Browsing by Author "Viegas, Maria C."
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- Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLabPublication . Fidalgo, André V.; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Viegas, Maria C.; Costa-Lobo, Maria C.; Hernández-Jayo, Unai; García-Zubía, Javier; Gustavsson, Ingvar; Alves, Gustavo; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Viegas, Clara; Costa Lobo, Cristina; Garcia-Zubia, JavierOs laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos.
- On the use of VISIR under different course implementationsPublication . Viegas, Maria C.; Marques, Maria A.; Costa-Lobo, Maria; Alves, Gustavo R.; Alberto, António; Dias, Custódio; Azevedo, Manuel; Alves, Mario; Guimarães, Pedro; Gustavsson, IngvarThis paper addresses different course integrations of VISIR. The didactic approaches are summarized and the analysis done provides explanations to some of the problems encountered, plus some guidelines for future implementations. A number of strengths and weaknesses are highlighted, leading to suggestions on how to enhance some strategic approaches to motivate teachers and students to the potential of using VISIR in teaching and learning processes. Proper references to previously published work also help to understand the research background and the lessons derived from a more intensive usage of VISIR.
- Psicologia da Educação no Instituto Superior de Engenharia do Porto: Projecto Caminhos de BolonhaPublication . Costa-Lobo, Cristina; Alves, Gustavo R.; Carvalho, C.; Delerue-Matos, Cristina; Duarte, Marina; Ferreira, P.; Martins, A.; Mendes, J.; Neves, Maria C.; Oliveira, Paulo C.; Viegas, Maria C.Este artigo apresenta a síntese da intervenção em Psicologia da Educação no Instituto Superior de Engenharia do Porto, no âmbito do Projecto Caminhos de Bolonha. O objectivo que norteia as actividades deste Projecto tem sido, desde o seu início, o apoio do Conselho Científico do ISEP na operacionalização do projecto de modernização e inovação do processo ensino aprendizagem no ISEP, induzido pela adesão ao processo de Bolonha.
- Utilização de laboratórios remotos no apoio ao ensino e aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Exemplos baseados no VISIRPublication . Alves, Gustavo R.; Viegas, Maria C.; Marques, Maria A.; Costa-Lobo, Maria C.; Gustavsson, IngvarAs áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática têm sofrido de falta de candidatos nos últimos anos, ao nível do Ensino Superior. Dado que o interesse nasce e se consolida nos anos iniciais da vida escolar, importa que os docentes dos níveis básico e secundário sejam capazes de utilizar tecnologias e metodologias vocacionadas para os nativos digitais, motivando-os para essas áreas e incutindo desde cedo as noções do método científico, baseado na experimentação. Os laboratórios remotos se inserem nesse tipo de tecnologias, sendo porém ainda poucas as metodologias pedagógicas que neles se baseiam. Nesta apresentação se abordam estas questões, exemplificando-se a utilização de um dado laboratório remoto, o VISIR (Virtual Instrumentation Systems In Reality), que se encontra já implementado em diversos países (Suécia, Espanha, Austria, Portugal, India, e Qatar). São ainda referidos aspectos da avaliação do ganho educacional obtidos no decorrer da sua utilização numa unidade curricular com mais de 500 alunos inscritos, no Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia, e diferentes metodologias de utilização, num contexto de seis unidades curriculares, com mais de 100 alunos inscritos. A terminar abordam-se questões de desenvolvimento futuro, como a criação de redes de laboratórios remotos.
- Utilização Simultânea de Vários Recursos para o Desenvolvimento de Competências ExperimentaisPublication . Viegas, Maria C.; Alves, Gustavo R.; Lima, NaterciaO desenvolvimento de competências experimentais na área de Engenharia é fundamental, independentemente da área de aplicação.No entanto, nos cursos pós Bolonha, o número de horas de contacto foi significativamente reduzido, resultando naturalmente numa diminuição da carga laboratorial das várias unidades curriculares. Simultaneamente, o número de alunos por turma aumentou, não havendo, muitas vezes, equipamento em quantidade adequada, levando a que o tempo que o aluno realmente tem para “mexer” seja muito reduzido. Assim sendo, os alunos precisam de mais algum tempo para desenvolver, por si mesmos, estas competências e sedimentarem o conhecimento.A utilização de recursos online tais como laboratórios virtuais e laboratórios remotos é uma forma de colmatar esta falha e complementar o processo de ensino/aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências experimentais. Este trabalho descreve sumariamente uma experiência didática levada a cabo no ISEP, na unidade curricular de Eletricidade, do 1º ano, 2º S da Licenciatura em Engenharia de Mecânica Automóvel (2013/14), na qual estavam inscritos 79 estudantes.
- VISIR+ project - Final Technical ReportPublication . Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André V.; Marques, Maria A.; Viegas, Maria C.; Felgueiras, Manuel C.; Costa, Ricardo J.; Lima, Natércia; Castro, Manuel; Díaz-Orueta, Gabriel; SanCristóbal-Ruiz, Elio; García-Loro, Felix; García-Zubía, Javier; Hernández-Jayo, Unai; Kulesza, Wlodek J.; Gustavsson, Ingvar; Nilsson, Kristian; Zackrisson, Johan; Pester, Andreas; Zutin, Danilo G.; Schlichting, Luis C.; Ferreira, Golberi S.; de Bona, Daniel D.; Pacheco, Fernando S.; da Silva, Juarez B.; Alves, João B.; Biléssimo, Simone; Pavani, Ana M.; Lima, Delberis A.; Temporão, Guilherme; Marchision, Susana; Concari, Sonia B.; Lerro, Federico; Arregui, Gastón S. de; Merendino, Claudio; Plano, Miguel; Fernández, Rubén A.; Paz, Héctor R.; Soria, Mario F.; Gómez, Mario J.; Almeida, Nival N. de; Oliveira, Vanderli F. de; Pozzo, María I.; Dobboletta, Elsa; Bertramo, Brenda; Alves, Gustavo; Fidalgo, André; Marques, Maria ArcelinaThis is the final technical report of the VISIR+ project.