Browsing by Author "Veiga, Sofia"
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação Psicológica no modelo do Psicodrama MorenianoPublication . Veiga, Sofia
- Capacitação, empoderamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosasPublication . Veiga, SofiaO envelhecimento da população traz novos e inúmeros desafios às sociedades atuais. Um dos desafios mais importantes foca-se na necessidade de alterar a visão de incapacidade, de passividade, de vulnerabilidade, de dependência e de isolamento social que a sociedade e os próprios idosos conferem à fase da velhice. Urge então criar condições para que o processo de envelhecimento seja vivido o mais satisfatoriamente possível, proporcionando um maior bem-estar e qualidade de vida às pessoas mais velhas. Assente nestes princípios, o presente trabalho procura dar conta de um projeto de educação social, desenhado e desenvolvido numa Instituição de Apoio à Terceira Idade (IATI). Tendo em conta a análise crítica da realidade, realizada em conjunto com os atores sociais, como defende a metodologia de investigação-ação-participativa privilegiada na educação social, foi destacado um conjunto de problemas e necessidades, assim como de recursos e potencialidades. Foi então pensada a finalidade do projeto – promover a capacitação, o empoderamento e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas da IATI - e delineados os objetivos gerais e específicos. Duas ações foram equacionadas, tendo em conta os interesses, os gostos e as necessidades dos participantes. A primeira, envolvendo os profissionais, teve como intuito sensibilizá-los para a importância da participação ativa das pessoas idosas nos processos de tomada de decisão. A segunda visou ampliar e aprofundar os laços relacionais entre as pessoas idosas, assim como potenciar a capacitação e a participação das mesmas. Na avaliação final do projeto, baseada no Modelo CIPP, os diferentes atores sociais reconheceram as mudanças ocorridas. Valorizaram sobretudo a maior participação, capacitação e empoderamento das pessoas idosas, que se refletiu na melhoria do seu bem-estar quotidiano, pessoal e coletivo, assim como da sua qualidade de vida.
- Como potenciar a literacia em saúde no âmbito da terceira idade?Publication . Veiga, Sofia
- Desafios da Gravidez Gemelar: Do diagnóstico ao partoPublication . Veiga, Sofia
- Enfoque axiológico na formação dos/das estudantes de Educação SocialPublication . Veiga, Sofia; Monteiro, HugoEnfoque axiológico na formação dos/das Estudantes de Educação Social. Nesta investigação foi estudado o desenvolvimento de valores individuais de alunos/as da licenciatura em Educação Social. O Questionário sobre Valores Pessoais de Schwartz foi aplicado a 53 estudantes, no início e final do 2º ano curricular. Os resultados evidenciaram que as diferenças entre as duas aplicações apresentam nos tipos motivacionais: Poder e Estimulação, uma variação estatística altamente significativa; Realização, Hedonismo, Autodirecionamento, Tradição e Segurança, uma variação estatística significativa; Universalismo, Benevolência e Conformismo, uma variação sem significância estatística. Os resultados são discutidos à luz do quadro concetual axiológico que enquadra a formação e a prática profissional dos educadores sociais.
- Formação valorativa dos Educadores Sociais. Princípios, construtos teórico-conceptuais e metodologiasPublication . Veiga, SofiaA Educação Social, sendo uma profissão claramente valorativa, exige uma formação também ela valorativa. Na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, as questões axiológicas são particularmente cuidadas no currículo de formação da licenciatura de Educação Social, em particular na unidade curricular de Formação Pessoal e Social, a qual trabalha de forma multidisciplinar e plurimetodológica estas questões. O presente artigo visa então partilhar os construtos teórico-conceptuais que alicerçam esta disciplina, assim como as metodologias privilegiadas no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a metodologia sociodramática. Conclui-se o mesmo com uma reflexão sobre a pertinência, potencialidades e constrangimentos de uma unidade curricular de esta índole.
- Gender Issues in Perspective: An Educational ExperiencePublication . Veiga, Sofia