ESS - CEMAH – Centro de Estudos do Movimento Humano
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESS - CEMAH – Centro de Estudos do Movimento Humano by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 145
Results Per Page
Sort Options
- Comfort and functionality of pregnant women's feet study of kinetic parameters with silicon insolesPublication . Marques, Alda; Gonçalves, Pedro; Santos, Rubim; Vilas Boas, JoãoAs gestantes, fruto das suas alterações fisiológicas e biomecânicas, constituem uma população de risco relativamente a dores ou lesões do sistema músculo-esquelético, nomeadamente, nos membros inferiores e coluna. Os objectivos deste estudo consistiram em avaliar: (i) a dor e o conforto dos pés durante a marcha: sem o uso de qualquer palmilha nas gestantes e no grupo de controlo; com a aplicação de uma palmilha de retropé e com a aplicação de uma palmilha completa (nas gestantes); (ii) a distribuição das pressões plantares e, (iii) as forças de reacção do solo nas mesmas condições experimentais. Avaliámos ainda a duração das diferentes fases do ciclo de marcha nas gestantes, com e sem palmilhas, e no grupo de controlo, sem o uso de palmilha. Os nossos resultados mostraram que: (i) as gestantes demoram mais tempo a completar a fase de apoio da marcha, (ii) têm um aumento significativo de dores nos pés, face ao grupo de controlo, (iii) as gestantes sentem menos dor e mais conforto quando realizam marcha, com palmilhas, especialmente com a palmilha completa, (iv) a palmilha completa redistribui as forças, diminui os valores de pressão e aumenta a área de contacto do pé com o solo. Os nossos resultados sugerem que, o uso da palmilha completa de silicone, durante a marcha, pode ser eficaz na melhoria da sintomatologia dolorosa e no aumento do conforto da grávida.
- Comparative analysis of the ground reaction forces, during the support phase, in a group of pregnant women on their 3rd trimester of pregnancy and in a group of not pregnant womenPublication . Santos, Rubim; Gil, Belandina; Marques, Alda; Vilas Boas, João; Silva, JoséTo analyze and compare the Ground Reaction Forces (GRF), during the stance phase of walking in pregnant women in the 3rd trimester of pregnancy, and non pregnant women. 20 women, 10 pregnant and 10 non pregnant, voluntarily took part in this study. GRF were measured (1000 Hz) using a force platform (BERTEC 4060-15), an amplifier (BERTEC AM 6300) and an analogical-digital converter of 16 Bits (Biopac). The study showed that there were significant differences among the two groups concerning absolute values of time of the stance phase. In what concerns to the normalized values the most significant differences were verified in the maximums values of vertical force (Fz3, Fz1) and in the impulse of the antero-posterior force (Fy2), taxes of growth of the vertical force, and in the period of time for the antero-posterior force (Fy) be null. It is easier for the pregnant to continue forward movement (push-off phase). O smaller growth rates in what concerns to the maximum of the vertical force (Fz1) for the pregnant, can be associated with a slower speed of gait, as an adaptation strategy to maintain the balance, to compensate the alterations in the position of her center of gravity due to the load increase. The data related to the antero-posterior component of the force (Fy), shows that there is a significant difference between the pregnant woman’s left foot and right foot, which accuses a different functional behavior in each one of the feet, during the propulsion phase (TS).
- Análise das forças de reação do solo e atividade eletromiográfica do membro contra-lateral durante a fase de transição entre passosPublication . Pinheiro De Sousa, Andreia Sofia; Tavares, João Manuel R.S.; Sousa, Filipa; Santos, Rubim; Carvalho, Paulo; Mendes, EmíliaA procura dos mecanismos associados ao dispêndio energético durante a marcha tem sido uma questão pertinentemente discutida. As teorias da marcha dinâmica e do modelo de pêndulo entre passos oferecem propostas de mecanismos explicativos.Neste trabalho, procurou verificar-se de que modo a magnitude da componente vertical da força de reacção do solo (FRSz) está relacionada com o grau de actividade muscular recrutada pelo ventre medial do músculo gastrocnémeo (MG) do membro contra-lateral na fase de transição entre passos. Para testar os pressupostos inerentes foi utilizada uma amostra de indivíduos saudáveis do sexo feminino. Em cada indivíduo foi monitorizada a actividade electromiográfica (aEMG) do ventre medial do MG e a FRSz do membro contra-lateral durante a fase de transição entre passos. Após a aplicação do coeficiente de correlação de Spearman () verificou-se a ocorrência de uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a aEMG e a magnitude da FRSz nos dois membros (=0.852 e =0.512). Os resultados obtidos permitem inferir que a magnitude da FRSz poderá constituir um predictor da aEMG do ventre medial do MG do membro contralatera.
- Análise da marcha baseada numa correlação multifatorialPublication . Pinheiro De Sousa, Andreia Sofia; Tavares, João Manuel R.S.; Mendes, Emília; Sousa, FilipaA análise da marcha implica a conjugação de vários factores e a quantificação de múltiplas variáveis. Apresenta-se como objectivo deste trabalho a revisão da literatura relevante sobre o fenómeno da marcha e das suas implicações biomecânicas; nomeadamente, em termos de mecanismos propostos para interpretar a marcha que permitam estabelecer e analisar a correlação entre múltiplos factores que caracterizam adequadamente padrões cinéticos e cinemáticos, e a energia dispendida durante a marcha humana. A análise da literatura considerada permitiu obter algumas inferências relativamente aos factores mais significativos no padrão de marcha, bem como identificar alguns modelos que, embora sejam vistos como explicativos do padrão de marcha, continuam a apresentar algumas incongruências e divergências entre si.
- A influência da idade na sensação de posição articular e na distribuição da pressão plantar no agachamentoPublication . Moreira, Camilo; Carvalhais, José Pedro; Santos, Rubim; Carvalho, PauloO objetivo deste estudo foi verificar se existe influência da idade na sensação de posição articular (SPA) do joelho e na distribuição da pressão e área plantar, no movimento de agachamento.
- Estudo electromiográfico do conflito sub-acromialPublication . Oliveira, Leonor; Carvalho, Paulo; Moreira, CamiloObjectivo: estudar a actividade muscular no complexo articular do ombro e tronco durante o serviço e a sua relação com o Conflito Sub-Acromial. Metodologia: estudo observacional, analítico, transversal. Amostra de 15 atletas de voleibol distribuídas em 3 grupos e avaliadas através de electromiografia de superfície em músculos do ombro e do tronco. Foi avaliada a percentagem de activação muscular nas diferentes fases do serviço. Resultados: aumento de actividade do Trapézio Superior e Infraespinhoso e diminuição do Recto Abdominal e Oblíquo Externo no grupo com Conflito Sub-Acromial. Conclusão: existem diferenças significativas nas atletas com e sem Conflito Sub-Acromial.
- Electrolipólise mediada por TENS e microcorrente em associação com exercício físicoPublication . Couto, Miriam F.; Melo, Cristina; Ruiz, C. S.A gordura visceral e subcutânea do abdómen poderá aumentar o risco de diferentes patologias. Verificar se a lipólise induzida pela corrente eléctrica, é eficaz na redução de massa gorda. Métodos: Vinte e três mulheres foram divididas em três grupos: controlo só com exercício físico, experimental com TENS e exercício físico e experimental com microcorrente e exercício físico. Nos grupos experimentais, aumentaram os triglicerídeos (p<0,05), diminuiu a prega supra-ilíca (p>0,05) e observaram-se valores tendencialmente menores de parâmetros específicos e globais. No grupo da Microcorrente diminuiu a prega abdominal (p>0,05). A electrolipólise poderá ter efeito coadjuvante ao exercício físico, na redução da massa gorda.
- Prevalência de dor lombar não específica em alunos da Escola E.B. 2/3 de Santa MarinhaPublication . Borges, Sílvia; Mesquita, Cristina; Pinheiro De Sousa, Andreia SofiaA dor lombar é um dos distúrbios músculo-esqueléticos mais comuns, verificando-se um aumento na última década em crianças. O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência de dor lombar não específica no último mês e no último ano em crianças em idade escolar. O estudo foi do tipo observacional descritivo transversal, a amostra foi constituída por 219 alunos entre os 10 e os 16 anos. Os instrumentos usados foram um questionário para a dor lombar, fita métrica e balança. Concluiu-se que prevalência de dor lombar na população estudada é elevada. Verificamos associação entre a dor lombar e o sexo feminino.
- Prevalência de sintomas neuro-músculo-esqueléticos nos agricultoresPublication . Ribeiro, Sandra; Melo, CristinaA agricultura é considerada uma actividade fisicamente árdua, acarretando riscos para a saúde dos seus trabalhadores. Avaliar a prevalência de sintomatologia neuro-músculo-esquelética em agricultores e identificar os seus factores de risco. Os Questionários Avaliação dos Agricultores e o Nórdico Músculo-Esquelético foram aplicados a 250 agricultores da Região Agrária entre Douro e Minho. Resultados: 74,4% dos agricultores referiram sintomatologia, principalmente, na lombar, pescoço e ombros. A presença de sintomas estava significativamente associada a alguns factores de risco (p<0.05). Os agricultores constituem uma população de risco para o surgimento de sintomas neuro-músculo-esqueléticos.
- Prevalência de dor cervical e incapacidade funcional na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do PortoPublication . Marques, André; Mesquita, CristinaA dor cervical é cada vez mais um problema comum e incapacitante nos países industrializados. O objectivo do estudo foi determinar a prevalência de dor cervical nos últimos seis meses, intensidade da dor e incapacidade funcional em indivíduos com dor cervical. O estudo do tipo observacional, descritivo e transversal. Amostra constituída por alunos, docentes, administrativos e auxiliares da ESTSP (n=285). Os instrumentos utilizados foram: questionário de caracterização da amostra, escala visual analógica e Neck Disability Index. A prevalência de dor cervical foi elevada e a dor classificada como moderada. A incapacidade funcional variou entre ligeira e moderada.