Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Susana_Brandão_MAC_2019.pdf18.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento aborda o binómio arte/educação a partir do trabalho “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)”. Desde sempre envolvida no fazer artístico, ao encontrar a docência, encontrei a minha vocação. No entanto, encontrei também a provocação: como preparar os mais novos para a contemporaneidade e ensinar para um aprender ativo e significativo? É comprovado que a prática das artes pode renovar procedimentos pedagógicos, mas a sua implementação ainda está longe de ser uma realidade frequente no sistema educativo, no qual ainda impera o excesso de especialização e a uniformização dos currículos. Esta investigação foca-se nos modos como a atividade artística, neste caso o teatro, pode aproximar matérias e materiais formatados, principalmente os utilizados nas escolas, das reais vivências e necessidades dos intervenientes dos processos de ensino/aprendizagem. Neste trabalho é abordado o Livro, enquanto matéria/tema, e enquanto material/objeto concreto. O documento divide-se em duas partes: na primeira, relativa ao enquadramento, apresento o percurso que me trouxe até ao mestrado em Artes Cénicas, as inquietações que motivaram a investigação e as experiências que a fundamentam; na segunda, relativa ao desenvolvimento, descrevo a ideia e objetivos do projeto, nomeio as referências retiradas do estado da arte que lhe serviram de inspiração, e relato como se processou todo o trabalho e quais os resultados do mesmo. Seja como testemunho de uma reflexão ou como modo de intervenção, este projeto faz parte de um outro muito maior que visa o grande objetivo pessoal e profissional de uma vida: contribuir para a formação integral do ser humano em prol da construção de um mundo o mais justo e pacifico possível.
This document addresses the binomial art/education from the work “Book. Action! A theater project to encourage reading (and not only)”. Always involved in the arts practice, when I found teaching, I found my vocation. However, I also found the provocation: How to prepare the youngster for contemporaneity and the teaching for active and meaningful learning? It is proven that arts practice can renew pedagogical procedures, but their implementation is still far from being a frequent reality in the education system, where there is still over-specialization and uniformity of curricula. This research focuses on the ways in which artistic activity, in this case theater, can bring together formatted matter and materials, especially those used in schools, and the real experiences and needs of those involved in the teaching/learning processes. In this work the Book is approached, as a matter/theme, and as a material/concrete object. The document is divided into two parts: in the first, concerning the framework, I present the path that led me to the master’s degree in Performing Arts, the concerns that motivated the research and the experiences that underlie it; In the second, concerning development, I describe the idea and objectives of the project, name the references taken from the state of the art that inspired it, and report how all the work was processed and the outcomes. Whether as a testimony for reflection or as a mode of intervention, this project is part of a much larger one that aims the great personal and professional goal from a life time: to contribute to the integral formation of the human being for the construction of a world as fair and peaceful as possible.

Description

Keywords

Educação artística Escola Arte Teatro Livro Criatividade Individualidade Artistic education School Art Theatre Book Creativity Individuality

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License