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- O caso da internacionalização da Arsopi-Thermal para o mercado francêsPublication . Rodrigues, Márcia Catarina Brandão; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto; Pereira, Raquel Susana da CostaIn a globalized world, companies seek international markets to increase their profits. To start an internationalization process, an entry preparation is necessary, following all the key steps for success. This internship report evokes the concept of internationalization, with theories and entry strategies, and demonstrates the importance of international marketing in the process. These concepts will be adapted to Arsopi-Thermal internationalization - company where the trainee curricular internship was carried out - for the French market. The internship was held at Arsopi-Thermal, a company of Plate Heat Exchangers, at a time when it was preparing its entry into the French market. France is the second largest European economy and becomes interesting due to large industries in the country, and its geographical proximity to Portugal. The interest in the internship, resulted from the fact that the intern is bilingual in French, and from her academic skills as well. The study resulted from qualitative research, using as a research strategy, the case study of the company where the internship took place, with a descriptive and exploratory nature. It aims to complete the master’s degree in entrepreneurship and internationalization, and can support companies interested in internationalizing their businesses for the French market.
- Meet Amadeo: a proposalPublication . Neves, Liliana Filipa Ribeiro das; Veloso, Maria Manuela RibeiroA aposta nas indústrias criativas e culturais é cada vez mais importante para um desenvolvimento económico sustentável, combinando aspetos económicos, culturais, socias e tecnológicos. É também importante perceber como instituições seculares como os museus se tem adaptado aos novos tempos e aproveitado as novas tecnologias e novas formas de exposição em seu benefício, como o Edutainment. Através da revisão de literatura e entrevistas a entidades que trabalham na área, foi proposto fazer uma análise ao Edutainment e como é que este é usado em contexto museológico. Decorrente desta análise os seus resultados foram aplicados à proposta de transferir o modelo da exposição Edutainment e imersiva Meet Vincent, idealizada pelo Museu Van Gogh de Amesterdão, para a realidade portuguesa. Com realidade portuguesa, quer-se dizer pegar no essencial da exposição imersiva criada na Holanda e aplicá-la à vida e obra de Amadeo de Souza Cardoso, o pintor escolhido para o projeto. Diferente de outras exposições imersivas, tanto a exposição Meet Vincent como a proposta feita doravante prezam por partilhar o homem por detrás do pintor e a forma como a sua vivência terá influenciado a sua arte. Exposições imersivas não são novidades, mas acredita-se que o diferencial de transportar a audiência até aos anos 10 do século XX, ao dia a dia de Amadeo possa tornar a proposta de conhecer Amadeo de Souza Cardoso bem-sucedida.
- CultureWise: analyze, recognize, maximizePublication . Lopes, Ana Rita Magalhães; Lamas, Marco Aurélio Ribeiro; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraA cultura é um conceito em constante evolução e, por isso, o seu desenvolvimento deve ser estudado, compreendido e acompanhado, de modo a reconhecer as transformações próprias deste progresso. Vivendo num mundo cada vez mais globalizado, vamos gradualmente deparar-nos com mais e mais difíceis desafios relacionados com a globalização e respetivos desenvolvimentos tecnológicos. Portugal é um país reconhecido pela sua diversidade cultural e esta sua particularidade carece de competências relativamente à comunicação e interação intercultural o que pode ter impacto no mundo dos negócios. A globalização e consequentes fluxos migratórios tornaram as sociedades e as suas estruturas cada vez mais diversas a nível político, linguístico, social, económico e cultural. Atualmente, as start-ups devem internacionalizar-se a partir do momento em que se estabelecem e os processos de internacionalização devem ser estudados, e bem planeados de modo a serem bem-sucedidos. O presente documento serve para mostrar que a competência intercultural é algo gradual e de longa aprendizagem. Visa, ainda, contemplar o entendimento de o que é e da importância de compreender-se a subjetividade e constante progressão do conceito de cultura e respetivas noções associadas. A aprendizagem relacionada com a comunicação, competência e consciência intercultural, será aliada ao setor dos negócios e à importância de um processo de internacionalização bem conseguido numa empresa start-up, desde o seu início. O projeto “CultureWise: Analyze, Recognize, Maximize”, sendo inovador e educativo procura lidar com a diversidade cultural presente em Portugal, de um modo criativo, inclusivo e flexível com maior incidência no contexto de mercado português, concretamente no nicho de mercado de start-ups portuguesas. Através de um projeto inovador como o apresentado, o reconhecer-se, analisar-se e oferecer-se soluções sustentáveis para algumas questões socioculturais pode maximizar o desempenho das empresas visadas.
- A pandemia e a fraudePublication . Marques, Andreia da Silva; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThe risk of fraud is inherent in any organization regardless of the sector of activity, size and location. The key is to implement internal controls in such an efficient and effective way that they can reduce this risk to the lowest possible level. However, if this risk is associated with a calamity, such as the Covid-19 pandemic, the ideal situation may arise for the practice of fraudulent acts for which the prevention and detection controls of the organizations were not prepared. That said, this dissertation, presented with the aim of obtaining a master's degree in Auditing, was prepared based on two of the most discussed topics today, fraud and Covid19. More specifically the study of the pandemic as a factor of motivation to practice fraud and its impact on the effectiveness of organizations' fraud prevention and detection controls. The literature review focuses on all aspects inherent in fraud and its evolution, such as definition, the types of fraud, the fundamentals of fraud and some of its explanatory models. In addition, the theme of fraud is also addressed from the perspective of the Covid-19 pandemic, as a motivating factor for the practice of fraud and a factor inducing new opportunities for fraud and increased risk of these illegal acts. Taking into account the theme under study and the respective research questions, a questionnaire was carried out dedicated to competent professionals, with the aim of gathering their opinions and whose results, after analysis and interpretation, allowed us to validate that the Covid-19 pandemic is a motivating factor for the practice of fraudulent acts, increasing the vulnerability of organizations in the processes of detection and prevention of these illicit acts.
- Working at Wow Porto - Port Wine Business and Foreigner InvestmentPublication . Azevedo, Inês Manuela Pereira; Veloso, Maria Manuela RibeiroO presente relatório de estágio foi redigido no âmbito do estágio curricular realizado para a conclusão do Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios, pelo Instituto de Contabilidade e Administração do Porto – Instituto Politécnico do Porto. O estágio decorreu entre fevereiro e maio de 2022, no World of Wine (WoW), um complexo cultural em Vila Nova de Gaia, constituído por 7 museus e variados espaços de lazer e restauração. O período do estágio foi divido entre o Pink Palace Experience e a exposição temporária “Portugal/Saudade” pelo fotógrafo Neal Slavin. O WoW pertence ao grupo The Fladgate Partnership (TFP), empresa que tem origens britânicas e que se destaca na indústria do vinho do Porto. Assim, numa tentativa de relatar a minha experiência, e de analisar a empresa, o presente relatório contém um enquadramento teórico focado na cultura como instrumento económico. Foca-se, principalmente, na cultura como conceito, na cultura portuguesa como particularidade, e também na cultura em aliança com o comércio e o investimento estrangeiro em Portugal. O vinho do Porto – produto de grande representação portuguesa – torna-se, neste relatório, o ponto de convergência entre cultura portuguesa, a comercialização da mesma, e as relações internacionais que o país tem com estrangeiros, especialmente com Inglaterra.
- Relatório de estágio na 99.media: tradução, legendagem e legendagem para surdosPublication . Vilaça, Gabriel Pereira; Chorão, Maria da Graça de Albuquerque Barreto BigotteO presente relatório descreve o decorrer do estágio realizado na plataforma 99.media no âmbito da conclusão do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, do Instituto de Administração e Contabilidade do Porto. As tarefas a ser desempenhadas ao longo do estágio incluem a tradução de textos e entrevistas, a criação de legendas para curtas-metragens para português, e a criação de legendas para surdos em português e inglês. O primeiro capítulo apresenta as razões para a escolha do estágio, a descrição da empresa de acolhimento e a contextualização do estágio. Nos capítulos seguintes é feito um breve enquadramento teórico para cada uma das áreas de tradução trabalhadas, cada um acompanhado por uma análise dos desafios de tradução e possíveis soluções, bem como as diferentes técnicas e metodologias usadas.
- Extensão e qualidade da divulgação de informação ambiental nas empresas portuguesas e brasileiras: evolução e fatores determinantesPublication . Silva, Diana Filipa Barbosa; Monteiro, Albertina Paula MoreiraCompanies adopt different strategies to face the competitive environment at a global level. Corporate social responsibility has been approached as an important corporate strategy, as its success depends on its ability to create sustainable value. However, companies must communicate their social responsibility actions to interested parties. Considering the current concerns with the environment, this study aims to analyze the evolution and factors that influence the level of disclosure of environmental information (extent and quality) in Portuguese and Brazilian companies. In addition, the objective is also to identify the indicators of the Global Reporting Initiative (GRI) and the types of reports that present better levels of disclosure. The study combines qualitative and quantitative approach. Thus, in this investigation, the technique of content analysis of sustainability reports, account reports and integrated reports, published between 2016 and 2020, and the multiple regression technique for panel data is used to identify the determinants of the extent and quality of the environmental disclosure. The results of this investigation indicate that the level of dissemination of environmental information does not differ much between companies in the two countries, Portugal and Brazil, both in terms of extension and quality. However, Brazilian companies have a higher level of disclosure than Portuguese companies. Sustainability reports and GRI indicators, environmental compliance (GRI 307), emissions (GRI 305) and energy (GRI 302) are the ones that reveal the best level of environmental disclosure. The results also show that the company's performance, the audit of non-financial information, the level of coverage of GRI standards, the proportion of independent members of the board of directors are factors that influence the extent and quality of environmental disclosure, although the first two have a negative effect on the dependent variables. The country variable only has an impact on the extent of disclosure of environmental information. This study proves to be important for the literature and practice, as it analyzes the extent and quality of environmental disclosure of different business reports, as well as identifying its determinants in two countries.
- Divulgação da responsabilidade social empresarial e a sua relação com a auditoriaPublication . Santos, Ana Teresa Coelho; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraCom a crescente preocupação por parte das organizações em partilhar, com os seus stakeholders, resultados de forma transparente, a divulgação de informação não financeira, nomeadamente através de relatórios de sustentabilidade, tornou-se crucial. Apesar de existirem múltiplos estudos focados na divulgação de RSE, estes debruçam-se mais na vertente ambiental do que na vertente social, principalmente no que diz respeito a economias emergentes. Assim, a presente dissertação pretende analisar a divulgação voluntária de informação social de 92 empresas cotadas na bolsa brasileira IBOVESPA a dezembro de 2020, desenvolvendo um índice de extensão e qualidade da divulgação de responsabilidade social, bem como desenvolver um índice de auditoria. Adicionalmente, pretende-se aferir se o facto de as empresas serem auditadas por uma empresa pertencente às designadas Big Four (B4), de se regerem pelas normas do Global Reporting Initiative (GRI) aquando da elaboração do relatório, ou se o número de elementos do conselho de administração (CA) e o tipo de indústria a que pertencem (IND) influenciam o índice de qualidade da divulgação. Para o efeito, os dados foram recolhidos através da técnica de análise de conteúdos, sendo posteriormente tratados quantitativamente. Os resultados sugerem que a extensão de divulgação é razoável, apesar da qualidade da divulgação poder ser considerada fraca e também que o nível de auditoria é razoável, apesar de ficar aquém do expectável. Sugerem, ainda, a existência de um efeito positivo e significativo das variáveis independentes B4, GRI, CA na qualidade da divulgação. Este estudo contribui teoricamente para o desenvolvimento da literatura focada na divulgação da dimensão social da RSE relativamente a uma das principais economias emergentes do mundo (Brasil). Contribuí ainda, para o aumento da notoriedade do tema juntos dos gestores bem como para aumentar a perceção acerca da importância de os relatórios serem auditados. Este estudo não está isento de limitações, tendo sido apenas estudado uma bolsa pertencente a um único país. Salienta-se também o facto de 21 empresas da amostra inicial não apresentarem nenhuma tipologia de relatório analisado. Uma futura investigação poderá passar, por estudar o efeito de outras variáveis na qualidade de divulgação, bem como estudar o mesmo efeito em diferentes países.
- A participação do associado nas associações de solidariedade socialPublication . Carmo, Hugo Dias do; Almeida, Margarida Maria Matos Correia Azevedo deSocial Economy is currently recognized as a social pillar of modern political states, consisting of a diverse list of legal and juridical persons. In their midst, social solidarity associations, persons with a social and legal status are one of the central figures in the action of this sector. Portuguese legal framework is influenced and conditioned by fundamental rights that integrate it and, in some circumstances, contrast or conflict. Naturally, this is also the case in Social Economy and with its actors as legal persons, particularly with social solidarity associations. These organizations act under a list of guidance principles founded on fundamental principles. Through the analysis of literature, consulting national and international legislation, decisions of Portuguese courts and academic works in areas such as sociological, legal, and doctrinal law, it is intended to analyse and reflect on the rights and freedoms applicable in the establishment of rules for the organization and governance of social solidarity associations. For this purpose, the plan and framework of the Social Economy will be defined, analysing associations in general as collective persons, focusing on the rights that affect them. The principle of freedom of association and statutory autonomy will be confronted with the principle of equality and the right to democratic participation with these organizations.
- Wine tourism offer in Mondim de Basto and its implication in local developmentPublication . Veloso, Filipa Rossana Paulo; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraO presente relatório é referente ao estágio para obtenção do grau de Mestre, realizado na Loja Interativa de Turismo de Mondim de Basto, no âmbito 2ºano do Mestrado em Estudo Intercultural Studies for business. Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante todo o período de estágio, bem como apresentar uma proposta para a “Rota de Vinho Verde” no concelho de Mondim de Basto. O objetivo principal prende-se com a promoção do munícipio como território integrante da região dos Vinho Verdes, assim como a promoção dos produtores de vinho da terra, contribuindo, para o desenvolvimento do turismo local e valorização de um produto municipal. Serviram de base as entrevistas realizadas aos produtores, de forma a conhecer as técnicas, as castas e outros produtos utilizados nesta atividade e toda a metodologia associada aos modelos de negócio. São descritas, para além das atividades desenvolvidas durante o período de estágio, os objetivos do mesmo e a estrutura utilizada para a realização do presente relatório. Foram também, abordadas as temáticas da cultura, do turismo e, em particular, o enoturismo, recorrendo a uma revisão de literatura para sustentar a pesquisa. O Enoturismo, apesar de ser um conceito em evolução, tem-se mostrado, cada vez mais, eficaz no desenvolvimento e na promoção das regiões vitivinícolas. Tem vindo a ser capaz de atraír turistas interessados nesta atividade, que alia os aspetos inerentes à cultura do vinho ao turismo, convidando o enoturista, não só a visitar as adegas e quintas e a provar os vinhos, como também a vivenciar toda esta tradição agrícola tão importante em Portugal, com a oportunidade acrescida da oferta de alojamento, cuja decoração exterior é a própria vinha, reposta e plantada nos terroirs originais.