Browsing by Author "Urbanetz, Sandra Terezinha"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A formação de professores para a educação profissional e tecnológicaPublication . Urbanetz, Sandra Terezinha; Romanowski, Joana Paulin; C. Viegas, M.; Vieira, Alboni Marisa Dudeque PianovskiAs pesquisas e discussões em formação de professores assumem importância por se constituírem preocupação constante das políticas públicas, programas, planos de Governo e reformas educacionais. O reconhecimento de que a formação de professores se articula com o desenvolvimento profissional e favorece a melhoria da educação é proclamado por inúmeros pesquisadores, o que exige a permanente reflexão e divulgação das pesquisas realizadas. Esse dossiê ao eleger como tema “A formação de professores para a educação profissional e tecnológica” se soma ao movimento de debates, análises e ponderações e possibilidades da formação docente para essa modalidade educativa. A proposta desse Dossiê é gerada diante da expansão da oferta de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, especialmente a partir da implantação dos Institutos Federais, que ampliaram a oferta de cursos desde a formação inicial até a pós- graduação. Com efeito, a preocupação com a formação dos professores para atuar em EPT é uma questão central no exame de sua configuração pedagógica.
- Trajetória da constituição de professores para a formação profissional: Um estudo do ensino na engenhariaPublication . Urbanetz, Sandra Terezinha; Alves, Gustavo RibeiroAnálise da trajetória acadêmica e profissional de professores de Engenharia em diferentes instituições no Brasil e em Portugal. Aspectos: •Motivação inicial que levou os engenheiros a ingressarem no trabalho/carreira docente. •Trajetórias iniciais de formação e ocorrência ou não de formação pedagógica. •Necessidade ou não desta formação. •Dificuldades enfrentadas e possibilidades vislumbradas no exercício da docência. •Reconhecimento de “ser professor”, ou seja, se esses profissionais se consideram professores ou não.
- A trajetória de constituição docente para a educação profissional: Um estudo da docência na engenhariaPublication . Urbanetz, Sandra Terezinha; Alves, Gustavo Ribeiro(Excerto da introdução) Este text o tem como principal objetivo apresentar uma síntese da investigação sobre a formação docente para a educação profissional. Analisamos a trajetória acadêmica e profissional de docentes da Engenharia em diferentes instituições no Brasil e em Portugal, com ênfase nos dados obtidos nas últimas investigações realizadas (URBANETZ, 2012; URBANE TZ; LOPES, 2017). A pesquisa teve início em 2008, no âmbito de doutoramento, cujo tema foi investigado em duas instituições brasileiras. Demos prosseguimento em 2015, dentro de uma pesquisa de pós-doutorado, com o estudo em uma instituição portuguesa. Finalizamos, então, em 2020, em outra instituição portuguesa, no âmbito de um intercâmbio educacional. (...)