Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-13"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- “Primavera de Piano – Portimão 2016” - Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de músicaPublication . Leite, Sérgio Ricardo Alves; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Resende, EduardoEste trabalho incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o projeto de intervenção implementado na Escola Básica e Secundária da Bemposta. Procurou-se, para além da informação relevante, a elaboração de uma reflexão sobre a prática educativa e os respetivos processos de lecionação e aprendizagem envolvidos. Neste trabalho é possível encontrar informação relevante sobre as instituições que acolheram o autor para a realização do estágio e do projeto de intervenção, a organização da prática educativa supervisionada com as respetivas planificações, as caracterizações dos alunos, a descrição das aulas observadas e algumas reflexões sobre a referida prática. É também disponibilizada toda a informação sobre o projeto de intervenção Primavera de Piano – Portimão 2016 desde a sua conceção à realização. Neste projeto estavam inerentes os objetivos de desenvolvimento, nos alunos, de hábitos de audição de música erudita e de ida a concertos ao vivo, de sensibilização dos encarregados de educação para a participação nas atividades dos seus educandos e de motivação dos alunos para o estudo do instrumento. Adicionalmente, através da implementação de questionários durante e após a realização do evento, pretendeu obter-se informação que permitisse compreender a motivação dos alunos para a realização deste tipo de atividades, a frequência com que o fizeram, e se as mesmas lhes causaram algum impacto positivo para o seu futuro. De igual modo, perceber também qual a assiduidade dos encarregados de educação nas atividades desenvolvidas, qual a regularidade da população em concertos ao vivo e qual a sua perceção relativamente à atividade cultural circundante. Os resultados obtidos revelaram a pertinência e a relevância da implementação de um projeto desta natureza.
- Música para todos: o valor de um sorrisoPublication . Machado, Francisca de Assis Pessanha Madureira Pinto; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO presente trabalho é referente ao Relatório de Estágio integrado no Mestrado em Ensino da Música. É um trabalho prático-reflexivo que se encontra dividido em três capítulos. No terceiro capítulo está descrito o Projeto de Intervenção sobre o II Encontro Regional da Orquestra Geração, que decorreu na cidade de Coimbra, nos dias 19 e 20 de março de 2016, e, cujo principal desígnio foi a promoção da alquimia social e do intercâmbio cultural através da Música. A Orquestra Geração, projeto implementado em Portugal no ano de 2007, e inspirado na metodologia do El Sistema, tem como objetivo central, o envolvimento educativo de crianças e jovens oriundos de contextos sociais carenciados, nos quais possam ocorrer situações de marginalidade e fragilidade do tecido familiar. Visa a integração social, através da prática intensiva de orquestra. A Orquestra Geração tem assumido, em Portugal, um papel marcante na aproximação e motivação das famílias dos alunos, no sentido da sua integração progressiva nas atividades desenvolvidas pela orquestra, contribuindo, desta forma para o alargamento do seu espectro de ação, responsabilizando todo o agregado familiar na obtenção dos resultados esperados. Delineada a problemática, foi elaborado um estudo que pretende focar-se , especificamente, na importância que os estágios de orquestra assumem na valorização da autoestima das crianças e jovens, através da realização musical. Para tal fim, foram administrados questionários, enquanto técnicas de inquérito, aos intervenientes no II Encontro Regional (alunos, professores e encarregados de educação). Recolhidos os resultados, foram aferidos dados quantitativos, sendo estes, posteriormente, analisados e interpretados, do ponto de vista do seu conteúdo qualitativo. As conclusões apontam para a confirmação dos efeitos positivos do Projeto de Intervenção implementado, e do reforço da autoestima, sobretudo, ao nível dos alunos envolvidos.
- A implementação da utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de violinoPublication . Sousa, Vítor André Vidal Castro de; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO presente Relatório de Estágio foi realizado no contexto de Mestrado em Ensino da Música, tendo como propósito ser uma reflexão da prática pedagógica supervisionada e também uma apresentação do Projeto de Intervenção elaborado e aplicado. Na primeira parte do trabalho, capítulos I e II, é apresentado o contexto onde decorreu o estágio, sob orientação das professoras Marta Eufrázio (Supervisora) e Suzanna Lidegran (Cooperante), e feita uma reflexão sobre o mesmo. O terceiro capítulo visa a avaliação do impacto de uma plataforma virtual como ferramenta de apoio ao estudo e à aprendizagem do Violino, pretendendo desse modo ser uma reflexão sobre impacto das novas tecnologias em contexto educativo. Procurando sempre estratégias e soluções que possam melhorar o ambiente educativo, acredito que esta ferramenta pode ampliar a transmissão de conteúdos a aprender para fora da sala de aula tentando, dessa forma, apoiar o estudo individual do aluno.
- Motivação para a aprendizagem de ferramentas de utilização do arcoPublication . Moreira, Sara Elisabete Teixeira; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Pereira, AnnaEste relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música. O relatório tem por base toda a informação recolhida ao longo de um ano letivo de estágio – 2015/2016 – no Conservatório de Música de Vila do Conde, onde as aulas foram observadas e lecionadas, na disciplina de instrumento (violino), na classe da Professora Cooperante Anna Pereira. Além desta informação, este relatório também contém o projeto de intervenção que executei com a minha classe de violino do Conservatório de Música de Barcelos e com a classe de violino e violeta da Professora Anna Pereira, que também leciona neste estabelecimento de ensino. Durante o trabalho proposto para este ano, pude concretizar um Projeto de Intervenção intitulado Motivação para a aprendizagem de ferramentas de utilização do arco, realizado no Conservatório de Música de Barcelos, cuja problemática, tanto nos alunos da minha classe, como nos alunos com os quais estagiei este ano, tentou focar um problema que é imperativo tentar melhorar: a técnica do arco. A aprendizagem da técnica do arco é uma das etapas mais complexas da formação dos jovens violinistas tornando-se, também, uma fase muito complicada em termos de motivação para os alunos e necessariamente morosa para que possa ser consolidada. Em termos metodológicos, este projeto aborda a fundamentação teórica em torno da motivação e realiza um estudo de âmbito qualitativo, através da utilização de técnicas de inquérito, consubstanciado em dois inquéritos aos alunos participantes: um no início do projeto, outro no final do mesmo. Foi realizada a análise dos dados recolhidos e aferidos os resultados. Concluiu-se que o trabalho de grupo sobre os exercícios do arco tem uma influência muito benéfica para os resultados de excelência do processo Ensino-Aprendizagem. Nesse sentido, foi demonstrado que a motivação dos alunos aumentou e produziu bons resultados, em função do presente projeto de intervenção.
- A pertinência dos conteúdos e matérias de produção áudio e musical na elaboração de um currículo de ensino especializado da músicaPublication . Azeredo, João Maria Soares Pote Perry; Marques, José Telmo Rodrigues; Pereira, Francisco António; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste trabalho é referente ao Relatório de Prática Educativa integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Este pretende ser um relatório reflexivo sobre a docência da música, os seus desafios e problemas, na perspectiva da implementação de novas ofertas educativas na área do jazz no ensino especializado das artes. Para além da contextualização e da reflexão sobre a Prática Educativa Supervisonada, aborda ainda um projeto de intervenção realizado no Conservatório, que relata e analisa uma atividade realizada para os alunos do curso de Jazz desta instituição intitulada de “workshop de produção”. O objeto de estudo deste projeto consiste na pertinência dos conteúdos e matérias de produção áudio e musical na elaboração de um currículo de ensino especializado da música mais rico e preparado para os desafios profissionais dos dias de hoje. A metodologia seguiu a aplicação da técnica de inquérito de questionário aplicado aos alunos participantes no Workshop de produção. As conclusões apontam para a constatação da existência de uma falha na oferta curricular no que diz respeito a conteúdos e matérias de produção áudio nesta área, pois embora existam disciplinas que visem trabalhar estes conteúdos, e após uma análise cuidada do currículo dos participantes, deveriam existir mais projetos e atividades interdisciplinares de caráter prático e teórico que levassem os alunos a relacionar conhecimentos e a criar relações interdisciplinares, desenvolvendo deste modo um currículo mais sólido e diversificado sem o acréscimo de novas disciplinas.