Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A aplicação da logística analítica na gestão de aprovisionamentos - uma abordagem teórica na Gestão Logística à prática corrente empresarial: caso de aplicação na empresa Auto silva Acessórios, S.APublication . Alberto, Célio Mário Ferreira; Pereira, Maria Teresa Ribeiro; Reis, FilipeEste relatório foi elaborado no âmbito de um projeto de investigação para conclusão do Mestrado em logística pela APNOR no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O projeto foi realizado na Auto Silva Acessórios SA. Na primeira fase foi abordada a importância da logística e a gestão logística como parte integradora nos aprovisionamentos. A segunda fase corresponde ao desenvolvimento da análise de aprovisionamentos, onde se fez uma revisão literária no que concerne a um levantamento de todas as equações analíticas na gestão de stocks, previsão de vendas e armazenagem. A terceira fase compreende uma descrição metodológica na recolha e tratamento de dados e a sua aplicação das equações analíticas dos aprovisionamentos para determinar o melhor modelo de gestão de stocks. Na quarta fase são demonstradas as interpretações sobre a família Bilstein e um amortecedor selecionado pelo método abc, de modo a entender a relevância dos indicadores de desempenho logístico ao longo dum ano de vendas. Isto é realizado através do cálculo dos parâmetros da gestão dos aprovisionamentos. A seguir, é efetuada uma análise crítica onde são comparadas as compras de 2016 com a Quantidade Económica a Encomendar (QEE). Concluiu-se que a QEE é um modelo de gestão de stocks mais favorável e que apresenta melhores resultados no contexto da Auto Silva Acessórios SA.
- Gestão e monitorização do economato - caso da Rangel Expresso, S.A. FedexPublication . Vieira, André Filipe Basílio; Monteiro, Sérgio Gottling Oliveira; Melo, MiguelOs grandes operadores logísticos têm de ser cada vez mais competitivos no mercado mundial. Para isso, é necessário implementar soluções eficientes que permitam reduzir os tempos e ciclos, o consumo de recursos naturais e aumentar a qualidade, a fim de superar os competidores diretos a nível mundial e conquistar os clientes – cada vez mais exigentes nos mercados mundiais globalizados. A logística mostra-se, pois, como a chave de sucesso para as grandes empresas que querem colocar o seu produto acabado em vários pontos chave no mundo e, obviamente, nos melhores mercados. Com a evolução das tecnologias, o crescimento do transporte expresso tem vindo a evoluir de forma exponencial e o e-comerce é atualmente o último segmento de negócio a implicar ajustes nas dinâmicas comerciais praticadas. Considerando a diferenciação o fator chave de sucesso, o presente trabalho ajuda a compreender a forma como a FedEx atua no mercado logístico nacional e a qualidade de serviço que oferece ao cliente expedidor, o que faz dela uma das maiores empresas do mundo no transporte de correio expresso. Este trabalho centra-se na gestão de stocks do economato da FedEx, um setor importante da empresa que garante as exportações dos clientes em embalagens próprias disponibilizadas pela empresa. Assim, um dos pressupostos do nosso trabalho foi a identificação de problemas e a necessidade de reestruturação do armazém, bem como de todos os processos internos, de modo a garantir que seria estipulado um prazo máximo de entrega de 48h após a entrada do pedido do cliente. Tal implicou o estabelecimento de orientações específicas de trabalho, a adaptação de metodologias para garantir suporte com qualidade, a reestruturação do layout do armazém e arrumação de todo o material de forma organizada e corretamente identificada, de modo a garantir a rentabilidade e aproveitamento de todo o espaço disponível em armazém. A intervenção neste segmento específico da empresa garantiu um processo que é hoje muito mais eficiente e eficaz. De facto, as entregas são agora efetuadas em 48h, a satisfação dos nossos clientes é a garantia da fiabilidade dos processos e a análise de resultados e gastos médios em tempo real permite um controlo de stock mais eficaz e um melhor aproveitamento do espaço.
- O planeamento e a gestão de rotas como meio de satisfaçãoPublication . Miranda, Sara Filipa da Rocha; Oliveira, Lia Coelho de; Peixoto, José Maria dos SantosO presente documento foi desenvolvido sob todo o mercado envolvente dos transportes, desde o software, a comunicação móvel e o serviço de tecnologia associados tendo como principal finalidade a movimentação eficiente de materiais, sugere que existem inúmeros benefícios extrapolados por um número ainda significativo de empresas. No envio e/ou recolha de mercadorias, o cálculo de custos eficazes e atempados implica processos complexos e uma coordenação extensiva entre parceiros comerciais e transportadoras. A aquisição de tecnologia é uma necessidade crucial para que tudo se processe de forma a que a empresa opere com sucesso na ou com a operação de distribuição. Para que esses benefícios sejam explanados com maior ênfase, recorrer ao estudo implícito do ambiente de uma empresa adquire um facto realista. Assim sendo, a empresa Abílio Rodrigues Peixoto & Filhos SA, mais conhecida como Casa Peixoto, serve como exemplo concreto no que toca à obtenção do software de planeamento de rotas mais vantajoso que permita aos motoristas cumprir as janelas temporais, melhorar a utilização dos veículos e controlar os custos contínuos. Todo o trabalho processasse inicialmente através da seleção de um grupo de softwares de planeamento de rotas ao dispor do consumidor no mercado para além do software já escolhido à partida pela empresa Casa Peixoto. Posteriormente, é feita uma análise dos aspetos inerentes a cada um deles e, por fim, resume-se os aspetos que cumpre ou não tendo em consideração as exigências da empresa, questionando assim a escolha inicial.