Browsing by Author "Sousa, Joana Gomes de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Construção da identidade profissional: registos de uma prática pedagógica supervisionada no 1º e 2º CEBPublication . Sousa, Joana Gomes de; Maia, Cristina; Oliveira, ElisamaO presente Relatório de Estágio realizou-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento que se apresenta centra-se numa análise e reflexão do trabalho realizado no decorrer da prática pedagógica desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2022/2023, fundamentadas com a articulação de referentes teóricos, normativos e legais. O título escolhido espelha o caminho de aprendizagem desenvolvido, nomeadamente na construção dos conhecimentos científico, pedagógico e didático adquiridos ao longo do mesmo. Este caminho foi trilhado com uma articulação persistente entre as capacidades de observar, planear, intervir, refletir e, ainda, de investigar, que contribuiu, claramente, para o desenvolvimento da identidade profissional da professora em formação, mostrando que um professor também é investigador. Face ao exposto, este Relatório de Estágio apresenta, ainda, uma componente investigativa que se desenvolveu através do Projeto de Investigação e Intervenção, desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade. No Projeto de Investigação intitulado A Literatura na Promoção de Valores de uma Turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino procurou-se compreender como é que a literatura, através do objeto livro, potencia o trabalho na área das Ciências Humanas e Sociais, mais especificamente, na promoção de valores como a liberdade, a paz, a solidariedade e a empatia. Esta investigação articulou, também, as áreas curriculares do Português e da Cidadania e Desenvolvimento, evidenciado a transversalidade do tema.
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Joana Gomes de; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este centra-se na descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica, nos contextos de creche e pré-escolar. Assim, tornou-se pertinente a articulação de referentes teóricos com a prática desenvolvida, de forma a promover uma postura coerente e indagadora. O relatório de estágio encontra-se sustentado na metodologia de investigação-ação, integrando utilização de diferentes processos essenciais, como a observação, planificação, ação e reflexão. Estes processos apoiaram o desenvolvimento do processo reflexivo de forma a compreender e a melhorar as práticas. Neste sentido, o presente relatório, tem como um dos principais objetivos possibilitar à mestranda a abordagem do seu percurso, evidenciando as suas aprendizagens e refletindo sobre as mesmas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional na área da educação de infância. Perante esta metodologia, torna-se basilar que o educador de infância apresente um olhar observador e atento, de forma a compreender as caraterísticas das crianças, respeitando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, revelase importante que o educador se questione assiduamente e que tenha sempre presente que a formação não deve ser estanque, mas sim uma responsabilidade a desenvolver ao longo da vida.