Browsing by Author "Silva, Manuela V."
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- Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópioPublication . Silva, Cátia; Rodrigues, Matilde; Mendes, Marta; Silva, Manuela V.; Moreira, Camilo C.; Monteiro, PedroA adequabilidade do dimensionamento dos postos e equipamentos de trabalho aos trabalhadores e às tarefas desenvolvidas é fundamental para a promoção de condições de conforto e prevenção do desenvolvimento de LMERT. A percepção dos trabalhadores é importante para a análise e intervenção ergonómica. Este estudo teve como objectivo analisar a percepção dos trabalhadores sobre a adequabilidade dos postos de trabalho que envolvam tarefas ao microscópio. Foi analisada a adequabilidade das dimensões dos elementos do mobiliário e do microscópio, e desenvolvido e aplicado o Questionário de Análise Ergonómica de Tarefas ao Microscópio (QAETM). O questionário contemplou questões associadas a características pessoais, actividades desenvolvidas, percepções de risco e sensações de dor e/ou desconforto. A análise das dimensões dos postos de trabalho mostrou que estas se apresentam em geral inadequadas às tarefas realizadas. Verificou-se ainda que alguns postos de trabalho tinham sofrido intervenções por parte dos profissionais. A maioria dos inquiridos considera as dimensões das cadeiras adequadas, contrariamente à das bancadas. No que respeita ao microscópio, foram sugeridas alterações ao nível dos parafusos de focagem, movimentação de platina e altura e inclinação das oculares. Este estudo permitiu verificar que alguns dos profissionais apresentam uma baixa percepção ergonómica, não sendo na sua maioria capazes de identificar a falta de adequabilidade das dimensões dos seus postos de trabalho. Apesar do referido, alguns revelaram preocupações ergonómicas, sugerindo e identificando, nomeadamente ao nível do microscópio, situações a alterar, tendo mesmo a iniciativa de intervir no seu posto de trabalho de modo a promover uma melhor postura.
- Aplicação de ozono gasoso como agente desinfetante em ambientes ocupacionais: uma visão de eficácia e de segurançaPublication . Lopes, Rosa; Silva, Manuela V.A eficácia da desinfeção com ozono tem sido avaliada em vários estudos e em diferentes microrganismos. O ozono é usado na descontaminação da água para fins de consumo na Europa, incluindo outras aplicações como a desinfeção de água engarrafada, piscinas, prevenção de incrustação de torres de arrefecimento, tratamento de águas residuais e tratamento do ar em ambientes interiores. O ozono é efetivo contra fungos filamentosos, leveduras, vírus, bactérias e protozoários, esporos bacterianos e fúngicos, devido ao seu alto poder oxidante.
- Avaliação da eficácia dos planos de higienização de superfícies em período COVID-19: método ATP bioluminescência e convencionalPublication . Silva, Fátima; Silva, Manuela V.Face à presença do vírus SARS-CoV-2, a segurança e saúde dos trabalhadores nos diferentes sectores de atividade teve de ser assegurada. As empresas/ instituições tiveram de aplicar regras e restrições físicas, com relevância para área da higienização das mãos e dos espaços em geral. O contato direto com as superfícies contaminadas e/ou a inalação de aerossóis produzidos durante a manipulação das superfícies, acresce o risco de exposição humana aos microrganismos. Na avaliação do grau de limpeza e desinfeção, são utilizados métodos tradicionais pela inspeção visual e/ou a quantificação de microrganismos mesófilos aeróbios ou pela aplicação de métodos rápidos, como são por exemplo os marcadores fluorescentes, ATP bioluminescência, teste de resíduos de glucose/lactose.
- Covering the incubator top with a padded blanket reduces noise levels inside the incubator? A pilot study during simulated tasksPublication . Carvalhais, Carlos; Rodrigues, Célia; Xavier, Ana; Silva, Manuela V.; Santos, JoanaNoise levels in Neonatal Intensive Care Units may cause physiological stress, which can impact cognitive development and increase length of stay. Several studies performed in NICU, have consistently noted that the recommended noise levels have been exceeded at day and night periods, inclusively inside incubators. The aim for controlling noise levels in the NICU is to preserve a large portion of each hour for infant sleep. Noise levels found in hospitals frequently disturb sleep states and disrupt stable behavioural states in healthy term and preterm infants. This study aims to verify if covering the incubator top with a padded blanket effectively reduces noise levels inside incubators. Noise levels inside incubator were measured during simulated tasks with and without a padded blanket. The study included short measurements (5 up to 10 min.) for the assessment of the sound pressure levels (C-weighted peak sound pressure level (LCpeak), A-weighted equivalent sound pressure level (LAeq), A-weighted, Maximum, Sound Level (Lmax) and A-weighted, Minimum, Sound Level (Lmin)). Measurements were performed using a sound level meter class 1 (Brüel&Kjær, model 2250) which was verified with an acoustic calibrator class 1 (Brüel&Kjær, model 4231). Noise levels inside the incubator covered with a blanket were lower than the incubator without the blanket. The average levels were 52.0±0.9 dB(A) for LAeq, 67.4 dB(A) Lmax and 48.5 dB(A) Lmin with blanket, and 57.8±4.9 dB(A) LAeq, 83.7 dB(A) Lmax, 44.1 dB(A) Lmin. LCpeak levels were also lower in the simulation with the blanket (98.7 and 102.8 dB (C), respectively). In the studied NICU the use of the padded blanket is mandatory mainly for lightning control. Although, it also seems a good practice to minimize noise levels inside incubators. However, noise levels remained higher than the recommended by international agencies. Noise in the neonatal intensive care unit can be detrimental to the health of the hospitalized infant. Isolated strategies of reducing noise include staff training, warning lights, and ear coverings, all of which have had limited success. A combined approach focused on newborn, staff and physical environment may be more effective.
- Legionella spp. risk assesment in residential care homes for elderly people: development of a risk matrixPublication . Silva, Cristiana; Rebelo, Andreia; Silva, Manuela V.The genus Legionella spp. includes a group of pathogenic bacteria, which are frequently associated with natural or artificial freshwater environments, but usually in insufficient levels to cause infection. However, in the case of the presence of Legionella pneumophila constitute always a public health concern. The risk of occurrence of Legionella spp., especially in places on the presence of human risk groups and workers, such as residential structures for the elderly, represent a relevant activity for prevention. This work aimed to develop a risk instrument to assess the presence of Legionella spp. in building structures and equipment’s. The methodology was based on previous knowledge acquired within the context of health and safety, the simplified W.T. Fine method and the methodology developed by the DGS of Portugal for the management of biological risks. From the risk assessment carried out, it was possible to identify potential non-compliance instances associated with the different equipment and characteristics of the facilities, such as “Inadequate hygiene/cleaning”, “Poor condition (e.g. filters, pipes, taps)” and “Water Stagnation”, being that “Taps/Showers” are those with the highest level of risk. The risk analysis and categorization proves to be an important tool used to prevention by the early risk identification and measures to avoid the occurrence of Legionella spp. in residence care homes buildings.
- Modelo pedagógico Problem Based Learning aplicado na licenciatura em Saúde AmbientalPublication . Rodrigues, Matilde A.; Nunes, Mafalda; Freitas, Marisa; Santos, Joana; Silva, Manuela V.No ano letivo 2017/18 iniciou-se o processo de transição do plano de estudos do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. A nova estrutura curricular do curso assenta no modelo pedagógico Problem Based Learning (PBL). Este modelo é muitas vezes definido em oposição às abordagens ditas como “tradicionais”. Um dos pontos mais diferenciadores é a sua interdisciplinaridade, a qual se encontra refletida na estrutura curricular do curso. A substituição do conhecimento fragmentado, apresentado nos modelos tradicionais em diferentes Unidades Curriculares (UC), pelo estudo de problemas reais em Saúde Ambiental que permitem envolver e relacionar várias áreas de conhecimento, promove não só uma melhor integração dos conteúdos curriculares, mas também potencia a aprendizagem, de uma forma contextual. Neste modelo pedagógico o docente deixa de ser visto como um meio para expor a matéria, passando a ser considerado pelo estudante como um especialista com quem poderá esclarecer as suas questões ao longo das sessões de recurso (equivalente às aulas teóricas). Adicionalmente, existe a necessidade da figura de um tutor, o qual acompanhará o grupo ao longo do estudo do problema nas sessões de orientação tutorial. Este trabalho em grupo promove o desenvolvimento de competências transversais. Foi realizada uma análise comparativa do desempenho dos estudantes entre os dois planos de estudos. Numa primeira fase, foram determinadas as notas equivalentes às novas UC dos 1º e 2º anos considerando a classificação obtida pelos estudantes em 16/17 e de acordo com o plano de acreditação do ciclo de estudos. Posteriormente, estes resultados foram comparados com as notas obtidas pelos estudantes nas novas UC em 2017/18. Os dados denotaram uma melhoria nos resultados de aprendizagem, enfatizando a pertinência do PBL na Licenciatura em Saúde Ambiental.
- Promoção da sustentabilidade no ensino superior: uma visão integrada da implementação do programa Eco-EscolasPublication . Silva, Manuela V.; Faria, Hélia; Bertuzi, Rui; Vale, José; Liberato, Pedro; Lima, Jorge; Leal, João; Rodrigues, Pedro; Barbot, António; Pinto, Edgar; Carvalhais, CarlosIntrodução: O P.PORTO, consciente do seu impacto na sociedade e dos atuais desafios de desenvolvimento das melhores práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (BCSD Portugal, 2022), tem sido um elemento ativo na procura de diferentes caminhos, envolvendo uma aprendizagem constante em ambiente académico. A promoção da sustentabilidade numa IES pode associar-se aos diferentes Curricula, projetos de investigação e desenvolvimento, atividades na comunidade académica associados a programas/projetos de carater técnico-científico, entre outros. O programa Eco-Escolas (P. ECO-E) surge como um exemplo agregador da educação para o desenvolvimento sustentável que incentiva a participação ativa da comunidade académica num exercício de cidadania ativa e ambientalmente mais consciente, apresentando atualmente com uma expressão muito significativa. Objetivo: Mapear as principais atividades associadas ao P.ECO-E no universo P.PORTO, orientado para os contributos ODS. Material e Métodos: Auscultação dos coordenadores do P.ECO-E das UO (Unidades Orgânicas), através do preenchimento de um questionário on-line, identificando as principais atividades, (atividades/eventos técnico-científicos/ações na comunidade e ações de voluntariado ou campanhas, outras), a ligação aos ODS, no período de análise de 2020 a 2022. Resultados: Foram mapeadas diversas ações/atividades que visaram em parte, dar resposta às necessidades ambientais das diferentes instituições (ex: gestão resíduos e da água), assim como, outras iniciativas envolvendo investigação aplicada, proteção e educação ambiental e sustentabilidade em geral (ex: workshops temáticos). Conclusões: A implementação do P.ECO-E tem demonstrado ser uma via para a concretização eficaz da sustentabilidade organizacional, contribuindo de forma direta para as questões de cidadania, ambientais e económicas, sendo comprovado pela atribuição do galardão ecoescolas (bandeira verde) pela entidade ABAE. Permite igualmente promover a cooperação na prossecução de atividades conjuntas e a partilha de boas práticas entre as instituições P.PORTO. Contudo, a gestão da sustentabilidade, deverá ser complementada com critérios mais exigentes e abrangentes no que respeita à gestão dos aspetos ambientais, passando por exemplo, a ter em consideração, os requisitos de normas internacionais no âmbito gestão ambiental/ sustentabilidade, mantendo os princípios associados ao P.ECO-E.
- Variability of noise levels in a portuguese neonatal intensive care unitPublication . Carvalhais, Carlos; Rodrigues, Célia; Xavier, Ana; Silva, Manuela V.; Santos, JoanaThe neonatal intensive care units accommodates patients who are confined to their environment, being exposed to several environmental factors, such as noise. There exist a few official recommendations regarding noise levels within the hospital environment. The World Health Organization (WHO) proposes that the average background noise in hospitals should not exceed 35 dB LAeq for areas where patients are treated or observed and other organizations such the United States Environmental Protection Agency (45 dB(A) daytime / 35 dB(A) night) and the American Academy of Paediatrics, through the Committee on Environmental Health (45 dB(A)). The aim of this study was to investigate the intensity and pattern of noise levels such as variability and their sources within a Portuguese NICU. The study was carried out in a NICU located in the North of Portugal. The measurements were carried out continuously over 24 hours, next the workstation located at the centre of the NICU. Measurements were performed using a sound level meter class 1 (Brüel&Kjær, model 2250) which was verified with an acoustic calibrator class 1 (Brüel&Kjær, model 4231). The results showed that noise levels were excessive in the NICU, exceeding the international recommendations. The average levels were 55.3±5.4 dB(A) for LAeq with the levels ranging between 41.3 dB(A) (recorded at 5:09 a.m.) to 71.60 dB(A) (recorded at 12:58 p.m.). The highest LCpeak level was 104.4 dB (C) (recorded at 6:15 a.m.). For the other acoustic parameters, it was found 84.8 dB(A) for Lmax and 39.6 dB(A) for Lmin. The occurrence of high average noise levels in combination with the variability in noise levels and the frequency of peak noises may contribute to detrimental effects both for premature infants and health care professionals. Average noise levels exceeded those recommended by the WHO. The primary sources of noise were identified as staff conversations and alarms. Further research into strategies to reduce noise, and evaluation of interventions, is required to enhance by one side the therapeutic environment and for other the healthy and safe workplace.