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- Análise critica do modelo de cálculo de custos na contratação do serviço terceirizado: o caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado de Mato GrossoPublication . Simoni, Vera Luzia Dessanti; Silva, Amélia Cristina Ferreira da; Santos, Franklin BrasilEnquadramento: A terceirização (outsourcing) é uma prática comum nas organizações privadas desde há muito. No entanto, na Administração Pública, só mais recentemente a terceirização tem-se imposto como uma opção estratégica na gestão e controlo de custos. A disseminação e popularidades da Nova Gestão Pública na Administração Pública contribuíram de modo decisivo para uma cada vez maior aceitação e promoção da terceirização como opção alternativa à execução interna de alguns serviços ou atividades. Devido, sobretudo, às diferentes sensibilidades políticas e sociais que envolvem a questão da prestação de serviços públicos e aos problemas orçamentais que o Brasil enfrenta, o tema da terceirização tem merecido amplo destaque na literatura e na investigação científica. Objetivos: O nosso estudo tem como objetivos: (i) fazer uma análise crítica do modelo de cálculo do custo da contratação dos serviços terceirizados de Limpeza no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso - IFMT; (ii) sugerir uma alternativa de tratamento dos custos de transação relativos à fiscalização dos terceirizados. Metodologia: Tratando-se de uma investigação aplicada, que procura dar resposta a um problema concreto, a metodologia de investigação-ação apresenta-se como a opção metodológica mais adequada. Os dados foram recolhidos através de análise de legislação, análise de documentos internos, questionários diagnósticos, entrevistas aos servidores envolvidos no processo de fiscalização, cálculos estatísticos e análises comparativas. Resultados: Verifica-se que, até o momento, os custos de transação associados a todo o processo de terceirização, desde a seleção do fornecedor do serviço até o controlo e pagamento do serviço prestado, não são calculados nem considerados no processo de decisão de terceirização. Originalidade e contributo: Este trabalho é o primeiro a propor um instrumento de cálculo dos custos de transação associados ao processo de terceirização. Os resultados são úteis quer para os decisores, quer para os legisladores.
- O efeito percepcionado do capital intelectual na performance de organizações de ensino superior: um estudo aplicado ao IFMT - Campus JuínaPublication . Neris, Elaine; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraEm meio a um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações passaram a buscar vantagens competitivas nos seus recursos intangíveis como forma de sobrevivência. Assim, o capital intelectual das instituições, passou a ser considerado como importante fonte de vantagens competitivas. No âmbito das organizações de ensino superior, públicas ou privadas, a relevância deste fenômeno também não demorou a ser reconhecida, uma vez que estes estabelecimentos educacionais utilizam ativos intangíveis, isto é, capital intelectual e fomentam esse “recurso” que é utilizado por outras organizações. O objetivo principal deste trabalho é analisar as percepções dos stakeholders internos do IFMT - Campus Juína em relação à importância do Capital Intelectual do mesmo. Além disso, pretende-se também verificar o efeito deste Capital Intelectual na performance do Campus. Para sua construção foi utilizado o método de estudo de caso, o qual foi aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína, com abordagem qualitativa. Referente à coleta de dados, optou-se por valer-se de entrevistas, observação direta e análise documental. Os resultados sugeriram que as três dimensões do Capital Intelectual, sendo elas: capital humano, estrutural e relacional, são importantes de forma igual face à sua totalidade e que o CI afeta a performance do Campus. Com este estudo, pretendeu-se demonstrar a relevância do capital intelectual para as organizações de ensino superior, bem como instigar a adoção de sistemas de gestão do capital intelectual para contribuir com a performance.
- Potencialização e valorização do capital humano: um estudo de caso sobre o Técnico Administrativo e o IFG - Campos JataíPublication . Cabral, Sónia Regina de Almeida; Bandeira, Ana Maria AlvesA regulamentação das atividades do setor público exige maiores habilidades e responsabilidades aos seus servidores, bem como a inserção de novas ferramentas gerenciais que os qualifiquem para o melhor atendimento dos princípios administrativos. Com base nesta imposição legal, delimitaram-se os objetivos desta investigação, com a pretenção de verificar a existência das ferramentas de potencilaização e valorização adotadas pelo IFG - Campus Jataí e, igualmente, identificar como são aplicadas as potencializações e como são definidas as ferramentas de valorização e quais são elas, tanto financeiras como não financeiras, aos seus técnicos administrativos. Considerando tais objetivos, procedeu-se à elaboração de um estudo empírico pautado em uma metodologia predominantemente qualitativa, por meio de um estudo de caso único considerando o Campus Jataí, apresentando como subunidades da investigação o IFG e o técnico administrativo. O estudo de caso teve por base a pesquisa de documentos internos do IFG - Campus Jataí, mas também de dados externos. Quanto à coleta e à análise dos dados, foram caracterizados e categorizados quantitativa e qualitativamente para evidenciar as ferramentas de potencialização e valorização do técnico administrativo. Dos resultados alcançados, destacou-se, quanto às ferramentas de potencialização, que vários cursos são ofertados, diretamente, pelo IFG e por parceiros, de forma indireta, estes em maiores ofertas e temas direcionados à administração de forma geral. Quanto às ferramentas de valorização, as financeiras são determinadas por lei e somente alteradas por aprovação legislativa e as não financeiras podem ser desenvolvidas pelo setor de Recursos Humanos, por meio de estratégias que contribuem para o aumento da estima e da motivação. Embora o técnico administrativo não tenha, por parte da instituição, a destinação de vagas para sua potencialização em nível de pós-graduação stricto e lato sensu, fator que contribui para alavancar a sua potencialidade, existem incentivos por meio de bolsas que suprem essa deficiência. Concluiu-se que a política de benefícios, de maneira geral, é um fator motivador da manutenção do capital humano existente na instituição, considerando o tempo de serviço dos servidores técnico-administrativos em educação cuja maioria permanece na instituição até a aposentadoria.
- O setor público e a avaliação do capital intelectual: um estudo de caso no Instituto Federal de Goiás, segundo o modelo de Medição do Capital Intelectual no setor público proposto por Queiroz em 2003Publication . Rodrigues, Reila Versiane; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daA medição do Capital Intelectual, tradicionalmente composta pelos capitais humano, estrutural e relacional, é um tema incomum nas autarquias do setor público, o que originou a necessidade de pesquisar tal aspecto. No primeiro momento, foi constatada, por meio do referencial teórico, a possibilidade de aplicar um modelo para esse setor; logo, tencionou-se operacionalizar o modelo de Medição do Capital Intelectual no setor público proposto por Queiroz (2003) e informar às pessoas-chave e à gestão a existência de um método que auxilie na gestão desse conhecimento e na tomada de decisões. Para tanto, utilizou-se o estudo de caso, com aplicação de questionário on-line aos servidores da instituição pública de ensino denominada como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Itumbiara. Quanto ao tipo de metodologia, foi realizada uma análise de conteúdo conjugada com a descrição estatística das respostas obtidas. Como principal resultado, evidencia-se a operacionalização do referido método, em que a dimensão de Relações Externas, no conjunto formado por ela e Capital Humano, Organização Interna, Qualidade e Transparência, obteve a melhor pontuação, o que demonstra que a instituição cumpre com os objetivos relacionados aos stakeholders. Pelo fato de as notas finais para todas as dimensões se encontrarem abaixo da média (50%), de acordo com Queiroz (2003), gera-se um passivo intelectual. As principais limitações do estudo são o tipo de instrumento aplicado e o curto período para a coleta de dados, o que sugere entrevistas e investigações em outras instituições. Desse modo, os Institutos Federais, como autarquias da administração pública, possuem um vasto campo para investigar os elementos que permeiam o Capital Intelectual e que podem agregar valor a eles.
- A contribuição das ações de sustentabilidade ambiental para o aumento do orçamento nas organizações públicas. O caso de uma instituição de ensino superior brasileiraPublication . Carvalho, Maria Moreira de; Silva, Amélia Cristina Ferreira da; Souza, Silvano Carmo deA atual crise financeira no Brasil afeta diretamente as instituições de ensino superior (IES) públicas, especialmente ao nível do repasse do orçamento. Partindo do caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT, esta dissertação tem como objetivo geral analisar a capacidade das IES brasileiras desenvolverem estratégias de exploração dos seus recursos ambientais como meio de captar receitas complementares, sem pôr em risco a sua missão institucional. O IFMT é uma instituição pública com personalidade jurídica de autarquia federal que oferece educação técnica e tecnológica a nível de ensino médio e ensino superior no estado de Mato Grosso no Brasil. A pesquisa foi realizada mediante revisão bibliográfica via produções científicas relativas ao tema e a legislação pertinente, visando contextualizar a contabilidade pública, a sustentabilidade, a política pública ambiental existente no Brasil e a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, por meio de um estudo de caso. Para a coleta de dados, além da pesquisa documental, utilizamos o questionário com perguntas fechadas. Os documentos analisados foram os Relatórios Anuais de Gestão - RAG e as Demonstrações Contábeis – DICON, a saber: os balanços orçamentários e financeiros do IFMT relativos ao período de 2013 a 2017 e ainda documentos auxiliares sobre o consumo de energia elétrica. Foi elaborado questionário previamente testado e enviado aos gestores com o propósito de analisar a consonância da proposta de sustentabilidade da instituição com as ações efetivas e resultados evidenciados nos documentos analisados. Os resultados evidenciam que na instituição de ensino pesquisada, é possível alcançar receita ambiental pela redução do consumo de: água, energia elétrica, materiais não biodegradáveis e papel. Também foi verificado o aumento no orçamento por transferências recebidas de outros órgãos da administração pública pela participação do IFMT em eventos e projetos de pesquisas ambientais.
- A informação financeira como instrumento para tomada de decisão dos Institutos Federais de Goiás: a opinião dos contabilistasPublication . Jesus, Jean Carlos Pacheco de; Monteiro, Albertina Paula MoreiraA contabilidade evoluiu e hoje é uma ciência que, entre outras coisas, produz informações, importantes instrumentos no processo de tomada de decisão. As entidades, num mundo cada vez mais competitivo, não podem abrir mão das ferramentas que auxiliam na eficiência da gestão, sob risco de descontinuidade (Okoh & Uzoca, 2012). Essa afirmação também vale para as entidades do setor público que sofrem com a crise financeira e precisam entregar bons serviços à sociedade, com o menor gasto possível. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de analisar se os contabilistas possuem domínio operacional do sistema de informação do Tesouro Gerencial (TG) e se este permite produzir informações úteis à tomada de decisões. Também tem como finalidade analisar, na opinião dos contabilistas, os fatores que influenciam a utilidade atribuída pelos gestores dos Institutos Federais de Educação Superior (Ifes) de Goiás às Informações Financeiras (IF) na tomada de decisões. Com base numa amostra de 26 contabilistas, servidores dos institutos, os resultados indicam que mais de um terço deles tem fraco domínio do sistema do TG e dificuldades no seu manuseamento, apesar de a maioria desses profissionais entender tratar-se de um sistema capaz de produzir informação útil à gestão. Os resultados evidenciam, ainda, que existem fatores que influenciam a utilidade das IF no processo de tomada de decisões. Em relação às características individuais dos gestores, os resultados revelam, estatisticamente, que o gestor com conhecimentos em gestão atribui mais utilidade à IF na tomada de decisões, o que não acontece para o gênero, habilitações acadêmicas e experiência em gestão. Além disso, se verifica que os gestores admitidos para o cargo por competências técnicas atribuem mais importância à contabilidade e suas IF no processo de tomada de decisão. Este estudo revela-se relevante para a prática, dado que identifica os perfis dos gestores que dão importância às IF na tomada de decisões, que constitui uma importante ferramenta de apoio à gestão.
- Capital intelectual e o efeito na criação de valor público: estudo de caso no IFMT - Campus CáceresPublication . Lima, Rayonara Parente de; Vale, José António Fernandes Lopes Oliveira; Lara, Flávio LuizO capital intelectual, representado pelo conjunto de conhecimento existente nas organizações, sejam públicas ou privadas, está em evidência nesta nova era. Os efeitos decorrentes do capital intelectual vão variar a depender do tipo das organizações. Os estudos sobre a temática têm se concentrado no setor empresarial, que tem por objetivo obter lucros. Quanto às organizações públicas de ensino, não se detectou estudos sobre o efeito do capital intelectual na criação de valor público, produzido mediante bons resultados, confiança e serviços de qualidade. Neste sentido, este estudo baseado em uma perspectiva qualitativa, sobre a percepção dos stakeholders, tem por objetivo responder duas questões de investigação: 1. Qual o efeito, e como o capital intelectual influencia a criação de valor público na instituição de ensino; 2. Qual a dimensão do capital intelectual mais importante para a criação de valor público na instituição de ensino. Na busca pelas respostas foi realizado um estudo de caso único em uma instituição de ensino pública brasileira, denominada IFMT-Campus Cáceres, que oferta cursos técnicos de nível médio e superior de tecnologia e bacharelado. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, registros de arquivos e observação direta, que possibilitou uma triangulação, sendo tratados por meio de análise de conteúdo numa perspectiva longitudinal. Os resultados indicaram que os efeitos do CI na criação de valor público mais evidentes para os stakeholders na instituição de ensino são: qualidade dos serviços, melhorias e satisfação. A pesquisa também apontou que o efeito do capital intelectual no valor público decorre do efeito do capital intelectual no desempenho e coincidem com os atributos formadores de valor público. Apontou ainda, fatores existentes no ambiente organizacional que podem afetar negativamente esse processo.