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Recurso à memória na aprendizagem de música de câmara nos primeiros graus de ensino musical

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Abstract(s)

De modo a concluir o Mestrado em Ensino da Música, elaborei o presente relatório de estágio, constituído pelo relatório da prática de ensino supervisionada e pelo projeto de intervenção realizado na AMFF - Academia de Música Fernandes Fão. O presente projeto procura questionar a importância do uso da partitura na aprendizagem nos primeiros graus de ensino musical. A escolha desta temática deve-se ao facto de encontrar diversas vezes os alunos demasiado presos à partitura. Na minha experiência enquanto músico sempre que executava uma obra de memória sentia mais liberdade musical e empatia com o público. Apesar da sua importância, a memorização não é objeto de um trabalho muito profundo nos conservatórios e escolas de música. O presente trabalho pretende debruçar-se sobre as diferentes estratégias e métodos que podem ser utilizados durante a memorização de uma peça, quais as suas vantagens e limitações e como podem ser utilizados a fim de tornar a performance mais eficiente e segura. Trata-se de um estudo realizado com alunos de música de conjunto do II grau, que frequentam a Academia de Música Fernandes Fão. Os dados obtidos, através de audições públicas, questionários a músicos profissionais e ao público em geral, demonstram que a performance musical sem o recurso à partitura obteve uma maior aceitação por parte dos intervenientes neste estudo.
In order to complete my Master in Music Education diploma this internship report was written, comprising the report of supervised teaching practice and an intervention project held at AMFF – Academia de Música Fernandes Fão. The project intends to question the importance of using the score in the learning process of beginning level students. The choice of this theme is due to the fact that I often find students are too glued to the score. In my experience as a musician whenever I performed a work from memory I felt more musical freedom and empathy with the audience. Despite its importance, memorization is not the object of much work in conservatories and music schools. The present work intends to examine the different strategies and methods that can be used during the memorization of a piece, their advantages and limitations and how they can be used in order to make the performance more efficient and secure. This is a study carried out with students of music from the 2nd grade, who attend the Academia de Música Fernandes Fão. The data obtained through public auditions, questionnaires to professional musicians and the general public, show that the musical performance without the use of the score obtained a greater acceptance on the part of the participants in this study.

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Partitura Memória Motivação Violino Performance Score Memory Motivation Violin

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