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- Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizesPublication . Magalhães, Guilherme Morais e Castro Venâncio de; Castro, Luís Carlos Pinto de; Mendes, Carlos; Freitas, João; Dias, RenatoEste trabalho pretende, numa primeira parte, compreender o processo ensino-aprendizagem no curso profissional de instrumentista de jazz da Art´J, a partir de um estágio curricular. Na segunda parte, pretende compreender o conceito de criatividade através de uma extensa revisão bibliográfica e, em formato de reflexão crítica relacionar com os dados recolhidos na observação e participação no presente mestrado. Com este trabalho pretende-se perceber, por um lado, que práticas criativas existem neste curso profissional, através do confronto dos conceitos investigados, com a prática e observação realizadas no estágio. Por outro lado, de que forma a criatividade surge reflectida nos documentos das instituições reguladoras. E, ainda, se há um reflexo das práticas criativas através das temáticas das Provas de Aptidão Profissional dos alunos, em seis gerações deste curso. A investigação conclui que existem práticas criativas na natureza do jazz e que são potenciadas pelo seu processo ensino-aprendizagem. Verifica, também, que existe uma direccionalidade no seu ensino, condicionada pela lógica imitação-reprodução e, ainda, que existem conflitos entre as condições para a criatividade e a estrutura e desenho curricular da escola. E, por fim, que existe a possibilidade de a escola ser um espaço de ensino-aprendizagem mais criativo.
- Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazzPublication . Neves, Pedro Alexandre Paiva; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Gomes, Paulo; Barbosa, José CarlosO presente trabalho integra-se na frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Piano, em duas instituições do Instituto Politécnico do Porto – a ESMAE e a ESE – e pretende ser um documento auxiliar à prática pedagógica de piano jazz no contexto do ensino profissional. O objeto de estudo nesta monografia surgiu da necessidade identificada pelo investigador de disponibilizar e sintetizar a informação – conceptual e técnica que se verifica em lacuna no ingresso da maioria dos alunos ao ensino profissional em jazz – e poder contribuir com um documento que alicerce a didática, mas seja também ponto de partida para aprofundamento e discussão desta matéria entre pares docentes e instituições. Inicia-se com uma breve contextualização das instituições onde a observação de aulas teve lugar, seguida de um capítulo acerca da prática letiva supervisionada – referente a aulas de instrumento e aulas de combo; no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, onde se adensam as reflexões acerca das estratégias de ensino e se propõem as práticas e os exercícios que pretendem dar resposta ao problema identificado.
- Human Biomonitoring of Selected Hazardous Compounds in Portugal: Part II—Lessons Learned on MycotoxinsPublication . Pena, Angelina; Duarte, Sofia; Pereira, André M. P. T.; Silva, Liliana J. G.; Laranjeiro, Célia S. M.; Oliveira, Marta; Lino, Celeste; Morais, SimoneHuman biomonitoring (HBM) data provide information on total exposure regardless of the route and sources of exposure. HBM studies have been applied to quantify human exposure to contaminants and environmental/occupational pollutants by means of determining the parent compounds, their metabolites, or even their reaction products in biological matrices. HBM studies performed among the Portuguese population are dispersed and limited. Thus, to overcome this knowledge gap, this work reviews the published Portuguese HBM information concerning mycotoxins detected in the urine, serum, milk, hair, and nails of different groups of the Portuguese population. This integrative approach to the available HBM data allows us to analyze the main determinants and patterns of exposure of the Portuguese population to the selected hazardous compounds, as well as to assess the potential health risks. We also aimed to identify the main difficulties and challenges of HBM through the analysis of the enrolled studies. Ultimately, this study aims to support national and European policies in promoting human health by summarizing the most important outcomes and lessons learned through the HBM studies carried out in Portugal
- Retinal neurodegeneration in different risk phenotypes of diabetic retinal diseasePublication . Madeira, Maria H.; Marques, Inês P.; Ferreira, Sónia; Tavares, Diana; Santos, Torcato; Santos, Ana Rita; Figueira, João; Lobo, Conceição; Cunha-Vaz, JoséDiabetic retinopathy (DR) has been considered a microvascular disease, but it has become evident that neurodegeneration also plays a key role in this complex pathology. Indeed, this complexity is reflected in its progression which occurs at different rates in different type 2 diabetic (T2D) individuals. Based on this concept, our group has identified three DR progression phenotypes that might reflect the interindividual differences: phenotype A, characterized by low microaneurysm turnover (MAT <6), phenotype B, low MAT (<6) and increased central retinal thickness (CRT); and phenotype C, with high MAT (≥6). In this study, we evaluated the progression of DR neurodegeneration, considering ganglion cell+inner plexiform layers (GCL+IPL) thinning, in 170 T2D individuals followed for a period of 5 years, to explore associations with disease progression or risk phenotypes. Ophthalmological examinations were performed at baseline, first 6 months, and annually. GCL+IPL average thickness was evaluated by optical coherence tomography (OCT). Microaneurysm turnover (MAT) was evaluated using the RetMarkerDR. ETDRS level and severity progression were assessed in seven-field color fundus photography. In the overall population there was a significant loss in GCL+IPL (−0.147 μm/year), independently of glycated hemoglobin, age, sex, and duration of diabetes. Interestingly, this progressive thinning in GCL + IPL reached higher values in phenotypes B and C (−0.249 and −0.238 μm/year, respectively), whereas phenotype A remained relatively stable. The presence of neurodegeneration in all phenotypes suggests that it is the retinal vascular response to the early neurodegenerative changes that determines the course of the retinopathy in each individual. Therefore, classification of different DR phenotypes appears to offer relevant clarification of DR disease progression and an opportunity for improved management of each T2D individual with DR, thus playing a valuable role for the implementation of personalized medicine in DR.
- Guerrilha e gambiarra como estética metodológicaPublication . Sudano, Luisa L´Abbate; Cabral, Pedro Moreira; Soares, Victor Hugo Leite de AquinoO presente trabalho busca apresentar os conceitos de guerrilha e gambiarra em contextos de criação para a cena a partir de uma retomada histórica do teatro e da iluminação ocidental a fim de contextualizar as características das produções no contexto do Brasil e mostrar como estão presentes as guerrilhas e gambiarras na cena teatral. Apresenta 3 espetáculos brasileiros, O Livro de Jó, Entrepartidas e Aquário e os analisa sob o viés dos conceitos apresentados e também como ilustrações práticas da aplicação dos mesmos, a partir da circunstância espacial e das dimensões de abordagem e inventividade-improviso. Ainda, busca propor uma estética metodológica da guerrilha-gambiarra.