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- Recruitment Personas como abordagem ao recrutamento e seleçãoPublication . Almeida, André Filipe Fernandes de; Soares, Rui Jorge Jesus; Meirinhos, Viviana AndradeO mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e isso obriga as organizações a procurar diferentes estratégias de atração dos melhores candidatos. Além desse pressuposto, torna-se cada vez mais relevante para quem gere processos de recrutamento e seleção compreender e identificar quais as principais competências, motivações e interesses associados a quem executa determinada função ou profissão, tendo essa informação a potencialidade de aproximar a equipa de Talent Acquisition e consequentemente de Recursos Humanos de uma resposta mais eficiente e eficaz na condução desses mesmos processos. O presente projeto de intervenção tem como propósito o desenvolvimento de uma estratégia de recrutamento e seleção baseada numa metodologia Personas, que é conceptualmente definida por De Pap (2014) através da representação fictícia daquela que será a melhor contratação para determinado processo de recrutamento e a sua pertinência surge pelo facto do recrutamento e seleção terem um peso significativo naquilo que é a realidade do Departamento de Recursos Humanos da Prozis. Num primeiro momento é apresentada a organização assim como a sua estrutura, sendo posteriormente descrito de forma mais pormenorizada o processo de recrutamento e seleção da Prozis. Em seguida, é definida a finalidade do projeto, que se apresenta por garantir que em 01/06/2018 os custos de recrutamento são reduzidos em 10% nos processos em que esta metodologia tenha sido já implementada. Enquanto estratégia, é proposta a restruturação do processo de recrutamento atual com o propósito de alcançar uma redução nos seus custos sem que exista perda de qualidade nos resultados globais de recrutamento. Por fim, através da presente implementação é possível verificar que os resultados pretendidos foram alcançados, traduzindo-se numa poupança nos custos diretos que varia entre 10% a 13% nos quatro processos de recrutamento onde esta metodologia foi implementada.
- Modelo de Scoring aplicado à JAPGestPublication . Almeida, Sara Filipa Nunes; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeHoje em dia, a procura de crédito tem sido cada vez mais frequente. Este aumento da procura é influenciado por vários fatores tais como a melhoria das condições na concessão de crédito por parte das instituições financeiras, as melhores medidas de avaliação e, claro, as baixas taxas de juro atraem mais clientes junto dos concessores. Com a crescente procura de crédito, cada instituição financeira tem de se destacar face à concorrência nos mecanismos de controlo de risco de crédito, isto é, na forma rápida e eficaz em analisar cada solicitação de crédito. E, para além de manter os bons clientes, é necessários atrair ainda mais. O credit scoring é o mecanismo de controlo de risco que dá resposta rápida e automática na concessão de crédito e na quantificação e gestão de riscos associados ao mesmo, que responde às necessidades das instituições financeiras. Este mecanismo, através de scorescards, ou seja, tabelas de pontuação, permite às instituições financeiras prever qual o grau de incumprimento, ou a probabilidade de um cliente não cumprir o pagamento do crédito. Mediante determinadas condições e panoramas, como indicadores socioeconómicos, é possível prever o nível de incumprimento de um cliente. Depois de selecionadas as variáveis, é-lhes atribuída uma pontuação, ou score, em função dos atributos de cada característica em estudo e, se o cliente tem uma pontuação baixa não lhe é atribuído o crédito, se for alta, é-lhe concedido o crédito. A coerência e a metodologia do credit scoring permite, em muitas situações, reduzir a necessidade de avaliar um cliente devido a padrões já conhecidos em casos anteriores que permitem tirar as mesmas conclusões, isto é, conceder ou não o crédito. Assim, um modelo de scoring permite ao lado da oferta de crédito a tomada de mais e melhores decisões de concessão, o economizar do tempo e o aumento da produtividade. Estas características tornam o mercado mais competitivo.
- As capacidades dinâmicas de uma indústria de electrodomésticos de linha branca do Sul do Brasil: um estudo de casoPublication . Barrozo, Maycon; Monteiro, Sérgio Gottling Oliveira; Piana, JanainaEste trabalho apresenta uma análise acerca das Capacidades Dinâmicas de uma empresa de linha branca do Sul do Brasil. Sabe-se que a gestão estratégica se tornou peça crucial dentro das oranizações, seus escritos desde Sun Tzu (400 a.c.) (2006) fundamentaram uma das principais teorias dessa área, a visão baseada em recursos, que é tratada nesse trabalho. Após o entendimento das falhas dessa teoria, Teece, Pisano e Shuen (1997) sugere uma nova abordagem mais complexa e ampla que abrange os aspectos mutáveis das empresas da atualidade, as capacidades dinâmicas, que é o locus desta pesquisa. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento e acumulação das capacidades dinâmicas de uma empresa de linha branca do sul do Brasil no período entre os anos de 1952 e 2018. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa baseia-se na combinação das literaturas de gestão estratégica, visão baseada em recursos e capacidades dinâmicas para construção da revisão de literatura. Além disso, a pesquisa teve um desenho com abordagem qualitativa, dedutiva/indutiva baseada em evidências primárias e secundárias por meio de trabalho de campo e análise documental. Para isso, o design da pesquisa baseou-se em um estudo de caso unico em que se observou a realidade da “Empresa XTM” e buscou-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá o processo de desenvolvimento e acumulação das capacidades dinâmicas de uma empresa de linha branca do sul do Brasil? E, as principais motivações encontradas, neste caso em específico, foram: auxiliar a “Empresa XTM” em suas práticas gerenciais voltadas à gestão estratégica, ampliar a pesquisa na área específica da administração, a gestão estratégica, denominada capacidades dinâmicas, beneficiar a sociedade, uma vez que as ações empresariais refletem diretamente nesta e ampliar os conhecimentos do pesquisador, sendo passível, no futuro, a replicação desse estudo em outros setores. Os resultados obtidos foram: a empresa atingiu em (i) “Gestão” o nível máximo em Capacidades Dinâmicas dessa pesquisa, CD (Nível 4); em (ii) “Desenvolvimento de Produtos” o nível de Capacidades Dinâmicas foi de Nível 3 e; em (iii) “Produção” o nível máximo em Capacidades Dinâmicas dessa Pesquisa, CD (Nível 4). Completando as três variáveis analisadas.
- Análise económico-financeira, relevância e enquadramento estratégico: o caso da empresa SotkonPublication . Gomes, Fernanda Manuel Anacleto; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeCom a atual abordagem económica e situação financeira do país torna-se cada vez mais essencial, realizar análises económico- financeiras capazes de identificar as potencialidades , capacidades e recursos das empresas. Esta análise pretende testar a viabilidade económica, assim como o desempenho e solidez da mesma. O estudo de uma empresa é bastante importante para perceber como a empresa se apresenta. O presente trabalho pretende mostar como este tema é crucial para as empresas e como se pode diagnosticar a situação da empresa. O objetivo deste trabalho é a análise económica e financeira da Sotkon PT e o impacto na empresa mãe, avaliando o desempenho nos períodos de 2012 a 2016 com recurso à elaboração do mapa de fluxos de caixa, balanço funcional e cálculo dos rácios. A Sotkon PT tem bastante influência na solidez da empresa mãe. A Sotkon PT de 2014 a 2016 apresenta um diagnóstico com um bom desempenho económico financeiro comparando com a empresa mãe. Recorrendo aos métodos de análise descritos anteriormente e comparando com o setor que o grupo integra, foi possível analisar que a Sotkon em relação ao sector que se insere, acompanha os valores médios do setor e até superiores, o que quer dizer que em relação ao setor se apresenta com uma boa performance.
- O efeito da colaboração interorganizacional no capital intelectual - estudo de caso aplicado a uma empresa de construção civilPublication . Barbosa, Nádia Tatiana Baptista; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraHoje em dia, devido à complexidade das relações com entidades externas e do ambiente de negócio altamente competitivo, cada vez mais é necessário as empresas efetuarem colaborações de forma a estas sobreviverem. Embora a criação de valor possa ser vista como a motivação final para uma possível colaboração, os pesquisadores questionam o potencial da colaboração para realmente criar valor. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar os efeitos de colaborações interorganizacionais na criação e destruição do Capital Intelectual relativamente a uma PME de construção civil num determinado espaço de tempo. De acordo com o propósito do estudo, duas questões de investigação foram elaboradas: “Como é que o Capital Intelectual duma empresa de construção civil é criado ou destruído ao longo do tempo?” e “Qual o efeito que uma colaboração interorganizacional com um ator mediático exerce sobre Capital Intelectual de uma empresa de construção civil?” De forma a responder às duas questões formuladas foi realizado um estudo de caso numa única empresa de construção civil. De forma a concretizar o estudo foi efetuada uma triangulação entre os dados obtidos em entrevistas e discussões informais, análise documental e observação direta. Além disso, efetuou-se um inquérito por questionário como uma fonte adicional. O estudo de caso permitiu concluir que, a colaboração interorganizacional através dum franchising com ótima reputação provoca, a longo prazo, efeitos positivos em termos de Capital Intelectual na empresa de construção. Verificou-se que o Capital Relacional, uma das componentes de categoria superior do Capital Intelectual, foi a mais afetada positivamente na empresa. Por outro lado, no início da colaboração, houve efetios negativos relativamente ao Capital Intelectual, mais concretamente na componente Capital Humano.