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- Processo de transição do sistema de acreditação para o sistema de certificação de entidades formadoras, segundo o referencial normativo da DGERT: o caso da Iconefile, Formação & Consultoria Lda.Publication . Ramos, Arminda Cristina de Faria; Martins, DoraEste trabalho tem como objetivo intervir na área dos Recursos Humanos, especificamente no subprocesso Formação & desenvolvimento. Neste sentido identificamos a Iconefile formação & consultoria Lda como Entidade Acolhedora do Projeto. O diagnóstico permitiu identificar como potencialidade de intervenção a preparação do processo de transição do sistema de acreditação para a certificação, segundo a metodologia da DGERT. Considerando os requisitos definidos no Guia de Certificação de Entidades formadoras, versão 2:11 da DGERT, procedeu-se ao diagnóstico da entidade acolhedora, seguindo-se a configuração da potencialidade identificada, o planeamento estratégico e operacional da estratégia. Terminamos com a avaliação e validação do projeto com recurso a auditoria interna, uma vez que a concessão da certificação pela DGERT não será possível antes de fevereiro de 2015. Os resultados da auditoria interna permitiram concluir a eficiência e eficácia do planeamento e da implementação, dado que evidenciaram a inexistência de não conformidades no projeto de intervenção. Sendo a finalidade deste projeto garantir que a Iconefile, até dezembro de 2014, cumpre com os requisitos necessários para a transição do Sistema de acreditação para a Certificação de acordo o Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras da DGERT, consideramos que o trabalho desenvolvido permitirá a concessão da Certificação e assegurará a qualidade e excelência do serviço prestado pela entidade acolhedora deste projeto de intervenção em RH.
- Mobile learning: recetividade e predisposição do ensino superior para a sua utilizaçãoPublication . Sousa, Andreia Glória Morais de; Pinto, MárioA evolução dos dispositivos móveis e a mudança de paradigma educacional, permitiu o surgimento de um novo conceito no processo de ensino e aprendizagem, o mobile learning. O mobile learning pode ser visto como um conceito multidisciplinar, dependendo da perspetiva de cada autor, pois ainda não existe um consenso em relação à definição do conceito. No entanto, todos os autores concordam que o mobile learning consiste na aquisição de conhecimento ou competência através do uso de tecnologias móveis, em qualquer lugar e momento. A presente investigação, de natureza exploratória, pretendeu estudar a receptividade e predisposição dos estudantes e docentes do ensino superior para com a utilização do mobile learning, uma vez que o ensino superior parece ser o ambiente ideal para a realização deste estudo. Por um lado, devido à democratização dos dispositivos móveis, por outro, porque o Instituto Politécnico do Porto pretende vir a implementar um projeto de mobile learning, enquadrado no e- IPP. Deste modo, para a concretização desta investigação, foi realizada uma revisão bibliográfica exaustiva que serviu de base de sustentação para todo o trabalho, complementada com um questionário, de forma a dar resposta às questões de investigação. Depois de recolhidos todos os resultados obtidos através do questionário, procedeu-se à análise e discussão mesmos, bem como às respectivas conclusões.