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- Comportamento do consumidor online em fast fashion: comparação entre gerações Y e ZPublication . Rodrigues, Maria Beatriz Outeiro Faria; Teixeira, Sandrina Francisca; Santos, José de FreitasO modelo fast fashion assume um papel importante na indústria da moda, ainda que controverso devido a questões relacionadas com a sustentabilidade. Porém, é reconhecido como um modelo de negócio de sucesso já que combina tempos de produção e distribuição muito curtos com produtos com um design trendy e a um preço reduzido, que deixam a moda acessível à maioria dos consumidores. Esta investigação procura compreender o comportamento do consumidor online em fast fashion nas gerações Y e Z. Em particular, pretende-se compreender quais os fatores que determinam a intenção de compra online em fast fashion em cada grupo geracional. Para o efeito, fez-se uso de uma abordagem quantitativa com o propósito de desenvolver, com base na revisão de literatura, as hipóteses de investigação. Para testar as hipóteses, recorreu-se a um questionário que foi colocado online, tendo-se obtido 194 respostas válidas. Estas respostas foram depois tratadas através de um software estatístico tendo sido aplicadas diversas técnicas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os resultados da investigação revelam que, salvo raras exceções, os fatores associados à compra online não exercem um impacto estatisticamente significativo na intenção de compra online em fast fashion. As exceções estão associadas às variáveis relacionadas com o ambiente fast fashion, tais como a perecibilidade e os preços baixos, que exercem uma influência positiva e significativa na intenção de compra online em fast fashion. Na comparação entre as gerações Y e Z, não foram encontradas muitas diferenças estatisticamente significativas, podendo-se concluir que, apesar de cada coorte geracional possuir características distintas que se refletem no seu comportamento de consumo, são maiores as semelhanças do que as diferenças entre as duas gerações em estudo. Os resultados deste estudo são importantes uma vez que estas gerações possuem uma grande familiaridade com o mundo digital e representam para as empresas de fast fashion os seus maiores clientes.
- A importância da Auditoria Externa na gestão de uma organizaçãoPublication . Silva, Gonçalo Couto Cabral Pinto da; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO conceito de auditoria tem se alterado ao longo do tempo, com uma evolução mais acelerada nas últimas décadas, dada a constante mudança no paradigma da economia mundial. A auditoria financeira, também denominada de auditoria externa, consiste em examinar as demonstrações financeiras de uma entidade e emitir uma opinião sobre as mesmas. Este parecer, emitido sob a forma de Certificação Legal de Contas pelo Revisor Oficial de Contas, irá posteriormente influenciar a tomada de decisão dos diversos utilizadores da informação financeira. O trabalho de auditoria está intimamente relacionado com o conceito de gestão de uma empresa. Assim, as empresas de auditoria devem começar a pensar todos os dias de forma a entregar mais valor às empresas que estão a auditar. Inicialmente, obter as principais informações sobre o cliente, de forma a tornar o planeamento eficaz e eficiente, para então seguidamente identificar potenciais riscos e discutir com o cliente a melhor forma de os minimizar. Nesse contexto, o presente estudo foca-se na relação entre a gestão e a auditoria e tem como objetivo dissecar as diversas variantes que possam influnciar estes conceitos. Para o efeito, na Revisão da Literatura, após uma abordagem ao conceito de Auditoria Financeira e centrando-se na condução do trabalho do Auditor, nas diversas fases, são identificadas também as limitações presentes num trabalho de auditoria, isto tudo, em paralelo com o conceito de gestão. Com o objetivo de avaliar a importância da auditoria na gestão foi desenvolvido um questionário direcionado a empresas que tenham as suas contas auditadas e enviado para uma seleção, como meio de se obter os resultados para dar resposta às hipóteses formuladas no estudo empírico. As conclusões deste estudo, após uma análise dos dados, indicaram que um trabalho de auditoria adequado ajuda a assegurar toda a gestão no processo de gerir uma empresa.
- Práticas de Marketing Digital: Relatório de Estágio na empresa SwonkiePublication . Ferreira, Alexandre da Silva; Santos, José de FreitasO presente relatório insere-se no âmbito da conclusão do Mestrado em Marketing Digital, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O relatório foi elaborado com o principal objetivo de descrever as atividades que foram desenvolvidas durante o estágio curricular na empresa Swonkie. O estágio curricular foi realizado nos escritórios da empresa, situados em Vila Nova de Famalicão, tendo início no dia 14 de dezembro de 2021 e término a 22 de abril de 2022, completando a duração de 400 horas. Durante este período, foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Marketing Digital em contexto de trabalho. Este estágio, sem dúvida, permitiu-me adquirir um conjunto de competências, garantindo-me a autonomia e a confiança necessária para facilitar a minha entrada no mercado de trabalho. Este documento está dividido em três capítulos principais. No primeiro capítulo é realizada uma introdução teórica sobre as diferentes técnicas de marketing digital, servindo estas como bases para sustentar o desenvolvimento das tarefas propostas durante a elaboração do estágio curricular. No segundo capítulo é apresentada a entidade acolhedora, terminando, no último capítulo, com a descrição das atividades desenvolvidas ao longo do estágio.
- Implementação de um Centro de Serviços PartilhadosPublication . Teixeira, Carina Sofia Pereira; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThis project focus on the implementation of a shared services center for the “STANDEX” group, which operates from Portugal for the EMEA Region (Europe, Middle East and Africa). This is a dissertation project, with real application. The growth of SSC implementations in Portugal has been considerable in the last years and since the author is participating actively in a SSC implementation process for the group she works for, deepening the knowledge on this topic, has shown to be interesting and motivating, thus converting into an added value, both professional and academic. Specifically, the process of creating the EMEA Shared Service Center (SSC) started in mid-2020, and has suffered some delays, due to several factors, mainly due to the circulation restrictions imposed by the Covid 19 pandemic. During the execution of this project, the objectives were defined to understand if there are fiscal and social reasons for the location of shared service centers, if the human resources, financial and technological management of the SSC is difficult and, finally, if the quality of the services provided by the SSC is essential to its success. To this end, a qualitative methodology was used. As a source and since it is a project the collection and analysis of the institution's documentation was performed. In this work, the implementation phases outlined by the management are referred to, as well as the main reasons and the expected advantages. The phases of transitioning the processes from the local units to the new SSC are described, the main obstacles. This project becomes important for its practical applicability.
- Redesign and Content Creation for the New Lightsource Website — Internship ReportPublication . Castro, Beatriz Marta de; Melo, Ricardo Manuel Coelho deEvery year the number of Internet users expands, and consequently, eCommerce has become part of our daily life. As a result, companies have held the digital transformation as an opportunity to gain visibility, credibility and approach targets that, without the magnitude of the online, couldn't be reached. And the United Kingdom is an impressive example of how online shopping has become a buying phenomenon, being named the most advanced eCommerce market in Europe. And to be successful in this highly competitive digital world, a humanised website that gathers valuable and relevant content for the user is imperative. The present report describes the six-month curricular internship performed at Lightsource, a lighting company based in Belfast, Northern Ireland. This project aimed to assist in the development of the new Lightsource website, focusing on the redesign and content creation for the new eCommerce platform. This involved using a combination of human-centred design methods to study the users' requirements, needs and obstacles that needed improvement in this new eCommerce solution. In line with the redesign process, new content was created for the platform to push the Content Marketing and SEO strategies of the website, always supported by the best practices described in the literature. The final result is a clear improvement on the Lightsource digital presence that integrates informed decisions and outputs compiled from exploring the users' needs.
- Práticas de Marketing Digital no Grupo Covet: Relatório de EstágioPublication . Silva, Mafalda Ferreira da; Santos, José de FreitasO estágio curricular realizou-se no departamento de marketing da marca Home’Society, pertencente ao Grupo Covet, iniciando-se a 18 de outubro e terminando a 31 de janeiro de 2022. A empresa aborda de uma maneira muito peculiar os mercados, focando-se nas cidades e não nos países. Tal forma de trabalho deve-se à diversidade de culturas dentro de cada país que merecem ser tratadas e abordadas de formas distintas. Ao longo deste estágio de quatro meses fiquei responsável pela cidade de Doha no Catar. As tarefas realizadas ao longo deste estágio recaíram principalmente na gestão das redes sociais, nomeadamente na elaboração dos planos de comunicação para as mesmas, na criação de conteúdo para o blog das marcas pertencentes à Home’Society e execução de Search Engine Optimization (SEO) para o blog. Para além disso, participei na construção de uma rede de contactos com o objetivo de aumentar a presença digital da marca e na gestão de leads com o principal objetivo de passar leads qualificadas para o departamento de vendas. Finalmente, realizou-se um estudo de mercado e benchmarking, pois de outro modo não seria possível realizar todas as outras tarefas corretamente. Este estágio teve como objetivo compreender e observar como o marketing digital é posto em prática na marca Home’Society, uma vez que as empresas vão reconhecendo, cada vez mais, a importância da interação e do contacto com os seus clientes online. Surge, assim, uma necessidade de perceber como é que as estratégias do marketing digital poderão contribuir para um melhor desempenho da empresa e, por sua vez, para uma melhor gestão da marca e dos seus clientes. Uma das conclusões que é retirada deste trabalho é que o marketing digital influencia positivamente as relações que as marcas criam com os clientes e potenciais clientes. O uso da ferramenta do marketing digital na gestão da empresa, é uma das formas de manter esse relacionamento a longo prazo e, neste caso, é fundamental para a sobrevivência da marca.