Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-06"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Exportações brasileirasPublication . Silva, José Roberto Pereira da; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto; Pereira, Raquel Susana da CostaO estudo do comércio internacional é baseado em múltiplas teorias que pretendem explicar as bases e os ganhos do comércio. Um dos instrumentos analíticos que se têm apresentado mais robustos é o trazido pelo modelo gravitacional, importado da área do saber da física e da mecânica. Numa época de mundialização do comércio, com uma crescente interdependência econômica e política, países emergentes como o Brasil assumem-se como potências mundiais. As relações comerciais do Brasil com os blocos econômicos do MERCOSUL, da NAFTA e da União Europeia, elegendo como variável endógena as exportações brasileiras para os países desses três blocos no período de 2000 a 2016, pretendem ser explicadas por variáveis economicas, demográficas ou geográficas, do país de origem e dos de destino, recorrendo a um modelo gravitacional e a dados em painel. No modelo gravitacional são incluídas variáveis de atração (produção, blocos econômicos, acesso ao mar, idioma comum) e variáveis de resistência ou limitativas (distância, isolamento geográfico, crise economico-financeira). Foram utilizados quatro modelos com os dados absolutos e com dados per capta, com metódos de estimação OLS e efeitos aleatórios. Da investigação conclui-se que para o período estudado, as exportações brasileiras são influenciadas positivamente pelo comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e dos seus parceiros comerciais. O fato do Brasil pertencer ao MERCOSUL não se mostrou como fator determinante para a dinâmica das exportações, decorrente das condições de debilidade das economias parceiras do bloco; com efeito, a evolução das exportações brasileiras parece estar mais ligada ao conjunto de países pertencentes a outros blocos econômicos como a União Europeia e a NAFTA. A distância, a crise pós-2008 e o isolamento de pequenas economias insulares são fatores dissuasores das exportações brasileiras. A existência de fronteira marítima e o idioma comum nos países de destino afiguram-se como potenciadores das exportações brasileiras.
- Dimensionamento da força de trabalho nas Instituições federais de Ensino Superior no Brasil estudo de caso aplicado à Universidade Federal do Triângulo MineiroPublication . Botta, Marcos César Eugênio; Morais, José Carlos Pereira deO Ministério da Educação Brasileiro, mediante o decreto 5.825, estabeleceu diretrizes a serem cumpridas pelas Instituições Federais de Ensino Superiores (IFES) no país. Dentre elas, uma que estabelece a necessidade de se fazer um dimensionamento da força de trabalho. Trata-se de um processo que identifica quantitativamente e qualitativamente a força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos, considerando vários fatores. O processo de dimensionamento estabelece uma matriz que mostra a distribuição ideal da força de trabalho para os diversos ambientes da organização. A presente dissertação consiste num estudo de caso aplicado à UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que criou uma metodologia que consegue demonstrar a quantidade de servidores técnico administrativos necessários para ocupar os seus ambientes, cumprindo as diretrizes do decreto. Foi demonstrada a metodologia, e mostramos se tem surtido efeitos positivos para a organização e se os resultados obtidos estão sendo aplicados atualmente. Os resultados provenientes da ferramenta têm sido utilizados, pois subsidia por exemplo, a alocação de pessoal quando do surgimento de uma nova vaga, pode contribuir com processos de capacitação, movimentação de pessoal, entre outros. Há também um registro detalhado da força de trabalho e dos diversos ambientes organizacionais da Instituição. Nesta pesquisa recorremos a uma consulta no site da Instituição, à realização de uma entrevista realizada com a Pró-Reitora de Recursos Humanos e a um questionário aplicado a servidores que trabalham diretamente com os resultados obtidos. Notou-se que o dimensionamento de pessoal na UFTM se tornou uma ferramenta de gestão para a área de recursos humanos, pois percebeu-se que vai além da determinação de quantitativo de pessoal, podendo contribuir em vários outros processos de trabalho, tendo surtido efeitos positivos para a Universidade. Ficou evidente no estudo a dificuldade em atender todas as demandas apresentadas, porém a metodologia para o trabalho de dimensionamento na UFTM proporciona análise técnica para essa tarefa e pode ser usada por qualquer organização. O estudo propõe ainda algumas melhorias que foram identificas pelo pesquisador e que podem ser adotadas no intuito de aperfeiçoar os procedimentos que geram os resultados utilizados pela gestão.
- Motivação e satisfação na administração públicaPublication . Carvalho, Júlio César de; Morais, José Carlos Pereira deA motivação e a satisfação no trabalho tem sido alvo de incalculáveis pesquisas na área de ciências humanas e sociais. O grande desafio para o gestor é descobrir como manter as pessoas motivadas e satisfeitas em seu ambiente de trabalho, visto que os seres humanos são diferentes uns dos outros, as situações no trabalho diferem de empresa para empresa, de um país para outro, tornando-se assim um procedimento árduo, contínuo e laborioso. A presente investigação delimitou como tema, a motivação e a satisfação no trabalho. Concebeu objetivo geral desta pesquisa, analisar quais fatores determinam a motivação e o nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos federais administrativos do Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Reitoria. A metodologia aplicada neste inquérito foi o estudo de caso, quantitativo, descritivo, transversal. Foi realizada a revisão da literatura, resultando no referencial teórico sobre os fatores considerados determinantes para a motivação e a satisfação. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários, validados cientificamente, aos 125 servidores. O primeiro, fundamentado nos estudos de Rego (2000, 2002), para analisar a motivação, apoiado na teoria de McClelland, motivos (sucesso, afiliação e poder), e o segundo, em Siqueira (2008), para medir o nível de satisfação no trabalho através das cinco dimensões (colegas de trabalho, chefia, salário, promoções e natureza do trabalho) obtendo 69,60% de respostas. Os dados foram tabulados e analisados utilizando a estatística descritiva para os cálculos (média, desvio padrão, intervalo de confiança, correlação, coeficiente de variação, variância e percentil). Os resultados revelaram que o fator motivacional mais determinante no perfil dos servidores é o afiliativo e entre as cinco dimensões da satisfação no trabalho, prevaleceram a satisfação com os colegas e com a chefia.
- Responsabilidade social sob a ótica da transparênciaPublication . Lopes, Fabiane Costa; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Barros, Carlos Lourenço Moreira deAs práticas de responsabilidade social representam uma importante ferramenta de gestão para transparência de ações nas instituições públicas de ensino. Por isso, a presente investigação tem como objectivo analisar as informações constantes nos Relatórios de Gestão Anuais, de divulgação obrigatória, e do “IFTM em Ação”, de divulgação voluntária, ambas publicadas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), sobre os aspectos da responsabilidade social, transparência e sustentabilidade entre os anos de 2013 a 2016. Estabelecemos uma inter-relação com o relatório de sustentabilidade, versão G4 da GRI, para comparabilidade dos dados técnicos aplicáveis. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se concentrou no estudo de caso, se enquadrando como descritiva, exploratória e qualitativa. Para a coleta dos dados foi adotada a técnica de análise documental e para análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo. Por fim, conclui-se que o IFTM, apesar de não publicar formalmente um relatório de sustentabilidade, assume uma postura transparente de instituição socialmente responsável aos seus stakeholders apresentando cerca de 70% de suas informações aplicáveis aos conteúdos de um relatório de sustentabilidade padrão GRI-G4.
- Perfil do empreendedor social brasileiroPublication . Carneiro, Daniela Abadia; Bernardino, Susana Jacinta QueirósO empreendedorismo social configura-se como um fenômeno recente que tem atraído a atenção de diversos pesquisadores. O estudo realizado parte de uma pista de investigação futura apontada por Bernardino (2013) em sua tese de doutoramento realizada em Portugal, no qual a autora indentifica o perfil do empreendedor social português e propõe a realização de estudos semelhantes em contextos empíricos diferentes. Sendo assim, o presente trabalho objetivou identificar o perfil do empreendedor social brasileiro e compará-lo ao perfil do empreendedor social português. Utilizou-se uma abordagem exploratória, descritiva e de natureza quatitativa. A amostra utilizada foi não probabilística e por conveniência, sendo a pesquisa realizada através de um questionário aplicado online a empreendedores sociais que utilizam plataformas de investimento coletivo (crowdfunding) no Brasil. Os dados foram tabulados utilizando o software SPSS. Os resultados obtidos permitiram caracterizar os negócios sociais brasileiros. Em relação ao o perfil psicográfico, identificou-se que dentre os traços de personalidade analisados, a agradabilidade, abertura a experiências e extroversão tem influência positiva sobre a iniciativa social. Quanto ao perfil demográfio dos empreendedores sociais, com exceção do gênero, que não apresentou diferenças estatisticamente significativas, a idade, o nível de formação, a área de formação, a situação ocupacional anterior e o setor de proveniência dos indivíduos são variáveis que podem influenciar um indivíduo na decisão de empreender socialmente. Já as motivações que influenciam a iniciativa, estão relacionadas a afiliação com uma comunidade e objetivos de caráter pessoal. Em relação à percepção da viabilidade da iniciativa, os resultados demonstram que a percepção das capacidades pessoais do indivíduo é tida como o fator mais importante para a criação da iniciativa, enquanto a percepção da favorabilidade do contexto externo representa menos significância. Por fim, foi feito um estudo comparativo entre os empreendedores sociais portugueses e brasileiros, assinalando as principais semelhanças e diferenças entre os perfis dos mesmos.
- Gestão documental acadêmicaPublication . Leite, Maria Denilce Alves Teixeira; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deA educação evolui para atender as demandas sociais e, concomitantemente, as práticas de gestão escolar acompanham este desenvolvimento. A gestão escolar é baseada nos clássicos da Teoria Geral da Administração, contudo, difere da empresarial por apresentar particularidades e complexidades que são típicas de uma organização educacional. Considerando a transformação da administração escolar para gestão escolar com a finalidade de dar resposta à sociedade contemporânea, a organização de uma instituição educacional tem um grande envolvimento com a gestão documental, uma vez que, as instituições acadêmicas são produtoras, receptoras de documentos, cuidam da preservação e da guarda dos registros acadêmicos, processos considerados muito importantes para a instituição. Neste sentido, esta pesquisa problematiza a gestão escolar e seus processos documentais. O estudo realizado teve como objetivo conhecer a gestão documental acadêmica e o impacto dos serviços da Coordenação de Controle e Registro Acadêmico na gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Minieiro – IFTM Campus Patos de Minas. Como recurso metodológico utilizou-se o Estudo de Caso e o método da triangulação de dados. A pesquisa empírica caracterizou-se por utilizar os mo-delos quantitativos e qualitativos de recolha de dados por meio de questionários aplicados aos alunos e servidores e entrevistas aplicadas aos gestores. Os resultados obtidos comprovam a importância dos serviços de gestão documen-tal e afirmam o impacto positivo dos serviços da Coordenação de Controle e Registro Acadêmicos, além de considerá-los ferramenta de gestão para o IFTM Campus Patos de Minas.
- Gestão da comunicação interna no Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Alves, Patrícia; Morais, José Carlos Pereira deA comunicação interna organizacional representa um fator preponderante para aumentar a integração das informações e dos seus colaboradores envolvidos. Ela não tem mais como principal função somente repassar mensagens, mas sim propagar valores, crenças e a identidade da organização para seu público interno. A pesquisa desenvolvida delimitou como tema a comunicação interna de uma organização, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O objetivo deste estudo foi levantar as dificuldades e desafios encontrados pelos responsáveis da área de comunicação social do Instituto Federal do Triângulo Mineiro na gestão da comunicação interna. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso, com análise dos dados através de uma abordagem qualitativa. Como ferramenta de coleta de dados recorreu-se à técnica da entrevista semiestruturada aplicada aos responsáveis da área de comunicação dos nove Campi da Instituição e Reitoria. A análise de conteúdo foi o método usado para descrição e interpretação dos dados e os resultados possibilitaram identificar algumas dificuldades relacionadas aos fluxos, barreiras físicas e hierárquicas, rumores e principalmente a falta de uma cultura de comunicação que impedem uma comunicação interna eficiente. Por fim foram propostas ações estratégicas visando melhorar os processos comunicativos para o fortalecimento da comunicação interna no âmbito do IFTM.