente encontradas. Para a seleção da técnica macroscópica a usar num dado caso, é necessário conhecer as vantagens e limitações de cada técnica. Está descrito que ambas as técnicas facilitam a disseção de gânglios linfáticos, no entanto alguns autores defendem que a técnica axial será a melhor por permitir, ainda, uma correta avaliação de todas as margens cirúrgicas. Outros especialistas relatam que atécnica de bivalve é preferencial para avaliações de carcinomas ductais, císticos ou amputares e a axial para carcinomas pancreáticos. A seleção da técnica de disseção macroscópica deve ser efetuada pelo técnico macroscopista ou patologista com base na sua experiência, informação imagiológica e estadiamento clínico do paciente. A literatura existente sobre técnicas de disseção das peças de DPCs não é suficiente para se conseguir extrair informação necessária para averiguar a técnica mais adequada para uma dada patologia, assim como para propor um novo protocolo de disseção baseado nas duas técnicas. Estas limitações são devidas em parte ao baixo número de peças de DPCs.
- Consumo tribal: uma análise ao papel das estratégias digitais em contexto de crise desportiva - o caso do Sporting Clube de PortugalPublication . Soares, Lia Filipa Silva; Lima, Ana Patrícia Pinto deA modalidade desportiva do futebol é, aos olhos da sociedade contemporânea, uma necessidade e escape emocional capaz de mover milhões de pessoas. E, se por um lado, os seus adeptos têm revelado uma união de comportamentos e atitudes que os coa duna numa comunidade tribal, instruída para cumprir rituais, envergar símbolos, fre quentar locais sagrados e reconhecer valores identitários, por outro, as marcas ou clubes desportivos erguem, em si, a necessidade de acompanhar a revolução digital e atribuir ao Marketing um papel de essencial relevância na consolidação de comunidades tribais. Ainda assim, a volatilidade da esfera desportiva torna o futuro difícil de prever. A ocorrência de um momento de crise pode ser o suficiente para abalar a estabilidade e romper a simbiose estabelecida entre as partes. Neste sentido, a presente investigação levanta como questão principal: Qual o impacto de uma crise desportiva nas estratégias de Marketing Digital, enquanto promotoras do consumo tribal; utilizando como estudo de caso um dos maiores clubes nacionais, o Sporting Clube de Portugal (SCP)? A investigação desenvolvida decorreu a partir de uma metodologia exploratória, com recurso a um estudo de caso, posteriormente assente em métodos qualitativos, por meio de uma análise netnográfica, e quantitativos, com recurso a um questionário cen trado numa amostra composta por 309 simpatizantes, adeptos e/ou sócios do SCP. Os resultados mostram que, perante algumas potencialidades digitais do compor tamento tribal, como a interação digital e a recomendação eWord of Mouth (eWOM), a crise sobrepõe-se às estratégias de Marketing implementadas, quer na perspetiva de quem as desempenha, quer na de quem as consome. Desta forma, este estudo surge como um contributo inicial à perceção da crise no ambiente digital desportivo, que pode e deve ser alargado, a fim de aumentar o conhecimento do comportamento do adepto perante um contexto incerto e instável
- O impacto das notificações móveis no consumidorPublication . Rodrigues, Renata Silva; Melo, Ricardo Manuel Coelho deAtualmente, com o crescente uso de dispositivos móveis e a quantidade de comunicações que recebemos através dos mesmos, torna-se importante que as empresas com aplicações móveis dedicadas ao comércio saibam a forma certa de atuar e chegar ao consumidor de forma eficiente. Dessa forma, esta investigação possui como principal objetivo compreender o que leva o consumidor a interagir com as notificações e de que forma é que as marcas se adequam, ou não, às atuais preferências do consumidor. De modo a conseguir atingir os objetivos delineados foi adotada uma metodologia mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Para a realização da análise quantitativa foi distribuído um questionário, onde foi possível obter 204 respostas válidas, enquanto a nível qualitativo foram realizadas 11 entrevistas. Ambos os instrumentos de recolha de dados foram elaborados e executados de modo a entender de que forma as notificações são percebidas pelo consumidor. Ainda a nível qualitativo foram recolhidas e analisadas, tematicamente, 233 notificações, provenientes de 5 aplicações móveis. Esta análise foi executada para que se compreendesse qual a estratégia adotada pelas marcas e a conformidade da mesma às preferências do consumidor. A investigação permitiu concluir que a pressão temporal, o aspeto visual, a personalização e a utilização de um tom positivo possuem impacto no consumidor, conduzindo a uma interação positiva com a marca. Constatou-se ainda que as notificações podem contribuir para a fidelização dos consumidores, enquanto que uma elevada frequência de envio de notificações, é considerado pelos consumidores algo negativo, mas que pode contribuir para que seja criada uma ligação com a marca conduzindo à fidelização. Ao analisar as notificações enviadas pelas marcas concluiu-se que deveria ser feita uma maior aposta na utilização de imagens, assim como um maior recurso à personalização e humor.
- Técnica de dissecção ganglionar em amostras cirúrgicas de cancro colorretal: revisão da literaturaPublication . Alexandre, Cátia Vinagre; Silva, Regina Augusta Alves Pereira da; Conceição, Andreia CuradoA identificação de metástases ganglionares em peças cirúrgicas de cancro colorretal (CCR) é crucial para o sistema de estadiamento TNM, tendo valor prognóstico. Apesar de ser recomendado isolar um número mínimo de 12 gânglios linfáticos (GL) durante o exame macroscópico, tal nem sempre é conseguido. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os métodos de disseção ganglionar descritos na literatura, para identificar o mais eficaz no isolamento de GL em peças cirúrgicas de CCR e o seu impacto no estadiamento. Dos 41 artigos analisados foram identificados dois métodos para otimização da disseção ganglionar. O primeiro baseia-se na utilização de soluções reveladoras de GL que contribuem para o isolamento de GL de menores dimensões, dado que alguns estudos mostram que um maior número de GL pode aumentar a precisão do estadiamento e contribuir para uma decisão terapêutica mais adequada. O segundo método foca-se na disseção ganglionar seletiva de acordo com a distância dos GL à região tumoral, pois o número de GL metastizados tende a diminuir com o aumento da distância ao tumor, podendo não haver vantagem na análise total não dirigida dos GL. Embora os resultados destes métodos sejam promissores, são necessário mais estudos multicêntricos para a sua validação.