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- Impact of open innovation in smart cities: Köln´s City Case StudyPublication . Vieira, Mafalda Rafaela Viana; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaAs cidades estão a mudar e os elementos que as constituem são diretamente influenciados por essas mudanças. A qualificação destas como smart city, com os contributos da open innovation, fomenta a criação de iniciativas à medida das necessidades e do bem-estar dos cidadãos. Para tal é necessário analisar a smart city nas suas seis dimensões – smart economy, smart people, smart governance, smart mobility, smart environment e smart living. O objetivo fundamental deste estudo é compreender o papel da open innovation nos projetos implementados na cidade de Köln (Alemanha) – e observar em que dimensões esta tem um impacto superior. São apresentadas as iniciativas desenvolvidas na cidade que resultam em soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Neste estudo utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, com recurso ao método de estudo de caso único da referida cidade. Para recolha e análise de dados, a entrevista semi-estruturada foi utilizada como instrumento e procedeu-se à análise documental de páginas web, relatórios e notícias. Deste estudo foi possível concluir que a open innovation tem influência na implementação de iniciativas nas diferentes dimensões. A dimensão pessoas, mobilidade e ambiente são aquelas onde essa influência é superior e a dimensão governamental a que apresenta uma menor influência, quando comparadas com as restantes dimensões.
- Exposure to anime as motivation for learning Japanese language and culture in PortugalPublication . Oliveira, Ricardo Manuel Miranda Silva; Tallone, LauraFora do Japão, o termo "anime" refere-se especificamente à animação japonesa. A penetração do anime no mercado dos EUA começou em 1961. Posteriormente, as animações populares japonesas continuaram a ser importadas até ao início dos anos 80, com uma maior diversidade e escala e, eventualmente, chegaram à Europa. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise dos fatores que influenciam o interesse dos portugueses na aprendizagem da língua e cultura japonesa. Para esse efeito, é selecionado um produto cultural de divulgação relativamente recente na Europa, o anime, e é estudada sua inclusão como mais um elemento do entretenimento das faixas etárias mais jovens e como incentivo à aproximação à cultura japonesa, incluindo a língua. A metodologia utilizada para chegar à conclusão foi mista, ou seja, quantitativa e qualitativa. Para recolher dados quantitativos realizou-se um questionário online com uma amostra válida de 526 inquiridos. Relativamente aos dados qualitativos, foram entrevistados 10 professores de língua japonesa. Estes dados evidenciaram que a cultura popular japonesa é de facto uma das principais motivações para a aprendizagem da língua e cultura japonesas e permitem concluir, ainda, que o anime pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino. O uso da cultura popular é uma excelente forma de adquirir conhecimentos e é algo que deve ser sempre considerado para implementação na educação formal. Com isto em mente, deve-se considerar a possibilidade de, por exemplo, intensificar o estudo de autores e obras não canónicos e fazer um uso eficiente da cultura popular como uma ferramenta de aprendizagem.