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Abstract(s)
O desenvolvimento de competências experimentais na área de Engenharia é fundamental, independentemente da área de aplicação.No entanto, nos cursos pós Bolonha, o número de horas de contacto foi significativamente reduzido, resultando naturalmente numa diminuição da carga laboratorial das várias unidades curriculares. Simultaneamente, o número de alunos por turma aumentou, não havendo, muitas vezes, equipamento em quantidade adequada, levando a que o tempo que o aluno realmente tem para “mexer” seja muito reduzido. Assim sendo, os alunos precisam de mais algum tempo para desenvolver, por si mesmos, estas competências e sedimentarem o conhecimento.A utilização de recursos online tais como laboratórios virtuais e laboratórios remotos é uma forma de colmatar esta falha e complementar o processo de ensino/aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências experimentais.
Este trabalho descreve sumariamente uma experiência didática levada a cabo no ISEP, na unidade curricular de Eletricidade, do 1º ano, 2º S da Licenciatura em Engenharia de Mecânica Automóvel (2013/14), na qual estavam inscritos 79 estudantes.
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Keywords
Competência Experimentais Laboratórios Remotos