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Gestão e monitorização do economato - caso da Rangel Expresso, S.A. Fedex

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Abstract(s)

Os grandes operadores logísticos têm de ser cada vez mais competitivos no mercado mundial. Para isso, é necessário implementar soluções eficientes que permitam reduzir os tempos e ciclos, o consumo de recursos naturais e aumentar a qualidade, a fim de superar os competidores diretos a nível mundial e conquistar os clientes – cada vez mais exigentes nos mercados mundiais globalizados. A logística mostra-se, pois, como a chave de sucesso para as grandes empresas que querem colocar o seu produto acabado em vários pontos chave no mundo e, obviamente, nos melhores mercados. Com a evolução das tecnologias, o crescimento do transporte expresso tem vindo a evoluir de forma exponencial e o e-comerce é atualmente o último segmento de negócio a implicar ajustes nas dinâmicas comerciais praticadas. Considerando a diferenciação o fator chave de sucesso, o presente trabalho ajuda a compreender a forma como a FedEx atua no mercado logístico nacional e a qualidade de serviço que oferece ao cliente expedidor, o que faz dela uma das maiores empresas do mundo no transporte de correio expresso. Este trabalho centra-se na gestão de stocks do economato da FedEx, um setor importante da empresa que garante as exportações dos clientes em embalagens próprias disponibilizadas pela empresa. Assim, um dos pressupostos do nosso trabalho foi a identificação de problemas e a necessidade de reestruturação do armazém, bem como de todos os processos internos, de modo a garantir que seria estipulado um prazo máximo de entrega de 48h após a entrada do pedido do cliente. Tal implicou o estabelecimento de orientações específicas de trabalho, a adaptação de metodologias para garantir suporte com qualidade, a reestruturação do layout do armazém e arrumação de todo o material de forma organizada e corretamente identificada, de modo a garantir a rentabilidade e aproveitamento de todo o espaço disponível em armazém. A intervenção neste segmento específico da empresa garantiu um processo que é hoje muito mais eficiente e eficaz. De facto, as entregas são agora efetuadas em 48h, a satisfação dos nossos clientes é a garantia da fiabilidade dos processos e a análise de resultados e gastos médios em tempo real permite um controlo de stock mais eficaz e um melhor aproveitamento do espaço.
Large logistics operators have to be increasingly competitive in the world markets. To attain this goal, it is imperative that efficient solutions are in place in order to reduce times and cycles, the consumption of natural resources and to increase service quality to outdo direct competitors at the world-wide level, as well as to win customers, knowing that they are ever more demanding in the globalized markets. Logistics is key to success for large companies, which increasingly consider placing their finished products all over the world, mainly in the best markets. Technologic developments and the increasing demand for express transport ultimately led businesses to evolve and adjust to new standards and dynamics. With this in mind, we set out to analyze the perception of how FedEx operates in the national logistics market, as well as of the quality of service made available to the shipping customer, knowing that FedEx is one of the most reputable companies in transport and express mail worldwide. The analysis further included the stock management system. We concluded that, in order to ensure that a maximum delivery time of 48 hours after order is placed is actually feasible, several improvements had to be put in place. These included the need to restructure the layout of the warehouse, improve stock management, making sure that goods and materials are organized to take advantage of all the space available in the warehouse and correctly identified, adapt methodologies and reformulate procedures. Intervening in these areas will not only ensure customer satisfaction, but also real time inventory control, thus leading to more efficiency and effectiveness.

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ESTA VERSÃO NÃO INCLUÍ AS CRÍTICAS E SUGESTÕES EFETUADAS PELO JÚRI

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Fedex

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