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- "Ali, onde não sou" - a busca do eu num tempo não vivido: a adesão afetiva do autor na construção mnésicaPublication . Couto, Ricardo Fernando Teixeira; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Nogueira, PatríciaO cinema reflete a relação emocional entre ser humano e Tempo. Tal relação transcende a tangibilidade. Através do cinema, o autor pode interpelar um tempo não vivido mas ao qual emocionalmente adere. Esta dialéctica temporal revela um relacionamento de dimensão social e política, logo, de identidade. A conetividade entre esses dois tempos, o interpelado e o do momento a partir do qual é feita tal interpelação, inicia um diálogo, de mútua contaminação, entre memória individual e memória coletiva. A pessoalidade eleva-se à esfera social. Pode a afetividade pessoal contribuir para a percepção coletiva de um evento histórico? De que forma a imaginação autoral contribui para a a superação do vazio da existência? E qual a influência da memória coletiva no estabelecimento de uma representação interna de um determinado acontecimento? A relação do autor com as suas representações internas de um determinado evento histórico não vivido servem como ponto de partida para uma abordagem de reflexão ontológica sobre conceitos como a percepção emocional do Tempo e a tentativa de estabelecer uma participação afetiva, nomeadamente através da expressão cinematográfica.
- Teatro físico: foco na linguagem corporal no processo interpretativo: estágio na Companhia Produções Suplementares com o encenador Lee BeagleyPublication . Rosas, Marta Pinheiro Ferreira; Binyon, Claire Margaret; Beagley, LeeEste relatório pretende evidenciar o trabalho desenvolvido durante o estágio na Companhia Produções Suplementares sob a orientação do encenador Lee Beagley. Era meu foco, nesta pesquisa, desenvolver enquanto intérprete o corpo como meio primordial de comunicação e para tal procurei pesquisar bibliografia referente ao termo Teatro Físico, assim como companhias e autores que desenvolveram trabalhos neste sentido. O estágio tinha como objectivo central pesquisar a linguagem corporal, voz, postura, locomoção, consciência na relação do corpo com o espaço, contracena na construção de personagem e criação de cena teatral no âmbito de ensaios desta companhia. Era também meu objectivo identificar influências de Teatro Físico no trabalho desenvolvido por Lee Beagley nas suas criações cénico-teatrais. Desta forma, pretendo, numa primeira fase, descrever e reflectir sobre uma experiência teatral académica com este encenador – o espectáculo “Ressurreição: Linhas de Vida”, que funcionou como um projecto pré-estágio e sobre todas as formações e experiências que tive a possibilidade de realizar durante o Mestrado que funcionaram como complemento para esta pesquisa. Numa segunda fase irei descrever os espectáculos que integrei durante o estágio nesta companhia – são eles “Idiota”, uma adaptação do livro “O Idiota” de Dostoiévski e “Sonho de S. João” uma adaptação da peça “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare.
- O espaço como a permanência física da representação da memória, num contexto cinematográficoPublication . Martins, Bianca Giselle Pepe; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Nunes, Pedro SenaO léxico da memória é um sistema complexo, cuja forma em constante mutação depreende uma influência bastante significativa no indivíduo ou comunidade que a alberga. Analisando a situação de duas comunidades que habitaram em tempos diferentes o mesmo lugar, pretende-se associar os conceitos de memória e espaço, percebendo como os mesmos influenciam o processo de definição de identidade individual e coletiva. A definição do espaço como elemento que molda a formação identitária, ocorre principalmente pela via da construção mnésica que sobre ele é atribuída, operando este como lugar de memória, ou seja, pretende-se explicitar neste ensaio as várias dimensões do espaço como conceito, atribuindo a este uma definição tanto material como simbólica. A análise destes conceitos deve ser enquadrada a partir da sua representação fílmica, sendo a figuração da memória e do espaço em cinema, temas vastamente explorados a partir de um prisma que muitas vezes os relaciona. Desta forma, irá proceder-se ao entendimento de como o espaço pode servir como meio de expansão da mensagem do filme e apoio à representação de uma dimensão emocional, através da análise de filmes que exploram esta temática de forma especialmente notória. Concluindo, pretende-se com este ensaio enquadrar a relação de espaço, memória e identidade de um ponto de vista teórico, de modo a sustentar a definição do documentário realizado e ao mesmo tempo relacionar os mesmos com o meio fílmico, de maneira a entender como estes atuam como um símbolo eficaz à construção da mensagem da obra.
- A dinâmica do planeamento, gestão e execução do orçamento Relatório de Estágio no Departamento Financeiro do Regimento de Transmissões - Exército portuguêsPublication . Oliveira, Luísa Maria da Costa; Silva, ArmandoO presente relatório tem como base o estágio curricular que decorreu no departamento financeiro do Regimento de Transmissões, unidade pertencente ao Exército Português, com a duração de 6 meses e decorreu desde 3 de novembro de 2014 até 1 de maio de 2015. O objetivo com a realização do estágio é a aquisição de competências teórico-práticas em ambiente empresarial tendo em vista o desempenho de uma atividade profissional no âmbito das finanças. Ao longo do estágio as principais funções desempenhadas foram nas áreas de contabilidade, controlo de gestão, gestão orçamental, Planeamento e controlo interno. O objetivo do relatório é fazer uma elucidação do conteúdo prático do estágio, tornando necessária uma breve explicação dos principais conceitos, estudos publicados e bibliografia. Neste âmbito e por força da Reforma da Administração Financeira do Estado e do Plano Oficial de Contabilidade Pública é apresentada a importância de um sistema ERP, nomeadamente do SIG para a gestão, Planeamento e controlo orçamental de uma entidade do Ministério da Defesa Nacional, bem como descrito pelos normativos legais vigentes, o processo de despesa e receita inerente, dando ainda enfoque ao importante Planeamento orçamental e à Prestação de Contas que tanto contribuem para a correta gestão dos dinheiros públicos. Por último, é elaborada uma descrição detalhada das tarefas/atividades desempenhadas ao nível do Planeamento orçamental, Prestação de Contas à DGO, e feito um escrutínio de todo o processo de despesa e receita inerente à dinâmica orçamental de qualquer entidade pública.