ESS - AUD - Artigos
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- Estudo do efeito do atrito no contacto entre os ossículos do ouvido médicoPublication . Gentil, Fernanda; Jorge, Renato M. Natal; Ferreira, António J. Mendes; Parente, Marco P. Lages; Moreira, Miguel; Almeida, Eurico deO sistema auditivo comporta complexos fenómenos, entre eles o biomecânico. O ouvido médio é constituído pelos ossículos, martelo, bigorna e estribo, dos quais derivam ligamentos, músculos e tendões. A energia sonora é captada pelo pavilhão, canal auditivo externo e tímpano, sendo transformada em energia mecânica e transmitida aos ossículos. Neste trabalho efectuou-se a modelação do ouvido médio e respectivos ligamentos pelo Método dos Elementos Finitos, sendo a ligação entre ossículos efectuada por um modelo de contacto. A modelação dos ligamentos foi realizada pela utilização de uma formulação material baseada num modelo hiperelástico. Efectuaram-se estudos relativamente aos campos de deslocamentos, na membrana timpânica e na platina do estribo, assim como, as rotações verificadas na platina do estribo. Analisou-se ainda o campo de tensões induzidas nos ligamentos ao exterior da cadeia ossicular. Os estudos foram realizados para vários coeficientes de atrito entre os ossículos e para diferentes valores de pressão aplicados à membrana timpânica. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que a simulação da ligação entre os ossículos pode ser abordada com base numa formulação de contacto com atrito, podendo ser considerada como uma ligação quase rígida.
- Potenciais evocados auditivos de média latência em adultos com epilepsiaPublication . Tomé, David; Jesus, Emiliana; Esteves, ManuelIntrodução Os potenciais evocados auditivos de média latência (PEAML) reflectem actividade neuronal mesencefáfica, mais precisamente da região tálamo-cortical, dos colículos inferiores e da formação reticular. A epilepsia é caracterizada por variadas manifestações anormais do comportamento cerebral, sendo descrita como uma perturbação da função cerebral, tendo origem numa descarga anómala de um conjunto ou da totalidade dos neurónios do córtice cerebral. Está documentado, que as descargas eléctricas provocadas pelas crises de epilepsia podem levar a perdas neuronais, pelo que poderão existir alterações nos PEAML. Objectivos A escassa existência de literatura sobre o tema e a não investigação na população portuguesa, originou a execução deste estudo, que teve como objectivo investigar e documentar a existência de alterações ou achados nos componentes neuronais de média latência (PEAML), numa amostra de portugueses com epilepsia. Metodologia Foram realizados PEAML a um grupo de controlo (GC) composto por 16 participantes e a um grupo clínico (GCL) de 8 participantes com epilepsia, sendo analisados os componentes Na, Pa e Na-Pa quanto à sua morfologia, latência e amplitude. Resultados A morfologia das ondas e a presença de epilepsia não estão associados, no entanto, contrariamente ao GC que evidenciou latências e amplitudes de Na, Pa e Na-Pa dentro dos padrões de normalidade, a alteração ou ausência de respostas por parte do GCL é significativa na totalidade das medidas investigadas. Conclusão Em epilepsias generalizadas e focais do lobo temporal os PEAML evidenciam alterações, tal achado poderá ser eventualmente justificado pela propagação ascendente e descendente da informação auditiva se encontrar comprometida, devido a sequelas deixadas pelas crises epilépticas nas vias auditivas mesencefálicas. As alterações verificadas foram uma morfologia anómala das ondas ou ausência das mesmas.
- Temporal lobe epilepsy in childhood – a study model of auditory processingPublication . Tomé, David; Marques-Teixeira, João; Barbosa, FernandoTLE in infancy has been the subject of varied research. Topographical and structural evidence is coincident with the neuronal systems responsible for auditory processing of the highest specialization and complexity. Recent studies have been showing the need of a hemispheric asymmetry for an optimization in central auditory processing (CAP) and acquisition and learning of a language system. A new functional research paradigm is required to study mental processes that require methods of cognitive-sensory information analysis processed in very short periods of time (msec), such as the ERPs. Thus, in this article, we hypothesize that the TLE in infancy could be a good model for topographic and functional study of CAP and its development process, contributing to a better understanding of the learning difficulties that children with this neurological disorder have.
- Efeitos auditivos em doentes com tumores de cabeça e pescoço e tumores cerebrais sujeitos a Radioterapia e terapia combinadaPublication . Magalhães, Filipa; Ribeiro, Diana; Tomé, David; Quelhas, Helena; Lobão, Marisa; Pereira, HelenaIntrodução: A capacidade auditiva dos doentes com neoplasias de cabeça e pescoço e tumores cerebrais pode ser comprometida com os tratamentos antineoplásicos realizados. A Quimioterapia com cisplatina pode provocar perda auditiva de condução ou neurossensorial, podendo agravar-se quando combinada com Radioterapia (RT). O objectivo deste trabalho foi a análise da relação entre a Terapia Combinada (Cisplatina+RT) e a Radioterapia isolada, e os seus efeitos adversos sobre a audição tendo em consideração a inclusão das estruturas do ouvido no campo de tratamento de RT. Métodos: Foram seguidos 10 doentes submetidos a Terapia Combinada (grupo TC) e 11 a Radioterapia isolada (grupo RT). A avaliação audiológica realizou-se antes do inicio (M1), no fim (M2) e um mês após (M3) o termo dos tratamentos e incluiu anamnese audiológica, otoscopia e audiometria tonal. Resultados: No grupo TC, 94,4% dos doentes apresentaram uma relação directamente proporcional entre a dose de radiação na cóclea e a perda auditiva. Esta relação só se verificou em 31% dos doentes do grupo RT, tendo-se verificado diferenças significativas entre grupos (p <0,001). Conclusões: Verificou-se maior incidência da perda auditiva no grupo TC relativamente ao grupo RT. Sugere-se um melhor planeamento do tratamento de RT, reduz - indo a dose à cóclea com o objectivo de minimizar a perda auditiva neurossensorial irreversível, sobretudo quando são utilizadas as duas modalidades de tratamento.
- Avaliação auditiva de comunidades escolares portuguesas: Audiologia Escolar versus Rastreio AuditivoPublication . Lopes, Paula; Tomé, David; Sousa, Aida; Magalhães, AntónioEstudo da incidência da perda auditiva e de problemas otológicos em comunidades escolares do Norte do país de um totalde 2550 participantes, entre os 3 e os 17 anos de idade. Desenho do Estudo: Levantamento estatístico nas próprias instituições de ensino sendo realizado um protocolo de avaliação auditiva de rastreio. Material e Métodos: A todos os participantes foi realizado o mesmo protocolo de avaliação que consistiu numa anamnese audiológica, otoscopia e exame audiométrico de rastreio, sendo considerado como critério de inclusão a autorização prévia por parte do encarregado de educação. Resultados: Foram identificados diversos problemas otológicos e a audiometria tonal de rastreio contabilizou limiares auditivos indicativos de hipoacusia, uni e bilateralmente, em cerca de 5,7% dos casos. Conclusões: O rastreio auditivo deve ser realizado o mais precocemente possível e fazer parte integral dos cuidados de saúde primários, de modo a orientar a criança para uma educação e acompanhamento apropriados.
- Perturbações audiovestibulares nos traumatismos da cabeça e do pescoçoPublication . Pereira, Sónia; Sousa, Aida; Helena, DiamantinoO Traumatismo Cranioencefálico constitui a principal causa de morte e sequelas em pacientes politraumatizados. Entre as principais causas estão: acidentes de viação, acidentes de trabalho, agressões físicas e quedas. Cerca de 4 a 30% dos ferimentos na cabeça envolvem a base do crânio sendo que há atingimento do osso temporal em 18 a 40%. Dependendo do tipo e da gravidade do traumatismo, podem ocorrer alterações estruturais e funcionais no sistema audiovestibular.Promover um conhecimento amplo acerca das causas e dos grupos que constituem maior risco de traumatismos da cabeça e do pescoço, quantificar a ocorrência de lesões traumáticas, salientar os aspectos otoneurológicos que advêm das mesmas e a importância da intervenção do médico Otorrinolaringologista e do Audiologista.
- Hearing evaluation of Portuguese school communities: School-based Audiology versus Hearing ScreeningPublication . Lopes, Paula; Tomé, David; Sousa, Aida; Magalhães, António; Tomé, David; da Costa Lopes, Paula MariaObjective: The incidence of the hearing loss and of otological problems was studied in school communities in the north of the country with 2550 participants between 3 and 17 years old. Study Design: statistical data collected within the schools with a standard auditory hearing screening protocol. Material and Methods: All participants were evaluated with the same protocol, an audiological anamnesis, otoscopy and audiometric exam screening were fulfilled. Results: Different otological problems were identified and the audiometric screening exam counted auditory thresholds that outpointed uni and bilateral hearing loss in about 5,7% of the cases. Conclusions: The study has demonstrated that auditory school screening should take place as early as possible and be part of the primary health care to identify and direct children to appropriate education and attendance.
- Mismatch negativity in childhood temporal lobe epilepsy: a proposed paradigm for testing central auditory processingPublication . Tomé, David; Moreira, Pedro; Marques-Teixeira, João; Barbosa, Fernando; Jääskeläinen, SatuBackground: Temporal lobe epilepsy (TLE) is a neurological disorder that directly affects cortical areas responsible for auditory processing. The resulting abnormalities can be assessed using event-related potentials (ERP), which have high temporal resolution. However, little is known about TLE in terms of dysfunction of early sensory memory encoding or possible correlations between EEGs, linguistic deficits, and seizures. Mismatch negativity (MMN) is an ERP component – elicited by introducing a deviant stimulus while the subject is attending to a repetitive behavioural task – which reflects pre-attentive sensory memory function and reflects neuronal auditory discrimination and perceptional accuracy. Hypothesis: We propose an MMN protocol for future clinical application and research based on the hypothesis that children with TLE may have abnormal MMN for speech and non-speech stimuli. The MMN can be elicited with a passive auditory oddball paradigm, and the abnormalities might be associated with the location and frequency of epileptic seizures. Significance: The suggested protocol might contribute to a better understanding of the neuropsychophysiological basis of MMN. We suggest that in TLE central sound representation may be decreased for speech and non-speech stimuli. Discussion: MMN arises from a difference to speech and non-speech stimuli across electrode sites. TLE in childhood might be a good model for studying topographic and functional auditory processing and its neurodevelopment, pointing to MMN as a possible clinical tool for prognosis, evaluation, follow-up, and rehabilitation for TLE.
- Phonological and articulation treatment approaches in Portuguese children with speech and language impairments: a randomized controlled intervention studyPublication . Lousada, M.; Jesus, Luís M. T.; Capelas, S.; Margaça, C.; Tomé, David; Valente, A.; Hall, A.; Joffe, V. L.In Portugal, the routine clinical practice of speech and language therapists (SLTs) in treating children with all types of speech sound disorder (SSD) continues to be articulation therapy (AT). There is limited use of phonological therapy (PT) or phonological awareness training in Portugal. Additionally, at an international level there is a focus on collecting information on and differentiating between the effectiveness of PT and AT for children with different types of phonologically based SSD, as well as on the role of phonological awareness in remediating SSD. It is important to collect more evidence for the most effective and efficient type of intervention approach for different SSDs and for these data to be collected from diverse linguistic and cultural perspectives. To evaluate the effectiveness of a PT and AT approach for treatment of 14 Portuguese children, aged 4.0–6.7 years, with a phonologically based SSD. The children were randomly assigned to one of the two treatment approaches (seven children in each group). All children were treated by the same SLT, blind to the aims of the study, over three blocks of a total of 25 weekly sessions of intervention. Outcome measures of phonological ability (percentage of consonants correct (PCC), percentage occurrence of different phonological processes and phonetic inventory) were taken before and after intervention. A qualitative assessment of intervention effectiveness from the perspective of the parents of participants was included. Both treatments were effective in improving the participants’ speech, with the children receiving PT showing a more significant improvement in PCC score than those receiving the AT. Children in the PT group also showed greater generalization to untreated words than those receiving AT. Parents reported both intervention approaches to be as effective in improving their children's speech. The PT (combination of expressive phonological tasks, phonological awareness, listening and discrimination activities) proved to be an effective integrated method of improving phonological SSD in children. These findings provide some evidence for Portuguese SLTs to employ PT with children with phonologically based SSD.
- The influence of muscles activation on the dynamical behaviour of the tympano-ossicular system of the middle earPublication . Gentil, Fernanda; Parente, Marco; Martins, Pedro; Garbe, Carolina; Paço, João; Ferreira, António J.M.; Tavares, João Manuel R.S.; Jorge, Renato NatalThe human ear is a complex biomechanical system and is divided into three parts: outer, middle and inner ear. The middle ear is formed by ossicles (malleus, incus and stapes), ligaments, muscles and tendons, which transfers sound vibrations from the eardrum to the inner ear, linking with mastoid and Eustachian tube. In this work, a finite element modelling of the tympano-ossicular system of the middle ear was developed. A dynamic study based on a structural response to harmonic vibrations, for a sound pressure level (SPL) of 110, 120 and 130 dB SPL applied in the eardrum, is presented. The connection between the ossicles is made using a contact formulation. The model includes the different ligaments considering its hyperelastic behaviour. The activation of the muscles is based on the constitutive model proposed by previous work. The harmonic responses of displacement and pressure obtained on the stapes footplate, for a frequency range between 100 Hz and 10 kHz, are obtained simulating the muscle activation. The results are compared considering the passive and active states. The results are discussed and they are in accordance with audiological data published with reference to the effects of the middle ear muscles contraction.