Browsing by Author "Tudela, Nuno"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise da obra "Mão Morta - Müller no Hotel Hessischer Hof (1998/2006)"Publication . Tudela, NunoNo âmbito da prova para título de especialista em Áudiovisuais e Produção dos Media, à qual me proponho, pretende-se fazer uma reflexão sobre o vídeo musical, desde a sua realização à pós-produção, dentro de um contexto nacional e em como a sua importância pode influenciar o ensino do audiovisual. Um vídeo musical é também uma curta metragem com características peculiares onde o papel da música ganha o primeiro plano. Por esta razão, pretende-se também estabelecer uma relação com a produção cinematográfica. O texto divide-se em cinco partes. Na primeira, contextualiza-se o vídeo musical numa tentativa de definição e enquadramento histórico internacional e nacional. Na segunda e terceiras partes, seguindo uma lógica de separação estrutural definida na obra de Rabiger (2004), dividiu-se as questões relacionadas com a estética das de identidade na autoria da criação de vídeos musicais. Esta separação fundamenta-se na associação da autoria de decisão autónoma, e da influência direta de terceiros no ato de criação. A quarta parte faz uma revisão das metodologias de trabalho para um vídeo musical com breves reflexões à sua relação com as da produção cinematográfica. Na quinta parte, faz-se uma reflexão mais detalhada do filme “Müller no Hotel Hessischer Hof”, a obra que se propõe para estudo e discussão, e que se entende apresentar como exemplo resultante de toda a experiência anterior do seu autor, e que se considera pertinente para abrir a discussão dos aspetos técnicos, das opções de realização e da pós-produção (dando especial importância à montagem). “Müller no Hotel Hessischer Hof” foi uma obra de importância vital para a afirmação do seu autor, uma vez que é a primeira que tem distribuição nacional em edição vídeo comercial. Para além disso, foi o primeiro trabalho de longa duração que realizou, um ano depois de ter recebido um dos prémios mais importantes na área do vídeo musical: o Prémios Blitz. Tratando-se de um filme feito na década de 90, ainda com equipamento de vídeo analógico, pode parecer desatualizado perante os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos. No entanto deve ser visto como uma obra que resulta de um processo experimental e como tal obedeceu a uma lógica de construção que é herança de experiências adquiridas. Como em qualquer processo de aprendisagem, a experientação deve ser uma prática dominante. Este filme foi a oportunidade de pôr em prática processos e ideias que foram sendo testados em ambiente profissional. Porque se trata de um laboratório vivo, a produção de vídeos musicais permite e promove as ideias. Esse potencial deve ser considerado no universo pedagógico mantendo -o sempre numa relação estreita com o mundo profissional. Defendendo a ideia que a criatividade deve ser estimulada pela imaginação, apresenta-se numa obra que, graças às sua singularidade, foi produzida com recurso a uma grande necessidade laboratorial e que recorreu a soluções que resultaram tanto do exercício como da imaginação, uma alternativa ao modelo convencional. “Müller no Hotel Hessischer Hof” não pretende ser um exemplo perfeito mas pela suas condições de produção deve ser vista como uma obra de liberdade criativa, um bom exemplo para estudo e de entendimento para a relação entre a realização e a pós-produção.
- Dançamos? O Baile de Ettore Scola: traçando história através da dançaPublication . Marisa, Cláudia; Tudela, NunoThe social sciences no longer question what science does to art but instead what art brings into human knowledge. This notion leads to the analysis of artistic production, assuming that art helps to perceive the world and to anticipate future logic. In this sense, art reveals itself as a site par excellence for the uptake of social meanings and subtext produced. The cinema, as an artistic language, has the power to become eternal through the invasion of all aspects of human existence. The relationship between social movements and their inscription in the daily-life-body have, on film, a screen that in an enlarged way creates an indispensable language for the construction of sociability. Having this notion in mind we intend with this paper to discuss the film Le Bal by Ettore Scola (1983) taking in account its production of meanings. Through a choreographic narrative, this film describes the European society from the 30s to the 80s of the XXth century. The characters are brought together in a dance hall, assuming the body as the sign of interaction. Our main aim with the analysis of this film is to reflect art as a projection of social movements and consequently research the individual models of interpretation as creative devising. Although film interpretations have, already, a given direction, one can find unlimited variations for the same set of situations. Thus, a film is not limited to predetermined direction; there are always possibilities for new meanings and interpretations.
- Escrita de argumento com atores: uma prática experimental em análisePublication . Tudela, NunoWithin writing for film fiction, the building of characters can still prove to be the basis and starting point for the defining and construction of a narrative structure. The film character has the function of allowing the screenwriter to evolve into fantastic universes without disobeying the principles of verisimilitude. However, there are new paths of narrative research, based on collaborative processes with actors that give substance to lived experiences and the consequent materialization in film. The Cinema of João Canijo mirrors this symbiosis between the author and the actor and that has evolved to a debugging of the process in his last films. Inspired by Canijo’s working style, this essay aims to analyze, step by step, a methodological proposal to write a screenplay and the built of characters, based upon improvisation sessions with actors and recorded on video, sustained on a practic based research.
- Metamorfoses: filme para uma narrativa coreografadaPublication . Marisa, Cláudia; Tudela, NunoMetamophosis is a film project, which will be presented as a case study that intends to explore the dialogue between dance, music and film in a collaborative/devising process. Our aim is to research the implications of film (and therefore its role) during an artistic process: from the writing of the script to endeavour the consequences in the performance practice (both the relation between the different art fields present here, and between these last and the method used). Many arguments about art assume that they are expressing the truth. However, and following Merleau-Ponty’s assertion that art does not provide us with access to the “Real”, but rather with a version of reality, one can note that artistic narratives move into fiction territories containing one or more implicit truths. Most narratives highlight neither the process of construction this “truth” nor the specific position from which this “truth” is being constructed. To do so would reveal the fact that this “truth” is a particular version authored by a particular person, and is thereby open to question and revision. One name given to these implicit truths is verisimilitude. The concept of verisimilitude needs to be embodied, that is recognized as a metaphor and paradigm. Thus the question is not whether film can/should be metaphorical, but what specific “metaphors” are performers to “live by”. Briefly, Metamorphosis is an artwork that considers the results achieved by the collaborative process, and envisages new possibilities in film, where both traditional choreographic forms and cinema strategies are mixed.
- Traços de género e autoria em Todo Sobre Mi MadrePublication . Tudela, NunoEste estudo tem como objetivo refletir sobre os aspectos da realização do filme Todo Sobre Mi Madre, de Pedro Almodóvar. Realizado em 1999, este filme marca um ponto de viragem no seu percurso, como autor. No entanto, há um paradoxo: sendo este o seu filme mais assumidamente inspirado pelo trabalho de outros autores, é importante entender como estas citações contribuíram, aproximaram ou tornaram mais distantes a autoria e a marca estética do realizador espanhol.