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O efeito percepcionado do capital intelectual na performance de organizações de ensino superior: um estudo aplicado ao IFMT - Campus Juína

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Abstract(s)

Em meio a um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações passaram a buscar vantagens competitivas nos seus recursos intangíveis como forma de sobrevivência. Assim, o capital intelectual das instituições, passou a ser considerado como importante fonte de vantagens competitivas. No âmbito das organizações de ensino superior, públicas ou privadas, a relevância deste fenômeno também não demorou a ser reconhecida, uma vez que estes estabelecimentos educacionais utilizam ativos intangíveis, isto é, capital intelectual e fomentam esse “recurso” que é utilizado por outras organizações. O objetivo principal deste trabalho é analisar as percepções dos stakeholders internos do IFMT - Campus Juína em relação à importância do Capital Intelectual do mesmo. Além disso, pretende-se também verificar o efeito deste Capital Intelectual na performance do Campus. Para sua construção foi utilizado o método de estudo de caso, o qual foi aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína, com abordagem qualitativa. Referente à coleta de dados, optou-se por valer-se de entrevistas, observação direta e análise documental. Os resultados sugeriram que as três dimensões do Capital Intelectual, sendo elas: capital humano, estrutural e relacional, são importantes de forma igual face à sua totalidade e que o CI afeta a performance do Campus. Com este estudo, pretendeu-se demonstrar a relevância do capital intelectual para as organizações de ensino superior, bem como instigar a adoção de sistemas de gestão do capital intelectual para contribuir com a performance.
In the midst of an increasingly competitive environment, organizations began to seek competitive advantages in their intangible resources as a means of survival. Thus, the intellectual capital of institutions has come to be considered as an important source of competitive advantages. In the context of higher education organizations, public or private, the relevance of this phenomenon was also slow to be recognized, since these educational establishments use intangible assets, i.e. intellectual capital and foster this "resource" that is used by other organizations. The main objective of this work is to analyze the perceptions of internal stakeholders of the IFMT - Campus Juína in relation to the importance of the Intellectual Capital of the same. In addition, it is also intended to verify the effect of this Intellectual Capital on the performance of the Campus. For its construction, the case study method was used, which was applied at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - Campus Juína, with a qualitative approach. Regarding data collection, we opted for interviews, direct observation and documentary analysis. The results suggested that the three dimensions of Intellectual Capital, such as human, structural and relational capital, are equally important in relation to their totality and that CI affects the performance of the Campus. Through the study, we aim to show he relevance of intellectual capital to higher education organizations, as well as to instigate the adoption of intellectual capital management systems to contribute to performance.

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Capital intelectual Performance Organizações de ensino superior Estudo de caso Stakholders Intellectual capital Case study Performance Higher education organization

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