Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-08"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Contributo para a Adaptação Cultural e Validação para a População Portuguesa do Early Motor QuestionnairePublication . Reis, Vanessa Filipa Costa; Melo, CristinaA avaliação da função neuromotora na criança é fundamental, desta forma torna-se importante a existência de instrumentos na língua portuguesa que visem avaliar a competência motora desta. Validar e adaptar para a população portuguesa o "Early Motor Questionaire". O "Early Motor Questionaire", de Klaus Libertus foi o instrumento adaptado. Para a Equivalência Linguística e Semântica foi utilizado tradutores independentes, a Equivalência de Conteúdo foi conseguida através da aplicação de um teste de compreensão a um grupo de 12 pais, sendo posteriormente avaliadas as respostas por um painel de juízes. A Consistência Interna foi avaliada através do α de Cronbach e a fiabilidade teste-reteste através do ICC. A fiabilidade teste-reteste deteve valores de ICC≥0,97. Para a consistência interna foi encontrado um α de Cronbach≥0,96. Contribuiu-se para a adaptação cultural e validação para a população portuguesa da versão portuguesa do Early Motor Questionnaire, apresentando uma validade de conteúdo e sendo considerado um instrumento fiável, tendo sido designada como Early Motor Questionnaire-versão portuguesa.
- A importância da qualificação dos recursos humanos em Turismo: o caso dos hosteis da cidade do PortoPublication . Marques, Ana Cláudia Gois Morais; Silva, SusanaA literatura tem apontado para a importância da qualificação dos recursos humanos nas mais diversas áreas de atividade, incluindo o setor do turismo. Assim, devido ao setor turístico envolver interações sociais e culturais, torna-se importante apostar na formação dos recursos humanos, provenientes das unidades de alojamento, colmatando o baixo índice de profissionais qualificados no mercado. O objetivo central deste estudo é compreender a importância que os recursos humanos qualificados têm nos Hosteis e qual o perfil do colaborador. Interessa, também, perceber as áreas a serem desenvolvidas pelos colaboradores dos Hosteis e quais as competências necessárias para ser colaborador de um Hostel. Este estudo conta com dez entrevistas semiestruturadas de natureza qualitativa, aos diretores e gerentes dos Hosteis da cidade do Porto. Posteriormente, as entrevistas serão transcritas e analisadas de acordo com o procedimento de análise de conteúdo. Os resultados finais desta investigação, indicam a forte necessidade da qualificação nos Hosteis e, consequentemente, apontam para uma forte necessidade de obter competências específicas de modo a ser um bom profissional.
- Teatro reactivoPublication . Coucheiro Faílde, Antón; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Argentino Galván, OmarO Teatro Reactivo é un dispositivo escénico orientado a crear un teatro sem a división entre intérpretes e espectadoras. As participantes do Teatro Reactivo crean e interpretan pezas escénicas de maneira colectiva e improvisada en cada sesión, reaccionando a protocolos de actuación e propostas dun director. Desenvolvín este método a partir de realizar prácticas baseadas en ferramentas do Teatro Espontáneo e no psicodrama de Jacob Levy Moreno, no Teatro Playback, no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, no sistema Impro de Keith Johnstone, no soundpainting de Walter Thompson, o Autoteatro de Rotozaza e das miñas propiás experiencias como clown, improvisador e docente. Esta monografia non pretende afondar no estudo de ningunha destas modalidades teatrais, xa abordadas com maior amplitude por outras autoras, se non presentar unha análise metodolóxica e conceptual do que é o Teatro Reactivo, e servir como rexistro do processo que seguín ata poñelo en práctica, así como das conclusións que obtiven despois da dúas primeiras sesións pública, realizadas o dia 20 de xuño de 2019 na Sala Preta da ESMAE, no Porto.
- Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)Publication . Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Mota, Álvaro Samuel Guimarães daO presente documento aborda o binómio arte/educação a partir do trabalho “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)”. Desde sempre envolvida no fazer artístico, ao encontrar a docência, encontrei a minha vocação. No entanto, encontrei também a provocação: como preparar os mais novos para a contemporaneidade e ensinar para um aprender ativo e significativo? É comprovado que a prática das artes pode renovar procedimentos pedagógicos, mas a sua implementação ainda está longe de ser uma realidade frequente no sistema educativo, no qual ainda impera o excesso de especialização e a uniformização dos currículos. Esta investigação foca-se nos modos como a atividade artística, neste caso o teatro, pode aproximar matérias e materiais formatados, principalmente os utilizados nas escolas, das reais vivências e necessidades dos intervenientes dos processos de ensino/aprendizagem. Neste trabalho é abordado o Livro, enquanto matéria/tema, e enquanto material/objeto concreto. O documento divide-se em duas partes: na primeira, relativa ao enquadramento, apresento o percurso que me trouxe até ao mestrado em Artes Cénicas, as inquietações que motivaram a investigação e as experiências que a fundamentam; na segunda, relativa ao desenvolvimento, descrevo a ideia e objetivos do projeto, nomeio as referências retiradas do estado da arte que lhe serviram de inspiração, e relato como se processou todo o trabalho e quais os resultados do mesmo. Seja como testemunho de uma reflexão ou como modo de intervenção, este projeto faz parte de um outro muito maior que visa o grande objetivo pessoal e profissional de uma vida: contribuir para a formação integral do ser humano em prol da construção de um mundo o mais justo e pacifico possível.