Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Otimização da plataforma GoExpress - MaiaPublication . Vieira, António Manuel Azevedo; Pereira, Maria Teresa RibeiroO cumprimento dos padrões de serviço acordados com os clientes é uma das principais preocupações de todos os fornecedores. Desta forma, será crucial para a atividade Go Express - Transporta a garantia de entrega de todas as correspondências no local e hora acordado com os seus clientes. A empresa GO Express – Transporta é uma empresa dedicada ao transporte de mercadorias pesadas e ao serviço Expresso de grandes volumes. A GO Express tem nove plataformas em todo o país, onde diariamente se tratam cerca de 5000 envios que correspondem a uma média de 350 toneladas movimentadas. Objetivo Com este volume de carga a tratar, e visto que todas as cargas têm um prazo de entrega dia seguinte, o crossdocking tem elevada importância no sucesso da operação. Assim, a organização do armazém, a otimização do planeamento integrado de rotas nacionais e locais (cumprimento de horários linehaul) têm elevado impacte no cumprimento de padrão / qualidade de serviço. A definição de fluxos de circulação das cargas dentro do armazém é fundamental para que se possa disciplinar e organizar toda a atividade desenvolvida na área operacional. Para facilitar esta ação foi proposta e concretizada a mudança de local do principal equipamento deste armazém, o tapete “Sorter”, para uma área mais próxima dos portões de descarga das viaturas. Está ainda em fase de execução a extensão deste equipamento até ao local de descarga. Esta alteração permite uma redução de tempo de trânsito das cargas dentro do armazém, com os respetivos ganhos operacionais, quer de tempo, quer monetários, e permite ainda que se faça o aproveitamento da parede da nave dois para organização das rotas. Este novo layout permite também uma redução no uso do porta-paletes elétrico em cerca de 3 horas diárias e correspondente manobrador. Com a otimização das rotas pretende-se, para além da melhoria de capacidade de resposta, uma redução de custos com a subcontratação. A reorganização da plataforma visa também a diminuição de dependência dos novos colaboradores na obtenção da informação junto dos colegas mais experientes, reforçar sentimento de segurança na realização das tarefas por parte dos novos colaboradores e, em simultâneo, aumentar a capacidade de concentração dos trabalhadores mais experientes.Com a reorganização do armazém ficaram livres cerca de 500 m2 (aproveitamento de 7,2 % do espaço total). De forma a minimizar alguns constrangimentos e indo de encontro à rentabilização, quer do espaço físico da plataforma, quer dos recursos humanos disponíveis, foi proposta a um cliente uma solução integrada de logística de algumas referências da sua carga (caixas de resmas de papel). Desta forma, conseguimos ganhar tempo e recursos, eliminando a necessidade de recolha no armazém do cliente. Esta solução permite ter a carga disponível no armazém a uma hora a que a atividade no armazém é reduzida, sendo possível assim a otimização dos recursos humanos. Com a redução no tempo de trajeto das ligações linehaul (rotas nacionais de ligação entre plataformas), conseguimos transferir grande parte desses ganhos no horário de saída das rotas last-mile (rotas de distribuição porta-a-porta). Considerando um ganho de 60 minutos, o que multiplicado por 90 rotas, pode traduzir-se num ganho de 90 horas de distribuição. Com esta alteração, devem ser reformuladas as rotas, sendo possível pelo menos reduzir três rotas, com uma redução nos custos da plataforma em cerca de 450€ /dia, ou seja, um decréscimo nos custos de 396,65€/dia o equivalente a 99.955,80€ /ano. Foi feito ainda um estudo visando a otimização de rotas, com recurso ao método do Caixeiro Viajante. Este estudo consiste em rentabilizar as rotas linehaul, sem prejuízo do serviço prestado ao Cliente. Com a aplicação deste método, conseguimos reduzir o custo unitário de transporte de palete de 23,19€ para 17,96€, o correspondente a uma redução semanal de 4 337,50€, sendo ao final de um ano a poupança de 225 550,00€. Foi desenvolvido um manual de procedimentos, “Manual de Tratamento de Reembolsos”, de forma a normalizar procedimentos nas várias plataformas Transporta.
- Gestão de produtividade num centro de operações logísticasPublication . Santos, António Joaquim Lacerda; Pereira, Maria Teresa RibeiroDurante o período de crise as empresas tiveram que aplicar mais empenho na melhoria da sua performance operacional, os operadores logísticos (3PL) não foram exceção, pertencendo ao sector de serviços onde as exigências são maiores. As empresas deste sector enfrentam diariamente desafios para a melhoria dos seus rácios de produtividade sendo necessário ter indicadores que as ajudem a atingir as metas, implementando ciclos de melhoria continua por forma a eliminar os desperdícios. Tendo em conta que os custos de mão-de-obra em Portugal não são muito elevados face à média Europeia, muitos desperdícios não podem ser eliminados e o caminho será sempre a sua monotorização e controlo, com o objetivo de redução dos custos. Este trabalho consiste na criação de um modelo conceptual de Gestão da Produtividade num Centro de Operações Logísticas, criando um sistema de registos de todas as tarefas executadas na área de armazém e a montagem de indicadores de monotorização. Inicialmente foi realizado um mapeamento de todas as operações realizadas no Centro de Operações Logísticas, em seguida foram retiradas amostras de tempos por forma a construir o tempo padrão para cada atividade realizada. O passo seguinte foi a criação de um sistema de Gestão por Indicadores, para que a tomada de decisões seja baseada em dados quantitativos e não subjetivos. A implementação deste modelo conceptual de Gestão da Produtividade, levará a empresa a identificar as percentagens do tempo pago (custo) e tempo produtivo, através da identificação das operações que não acrescentam valor, qual o seu peso no total do tempo das operações e fica construída a base para custeio da operação ao nível de mão-de-obra, bem como de futuras operações com o mesmos perfil.
- Levantamento e análise do fluxo documental com desenvolvimento de um roadmap de suporte aos processos documentais na indústria do shipping - caso de estudoPublication . Gonzalez, Olga Filipa Meirinho; Pereira, Maria Teresa RibeiroA indústria do shipping é impulsionadora da globalização, ou seja, promove a troca de bens e produtos entre diferentes países, sendo assim esta área requer regulamentação internacional para se evitar qualquer discórdia que possa surgir entre os países. Esta está implícita nos contratos e documentos de transporte, que se encontram na posse do responsável pela mercadoria, documentos estes que são os protagonistas deste relatório, com maior destaque para o Bill of Lading. Estas trocas de bens e serviços influenciam a economia de cada país. Depende de cada país gerir a sua balança comercial. É aqui que as exportações e importações se vão “debater”. A documentação, tanto à exportação como á importação é muito idêntica, tirando algumas exceções como os avisos de chegada que estão mais relacionados com a importação. Este relatório de estágio teve como objetivo descrever todos os procedimentos/processos, executados pela empresa onde se realizou o estágio, nos departamentos de customer service e de documentação (exportação/importação), através do desenvolvimento de um road map. Foi no decorrer do estágio que se recolheu toda a infomação necessária para a descrição do fluxo documental desta indústria, em especifico da empresa em questão. Foi feita a análise dos processos e identificada a documentação necessária para se realizar os processos de negócio. Identificaram-se pontos fortes e pontos fracos de maneira a colmatar a repetição de processos que não acrescentam valor ao resultado final, como trabalho futuro, perspetivasse a implementação de um sistema Lean Office.