Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Exploração de requisitos técnicos exigidos pelo repertório de música contemporânea para fagotePublication . Oliveira, Virgílio Maia; Coimbra, Daniela da Costa; Silva, Pedro Faria daDesde meados do século XX, a música ocidental passou por diversas correntes de escrita, nalgumas das quais exploraram vários efeitos não convencionais na prática fagotística, tais como bisbigliandi, multifónicos, glissandi, entre outros. O objectivo deste trabalho é o de contribuir para um melhor entendimento de alguns destes efeitos explorando, através da criação de exercícios específicos, recursos técnicos que permitem o seu desenvolvimento e assim permitir uma melhor compreensão, estudo e domínio do instrumento. Desta forma, realizou-se, numa primeira parte entrevistas a alguns dos mais conceituados fagotistas da actualidade, a fim de apurar a como abordam as técnicas contemporâneas de fagote. Na segunda parte do presente estudo descreveram-se algumas das principais técnicas usadas pelos fagotistas na recriação dos efeitos requeridos pelos compositores. Finalmente, uma componente fortemente musical segue as descrições. Esta é composta por diversos exercícios desenhados para o efeito desta investigação, bem como pela apresentação de estudos de fagote que foram compostos para permitir uma melhor compreensão e exploração de formas de aperfeiçoamentos dos recursos e técnicas utilizadas na prática contemporânea do fagote.
- Olivier Messiaen: vingt regards sur l´Enfant-Jésus: uma contemplação religiosaPublication . Dias, Tiago Soares; Coimbra, Daniela da CostaO objecto de estudo do presente trabalho é o de realizar uma aproximação espiritual à linguagem de Olivier Messiaen bem como uma contemplação religiosa, a partir da análise da sua obra para Piano, Vingt Regards sur l’Enfant-Jésus. Obra de grande envergadura do repertório pianístico, composta entre 23 de Março e 8 de Setembro de 1944, compreende um ciclo de 20 peças com mais de duas horas de duração. Música pensada para o piano, esta escrita pianística por excelência, representa um corpo único e homogéneo na qual encontramos as características habituais da linguagem de Messiaen. Contudo, toda a concepção e intenção temática da obra são profundamente religiosas, tal como refere Messiaen: retrata a realidade da “contemplação do Menino-Jesus no presépio e os olhares que surgem sobre ele”. O método adoptado nesta investigação foi estabelecido de modo a permitir aprofundar o conhecimento da obra e criar ideias ou recursos que possam ser aplicados na sua interpretação musical. Para tal, foram consultados registos bibliográficos relativos ao assunto em epígrafe e realizadas entrevistas a entidades que directa ou indirectamente privaram com o compositor. Procura-se assim a sistematização de conhecimentos e o desenvolvimento artístico no leitor. O estudo exaustivo da obra permitiu-nos obter uma visão mais completa e conceptual da mesma, bem como da respectiva componente espiritual subjacente. Este documento pretende ainda oferecer aos executantes, à comunidade académica e aos entusiastas da música de Olivier Messiaen, um resumo da investigação sobre a vida e obra do compositor, apresentando uma visão sobre os Vingt Regards sur l’Enfant-Jesus que proporciona a abertura de novas direcções para futuras investigações e interpretações sobre a mesma.