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- Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensinoPublication . Carvalho, Ana Luísa Maia de; Vieira, Vítor Macedo Antunes; Lidegran, SuzannaO presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento.
- Recurso à memória na aprendizagem de música de câmara nos primeiros graus de ensino musicalPublication . Passos, Jean-Philippe Antunes de; Vieira, Vítor Macedo Antunes; Neiva, OdeteDe modo a concluir o Mestrado em Ensino da Música, elaborei o presente relatório de estágio, constituído pelo relatório da prática de ensino supervisionada e pelo projeto de intervenção realizado na AMFF - Academia de Música Fernandes Fão. O presente projeto procura questionar a importância do uso da partitura na aprendizagem nos primeiros graus de ensino musical. A escolha desta temática deve-se ao facto de encontrar diversas vezes os alunos demasiado presos à partitura. Na minha experiência enquanto músico sempre que executava uma obra de memória sentia mais liberdade musical e empatia com o público. Apesar da sua importância, a memorização não é objeto de um trabalho muito profundo nos conservatórios e escolas de música. O presente trabalho pretende debruçar-se sobre as diferentes estratégias e métodos que podem ser utilizados durante a memorização de uma peça, quais as suas vantagens e limitações e como podem ser utilizados a fim de tornar a performance mais eficiente e segura. Trata-se de um estudo realizado com alunos de música de conjunto do II grau, que frequentam a Academia de Música Fernandes Fão. Os dados obtidos, através de audições públicas, questionários a músicos profissionais e ao público em geral, demonstram que a performance musical sem o recurso à partitura obteve uma maior aceitação por parte dos intervenientes neste estudo.
- A música de câmara: impacto da atividade no número de horas dedicadas à prática do repertório do instrumentoPublication . Fesch, Afonso Ribeiro Almeida; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Lidegran, SuzannaO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo apresentar uma reflexão sobre a prática educativa, dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo incide sobre a prática educativa e as aulas supervisionadas no Conservatório de Música do Porto. O segundo capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido na Juventude Musical do Porto, especificamente, sobre o impacto que a atividade da música de câmara pode ter nos índices motivacionais dos alunos e no número de horas dedicadas à prática do repertório do instrumento. As conclusões desta intervenção são obtidas através da distribuição de três inquéritos a dois grupos distintos de intervenientes, com o objetivo de avaliar a evolução e o impacto da música de câmara na evolução musical dos alunos.
- Relatório do estágio curricular na vitae professionalsPublication . Marinucci, Eleonora; Costa, Susana de Noronha Nascimento Leão da CunhaO relatório descreve o estagio curricular na empresa Vitae Professionals no âmbito da conclusão do Segundo Ciclo de Estudos em Tradução e Interpretação Especializadas, do Instituto de Administração e Contabilidade do Porto. As tarefas desempenhadas ao longo do estagio incluíram traduções de documentos jurídicos, documentos empresariais e anúncios de emprego em linha. O primeiro capitulo apresenta a descrição da entidade de acolhimento e a contextualização do estagio. Nos capítulos seguintes foi feito um breve enquadramento teórico para cada uma das áreas de tradução abrangidas e cada um destes é acompanhado pela analise de problemas de tradução considerados mais relevante para fins deste relatório.
- Sustentabilidade na administração pública brasileiraPublication . Lacerda, Juscélio Ricardo; Patrício, Manuela Maria Ribeiro da SilvaThe discussion on sustainable development has become an object of public and academic interest. The Federal Constitution of Brazil presents the public administration as the main responsible for sustainable policies and actions for the country’s progress. The purpose of this study is to analyze the evolution of sustainability in Brazilian public management. Investigate the current scenario for national development, its actions and achievements, as well as the commitments assumed by the public power with the internal and international community in the coming years.In this context, it is fundamental to know the multidimensional nature of Sustainability (environmental, political-legal, economic, ethical and social) and its stature of constitutional principle that governs administrative relations in the constant search for lasting well-being. Here, a new administrative law is born, whose principles and norms are influenced by sustainability, proposing safe and reliable guidelines for the performance of the public manager in the implementation of national progress. Thus, the manager for integrated development must use his purchasing power to influence the market to invest in new models of production and consumption. These are the so-called sustainable public procurement. The best proposal for public administration is the one that contains sustainability criteria with consideration of social, environmental and economic costs and benefits, in line with ethics and legality. Only a government that plans and dialogues with all sectors of society is able to ensure the right to lasting well-being for present and future generations. As a result of the work, the incentive for (sustainable) new practices in the Brazilian public administration is expected, leading it to constantly implement policies and actions aimed at building a fair, free and supportive society