Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-10"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Fusões e aquisições: estudo à criação de valor e o seu impacto sobre o endividamento das empresasPublication . Costa, Joana Marques da; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeA criação de valor é o objetivo primordial de qualquer empresa, juntamente com a criação de riqueza para os seus proprietários, que pode ser alcançada por meio de fusões e aquisições. Dessa forma, o tema está relacionado com a identificação das particularidades que levam à criação de valor, bem como dos indicadores que proporcionam a criação de valor no processo de fusões e aquisições. O tema da pesquisa foi definido como “Fusões e Aquisições - Estudo à criação de valor e o seu impacto sobre o endividamento das empresas”. Assim, o trabalho tem como questão central “De que forma as Fusões e Aquisições influenciam o índice de endividamento das empresas?”. O objetivo principal é avaliar se as fusões e aquisições afetam positiva ou negativamente o valor das empresas, tendo por base o índice de endividamento. Assim, os objetivos secundários são mencionar as particularidades que proporcionam o aumento do valor das empresas; analisar indicadores económico-financeiros como medidas para aumentar o valor das empresas; identificar os determinantes que fornecem criação de valor. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa, mais especificamente um estudo estatístico, constituída por uma amostra relevante de empresas portuguesas com o objetivo de analisar o valor das empresas aquando da operação económica, destacando qual a variável / variáveis que apresentam uma relevância maior na alteração desse valor. Deste modo, após realização do estudo, os resultados revelam que o resultado de uma fusão ou aquisição depende de múltiplos fatores. Assim, tendo em conta as variáveis em estudo, aquelas que demonstram maior influência no endividamento das empresas que realizam fusões e aquisições e, consequentemente na criação de valor são a diversificação, a rendiblidade dos capitais próprios bem como a rendibilidade do ativo.
- Fusões e aquisições - estudo à criação de valor e o seu impacto sobre o endividamento das empresasPublication . Costa, Joana Marques da; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeA criação de valor é o objetivo primordial de qualquer empresa, juntamente com a criação de riqueza para os seus proprietários, que pode ser alcançada por meio de fusões e aquisições. Dessa forma, o tema está relacionado com a identificação das particularidades que levam à criação de valor, bem como dos indicadores que proporcionam a criação de valor no processo de fusões e aquisições. O tema da pesquisa foi definido como “Fusões e Aquisições - Estudo à criação de valor e o seu impacto sobre o endividamento das empresas”. Assim, o trabalho tem como questão central “De que forma as Fusões e Aquisições influenciam o índice de endividamento das empresas?”. O objetivo principal é avaliar se as fusões e aquisições afetam positiva ou negativamente o valor das empresas, tendo por base o índice de endividamento. Assim, os objetivos secundários são mencionar as particularidades que proporcionam o aumento do valor das empresas; analisar indicadores económico-financeiros como medidas para aumentar o valor das empresas; identificar os determinantes que fornecem criação de valor. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa, mais especificamente um estudo estatístico, constituída por uma amostra relevante de empresas portuguesas com o objetivo de analisar o valor das empresas aquando da operação económica, destacando qual a variável / variáveis que apresentam uma relevância maior na alteração desse valor. Deste modo, após realização do estudo, os resultados revelam que o resultado de uma fusão ou aquisição depende de múltiplos fatores. Assim, tendo em conta as variáveis em estudo, aquelas que demonstram maior influência no endividamento das empresas que realizam fusões e aquisições e, consequentemente na criação de valor são a diversificação, a rendiblidade dos capitais próprios bem como a rendibilidade do ativo.
- Tributação das mais-valias imobiliárias em sede de IRS: estudo comparativo entre Portugal e IsraelPublication . Alves, Lídia Esteves; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeTributação das mais-valias imobiliárias em sede de IRS: estudo comparativo entre Portugal e Israel
- Contributo dos membros superiores na orientação vertical do tronco: transição postural sentado para de péPublication . Brito, Ana Sofia Faria; Ferreira, Maria Rosália da Silva Crespo eA transição postural sentado para de pé, exige uma adequada organização postural com uma apropriada relação multisegmentar. Os membros superiores poderão apresentar um papel ativo no desempenho desta transição e, em particular, na capacidade da orientação vertical do tronco, no entanto, na grande generalidade dos estudos, não são considerados na análise desta transição. Identificar as diferenças na orientação vertical do tronco na transição postural sentado para de pé, na subfase da translação anterior do tronco, em duas condições: com os membros superiores livres e com os membros superiores restringidos. Estudo observacional, analítico, transversal realizado a 18 indivíduos voluntários, saudáveis e sedentários da comunidade da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Os indivíduos realizaram a transição postural, sentado para de pé tendo sido realizada a análise cinemática dos segmentos torácica superior, torácica inferior, lombar superior e lombar inferior na posição inicial e durante a primeira subfase da transição em duas condições: com e sem restrição dos membros superiores, de forma randomizada. Estatisticamente, recorreu-se à análise descritiva, ao teste de Shapiro-Wilk e ao teste t para amostras emparelhadas no software Statistical Package for Social Sciences, com um nível de significância de 0,05. Apenas o segmento torácica superior apresentou diferenças consideradas estatisticamente significativas na posição inicial. Os restantes segmentos em análise não apresentaram valores estatisticamente significativos. A restrição dos membros superiores apenas condicionou a orientação postural da torácica superior na posição inicial. Relativamente aos restantes segmentos, a restrição dos membros superiores não condicionou a sua orientação postural.
- Desafios da atração e retenção de talento: estudo de caso Maison Albar Hotels - Le Monumental PalacePublication . Verde, Ana Sofia Saraiva; Oliveira, MónicaA capacidade de uma empresa competir e sobreviver num ambiente de globalização torna-se dependente de ter as pessoas certas, os sistemas de aprendizagem profissional adequados e ótimas medidas para recompensar a efetividade da empresa. A atração, desenvolvimento e retenção de talentos é uma necessidade atual e que não pode ser descurada. As organizações devem, portanto, ter a capacidade de desenvolver estratégias de atração e de retenção de talentos de forma a conseguirem distinguirem-se da concorrência e ganharem vantagem competitiva. Neste contexto, considerou-se como objetivo principal do presente trabalho estudar o caso da atração e retenção de talento, enquanto prática estratégica de gestão de Recursos Humanos no desenvolvimento e sucesso da empresa objeto de estudo. Para isso, este relatório foi estruturado em três partes. Na primeira parte foi feita uma revisão da literatura sobre a temática dos Recursos Humanos e das práticas formativas, o capital humano e a atração, desenvolvimento e retenção de talento. Na segunda parte, o estudo é focado na organização em análise e usou-se uma metodologia quantitativa com recurso a questionários. Na terceira parte é apresentado um plano de melhoria para o Maison Albar Hotels – Le Monumental Palace.
- Avaliação do risco no crédito bancário às PME em PortugalPublication . Sousa, Ana Sofia Pinheiro de; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeUma vez que Portugal é um dos países considerado com mais Pequenas e Médias Empresas torna-se importante identificar as dificuldades que estas empresas têm quando recorrem a financiamento, sendo o financiamento bancário uma das principais formas de financiamento das empresas, bem como analisar os riscos a que as empresas incorrem quando utilizam este tipo de financiamento. Este tema em sido objeto de vários estudos. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo melhorar o conhecimento já existente sobre as práticas financeiras das PME em Portugal, bem como analisar as suas preferências quanto ao financiamento e avaliar os riscos que as PME estão sujeitas quando recorrem ao crédito bancário. A presente dissertação tem como principal contributo identificar quais as variáveis que melhor explicam o recurso das PME ao financiamento bancário no pressuposto que quanto maior o financiamento menor o risco de crédito associado. A metodologia utilizada na dissertação será qualitativa exploratória na revisão da bibliografia e metodologia quantitativa na componente prática constituída por uma amostra relevante de PME portuguesas do setor do calçado numa observação temporal de quatro anos (2015 a 2018), de modo a analisar qual a variável que mais influência no risco de crédito. O presente estudo revela que as pequenas e médias empresas tendem a utilizar mais a dívidas de curto prazo do que as dívidas de médio longo prazo. Foi também possível observar que as diferentes características das empresas influenciam os diferentes padrões de endividamento. Os resultados mostram a influência dos vários fatores sobre o recurso ao crédito bancário.
- Previsão da rendibilidade das ações com recurso à análise financeira: uma aplicação ao mercado portuguêsPublication . Ramos, Pedro Miguel Santos; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daO objetivo deste estudo é analisar se os dados das demonstrações financeiras de empresas não financeiras portuguesas capturam informações que não se refletem nos preços das ações. Portanto, a questão é se uma estratégia de investimento baseada na análise financeira pode gerar rendibilidades excedentes. Para testar esta hipótese, foi desenvolvido um procedimento de estimação e previsão com base num modelo logit utilizado na identificação dos indicadores financeiros relevantes para a previsão dos retornos futuros. O modelo final estimado inclui 54 rácios financeiros e é então utilizado para definir uma estratégia de investimento. No estudo foram utilizados dados financeiros de 30 empresas cotadas na NYSE Euronext Lisbon, no período entre 2011 e 2018. Conclui-se que esta estratégia de investimento não traz retornos anormais positivos durante o intervalo de tempo amostral. A estratégia de investimento com base na previsão para 2015 apenas apresenta rendibilidades em excesso positivas em dois dos quatro horizontes de investimento e a estratégia de investimento com previsões ano após ano gera uma rendibilidade média de -0,82%. Embora os resultados possam ser influenciados por vários outros fatores, estes indicam que a análise financeira das empresas cotadas na Bolsa NYSE Euronext Lisbon não é capaz de prever o retorno das ações.