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- Valorização das competências académicas no mercado de trabalho - estudo de caso: licenciatura em contabilidade e administração e o mestrado em auditoria do ISCAPPublication . Oliveira, Tiago da Rocha; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoA permanente necessidade de aquisição de novas competências por parte do indivíduo obriga a que as instituições de ensino se adaptem para poderem “ensinar” aos alunos as competências que o mercado de trabalho exige atualmente. O problema em estudo centra-se em perceber a valorização das competências académicas no mercado de trabalho e se o ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto é considerado uma instituição de ensino com prestígio. Os objetivos definidos para esta investigação baseiam-se em conhecer a opinião dos alunos e dos Revisores Oficiais de Contas relativamente à formação académica, prestígio dos estabelecimentos de ensino e, com enfoque nos cursos de Contabilidade e Administração e do Mestrado em Auditoria, lecionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). A revisão bibliográfica possibilitou a delimitação dos temas a estudar, nomeadamente o conceito de auditoria interna e externa, a profissão do Revisor Oficial de Contas, a Educação e a profissão do auditor no futuro. De forma a encontrar respostas às questões de investigação foi disponibilizado um questionário aos auditores inscritos na OROC, que se encontravam “em atividade” e que tinham correio eletrónico disponível. Também foi disponibilizado na rede social Facebook um questionário aos alunos que se encontram a frequentar o Curso de Contabilidade e Administração do Instituto de Contabilidade e Administração do Porto. Desta forma foi possível concluir que o ISCAP é um estabelecimento de ensino com prestígio, a formação académica é uma mais-valia no mundo empresarial e que os cursos superiores devem ter componentes mais práticas
- O papel da administração e da auditoria na manipulação de resultadosPublication . Vaz, Ângela Daniela da Silva; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeNos dias atuais, a relação entre as empresas e os seus investidores assume uma relevância significativa em função dos investimentos que se realizam e da necessidade de financiamento. Neste sentido levanta-se o problema, da possível manipulação dos resultados para as empresas irem de encontro às análises positivas dos seus investidores. Mecanismos de governo das sociedades e o papel da auditoria assumem-se então como relevantes para assegurar a fiabilidade da informação transmitida ao mercado. Numerosos incentivos motivam os gestores a envolverem-se na manipulação dos resultados. A teoria da agência é um deles. As áreas chave no controlo de uma organização segundo a literatura são quatro: características do conselho de administração; características do conselho de auditoria; estrutura de propriedade; o papel dos acionistas. O objeto de estudo deste trabalho diz respeito à possibilidade de manipulação dos resultados num conjunto de empresas portuguesas cotadas. Para isso foi feita uma base de estudo com 25 empresas no período com observações compreendidas entre 2013 e 2017. Foram estudadas sete variáveis como passiveis de explicar a manipulação dos resultados. Como variável dependente foi usada a diferença entre o resultado operacional e o cash flow operacional. Foi realizada uma análise de regressão múltipla que permite aferir a significância estatística de quatro variáveis explicativas. Dado que o p-value associado às referidas variáveis não ultrapassa em nenhuma os 5%, que podemos aceitar todas as variáveis do modelo.
- Designing a virtual exhibition for a Google Arts&Culture: public art, technology and intercultural communicationPublication . Costa, Hugo Miguel Moreira dos Reis; Pascoal, Sara Maria Cerqueira da SilvaO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido no estágio realizado no Centro de Estudos Interculturais relativo à recolha, tratamento e implementação de material de investigação no âmbito do projeto interdisciplinar, desenvolvido no Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios. Este projeto relaciona-se com o processo de curadoria da exposição virtual do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, através do contacto direto com a plataforma Google Arts&Culture. Num primeiro momento, a instituição onde o estágio foi realizado é introduzida, seguindo-se uma análise minuciosa do estudo das exposições virtuais, efetuada através da revisão de literatura. Num segundo momento, o projeto interdisciplinar, a plataforma Google Arts&Culture e o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso são cuidadosamente caracterizados. O segmento mais importante do relatório baseia-se na descrição da metodologia de trabalho em que consistiu o estágio no Centro de Estudos Interculturais. O relatório é concluído com uma análise dos resultados obtidos e propostas cruciais de melhoria relacionadas com o projeto.
- Difficulties in learning western and oriental languages: a comparative approach to learning german and mandarin chinesePublication . Mechsheryakova, Alexandra; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eThe following internship report aims to analyse and compare the learning difficulties underlying western and oriental languages. In this case, the first group of languages is represented by German, whereas the second group is represented by Mandarin Chinese. Regarding the report structure, it is organized in six parts. Firstly, in the introduction section, a brief contextualization of the research topic is made and the research method-ologies are defined. Secondly, in the second chapter, some general theoretical back-ground on foreign language learning, the general difficulties related to it and the role of the language teacher are given. After that, in the third chapter, a detailed characteriza-tion of the studied languages is made. Finished the theoretical part, in the fourth chapter, all the practical work performed during the internship as a language teacher is described. Further, in the fifth chapter, the results concerning the learning difficulties are presented. As last part, in the conclusion section, a summing up of the main ideas and findings is made.
