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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This project focus on the implementation of a shared services center for the “STANDEX” group, which operates from Portugal for the EMEA Region (Europe, Middle East and Africa). This is a dissertation project, with real application.
The growth of SSC implementations in Portugal has been considerable in the last years and since the author is participating actively in a SSC implementation process for the group she works for, deepening the knowledge on this topic, has shown to be interesting and motivating, thus converting into an added value, both professional and academic.
Specifically, the process of creating the EMEA Shared Service Center (SSC) started in mid-2020, and has suffered some delays, due to several factors, mainly due to the circulation restrictions imposed by the Covid 19 pandemic.
During the execution of this project, the objectives were defined to understand if there are fiscal and social reasons for the location of shared service centers, if the human resources, financial and technological management of the SSC is difficult and, finally, if the quality of the services provided by the SSC is essential to its success.
To this end, a qualitative methodology was used. As a source and since it is a project the collection and analysis of the institution's documentation was performed.
In this work, the implementation phases outlined by the management are referred to, as well as the main reasons and the expected advantages. The phases of transitioning the processes from the local units to the new SSC are described, the main obstacles.
This project becomes important for its practical applicability.
Este projeto aborda a implementação de um centro de serviços partilhados para o grupo de empresas “STANDEX”, que opera a partir de Portugal para a Região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Concerne um projeto de dissertação, de aplicação real. Nos últimos anos, tem-se observado um crescimento considerável de implementações de CSP em Portugal e uma vez que a autora participa ativamente num processo de implementação de um CSP para o grupo para o qual trabalha, considerou-se interessante e motivador aprofundar conhecimentos sobre este tema, tornando-se numa mais-valia, tanto profissional como académica. Em concreto, este processo de criação do EMEA Shared Service Center (CSP), que teve início em meados de 2020, sofreu alguns atrasos, devido a diversos fatores, principalmente devido à limitação de circulação imposta pela pandemia Covid 19. Durante a realização deste projeto definiram-se como objetivos, perceber se existem razões fiscais e sociais para a localização dos Centros de Serviços Partilhados, se a gestão em termos humanos, financeiros e tecnológicos do CSP é difícil e por fim, se a qualidade dos serviços prestados pelo CSP é essencial para o sucesso do mesmo. Para tal, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo. Como fonte de dados e uma vez que se trata de um projeto procedeu-se à recolha e análise de documentação da instituição. Neste trabalho, referiram-se ainda as fases de implementação delineadas pela gestão, os principais motivos, bem como as vantagens esperadas. Foram descritas as fases de transição de processos das unidades locais para o novo CSP, os principais obstáculos. Pela sua aplicabilidade prática, este projeto tornou-se importante.
Este projeto aborda a implementação de um centro de serviços partilhados para o grupo de empresas “STANDEX”, que opera a partir de Portugal para a Região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Concerne um projeto de dissertação, de aplicação real. Nos últimos anos, tem-se observado um crescimento considerável de implementações de CSP em Portugal e uma vez que a autora participa ativamente num processo de implementação de um CSP para o grupo para o qual trabalha, considerou-se interessante e motivador aprofundar conhecimentos sobre este tema, tornando-se numa mais-valia, tanto profissional como académica. Em concreto, este processo de criação do EMEA Shared Service Center (CSP), que teve início em meados de 2020, sofreu alguns atrasos, devido a diversos fatores, principalmente devido à limitação de circulação imposta pela pandemia Covid 19. Durante a realização deste projeto definiram-se como objetivos, perceber se existem razões fiscais e sociais para a localização dos Centros de Serviços Partilhados, se a gestão em termos humanos, financeiros e tecnológicos do CSP é difícil e por fim, se a qualidade dos serviços prestados pelo CSP é essencial para o sucesso do mesmo. Para tal, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo. Como fonte de dados e uma vez que se trata de um projeto procedeu-se à recolha e análise de documentação da instituição. Neste trabalho, referiram-se ainda as fases de implementação delineadas pela gestão, os principais motivos, bem como as vantagens esperadas. Foram descritas as fases de transição de processos das unidades locais para o novo CSP, os principais obstáculos. Pela sua aplicabilidade prática, este projeto tornou-se importante.
Description
Keywords
Centro de Serviços Partilhados Implementação Razões Shared Services Center Implementation Reasons