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- Relatório de estágio na Nor267Publication . Silva, Mariana Ramos e; Serapicos, PedroO mundo da comunicação encontra-se em constante mudança, e cabe-nos a nós, designers, acompanhar o ritmo. Partindo deste pressuposto de constante evolução surge a vontade de aumentar o conhecimento na área do design gráfico, num contexto de proximidade com o mundo do trabalho. De modo a tentar entender quais as metodologias utilizadas pelos profissionais no dia a dia, e de que forma se responde ao gosto e desejos de cada cliente. Perante esta realidade, surge a possibilidade de estagiar na Nor267, o que permitiria alargar o conhecimento teórico e prático em volta do design de comunicação e publicidade nas redes sociais, e ainda o design de capas de livros em contexto real de trabalho. Para além da vertente prática intrinsecamente ligada ao estágio curricular, e necessário sustentá-la com todo um trabalho de pesquisa, mais concretamente no papel que um designer tem enquanto agente de continuidade de identidades pré- estabelecidas. De forma a culminar todo este ciclo de aprendizagem, realiza-se uma análise refletiva e crítica a cada projeto elaborado, de acordo com os objetivos estipulados inicialmente.
- O Programa de auxílio à moradia estudantil numa Instituição Federal de Ensino Brasileira: fatores de risco e fatores protetoresPublication . Oliveira, Lorena Soares de; Araújo, Manuel Salvador Gomes deO Programa de Auxílio à Moradia Estudantil (PROMORE) é destinado prioritariamente a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que os mesmos possam dar continuidade aos estudos em cidades, ou regiões diferentes da residência familiar. O trabalho teve por objetivo identificar os motivos que levaram os estudantes ao desligamento do PROMORE, modalidade Residência Estudantil (RE), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO/Campus Colorado do Oeste antes de concluírem o curso, além de caracterizar suas vivências pessoais e acadêmicas nesse meio. É um estudo quantitativo e qualitativo. Quanto ao procedimento para coleta de dados, adotou-se a utilização de pesquisa documental e inquérito por questionários. Com relação aos instrumentos, houve a utilização do Questionário Sociodemográfico (QS); Questionário sobre Vivências Acadêmicas reduzido - QVAr (Almeida, Ferreira & Soares, 2001) e o General Health Questionnaire - GHQ12 (Goldberg, 1978). A população estudada foram estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado em Ensino Médio e participantes do Programa entre os anos de 2016 a 2019, tendo como amostra, estudantes do 2º e 3º ano no Curso em 2019. Os resultados mostram que os maiores motivos dos desligamentos foram por questões pessoais e a maior parte dos estudantes desligados conseguiram concluir o Curso. Em relação a experiência de vivência, os resultados apontam que há uma clara associação entre a qualidade das vivências acadêmicas e uma melhor saúde mental dos estudantes residentes, pois este estudo mostra que as vivências acadêmicas apontadas pelos estudantes têm interferência na saúde mental. Apontamos ainda que os estudantes do sexo masculino apresentaram melhores valores em termos de saúde mental. Apesar desses dados, é inequívoca a importância social e acadêmica das Residências Estudantis para que os estudantes consigam concluir os seus cursos, embora também seja verdade que se pode melhorar a eficiência do Programa. Nesse sentido é importante criar mecanismos que podem prevenir ou atenuar alguns obstáculos e potenciar ainda mais a RE como um meio eficaz e seguro para que os estudantes consigam atingir seus objetivos acadêmicos.