Browsing by Author "Silva, Juarez Bento"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Collaborative virtual community to share class plans for STEAM educationPublication . Silva, Isabela; Meister Sommer Bilessimo, Simone; Alves, Gustavo R.; Pereira, Josiel; Silva, Juarez Bento; Alves, Joao Bosco Da MotaThis research presents an international community of practice for teachers using the VISIR remote lab. Throughout the research, it was necessary to study about communities of practice and their potential use in remote laboratories; identify practices with collaborative potential in the institutions and with the participating teachers; develop the necessary technological environment to support the proposed community of practice; validate the proposal with four institutions (four countries - Brazil, Portugal, Spain and Argentina) to evaluate the proposed model. The motivation for developing this research came from the history of the Remote Experimentation Laboratory (REXLAB) with the project VISIR+: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR+”. The VISIR + project is an international cooperation project with the participation of 21 Ibero-American partner institutions between October 2015 and April 2018. The platform, called Labs4STEAM, was developed using Dokuwiki, an open source wiki software that contains a large number of plugins. From the data collection it was possible to receive a mostly positive feedback, but several improvement opportunities were pointed out, which will be performed soon. Thus, from the developed platform one can plan future work, taking into account the results obtained and experience and partnerships with the VISIR + project.
- Modelo de repositório de práticas didáticas de circuitos elétricos e eletrônicos utilizando o laboratório remoto VISIRPublication . Pereira, Josiel; Silva, Isabela Nardi da; Simão, José Pedro Schardosim; Carlos, Lucas Mellos; Silva, Juarez Bento; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, João Bosco da Mota; Alves, Gustavo R.Este trabalho tem por objetivo descrever o projeto e desenvolvimento de um modelo de repositório de práticas de circuitos elétricos e eletrônicos, que visa fornecer apoio à utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em cursos de engenharia. O laboratório remoto VISIR ´e uma ferramenta composta por recursos de software livre integrados a uma plataforma de hardware que permite a criação, acionamento e leitura de circuitos reais por meio da internet. Ao disponibilizar recursos relacionados às possíveis experiências na plataforma, espera-se facilitar sua utilização e integração no currículo. Posteriormente, pretende-se ampliar para recursos relacionados a outras instâncias do VISIR.
- Resultados e Extensões do Projeto VISIR+ no Brasil: Um olhar internacionalPublication . Alves, Gustavo R.; Pozzo, María Isabel; Beltran Pavani, Ana Maria; Silva, Juarez Bento; Oliveira, Vanderli; Peraça, Mauro Tavares; Nilsson, KristianEste livro foi produzido como parte das atividades que couberam à ABENGE no projeto VISIR+, que foi desenvolvido nos anos de 2016 e 2017 e que tem sua aplicação principal na área de Circuitos Elétricos e Eletrônicos com foco preponderante na Engenharia Elétrica e Eletrônica. Os capítulos seguintes, apresentam uma descrição mais detalhada do Projeto. O objetivo precípuo do projeto foi definir, desenvolver e avaliar um conjunto de módulos educacionais que envolvem experimentos práticos, virtuais e remotos, suportados pelo laboratório remoto denominado VISIR, que é um acrônimo para "Virtual Instrument Systems In Reality". O VISIR+ contou com financiamento da European Commission (DG EAC), Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA) e National Erasmus+ Offices National Agencies EU Delegations. O coordenador do projeto foi o professor Gustavo Ribeiro Alves do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a equipe foi constituída por docentes das Instituições participantes do projeto.
- A sustainable approach to let students do more real experiments with electrical and electronic circuitsPublication . Alves, Gustavo R.; Pester, Andreas; Kulesza, Wlodek; Silva, Juarez Bento; Pavani, Ana; Pozzo, María Isabel; Marchisio, Susana; Fernandez, Ruben; Oliveira, Vanderli; Schlichting, Luis C. M.; Felgueiras, Carlos; Viegas, Clara; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Costa, Ricardo; Lima, Natércia; Castro, Manuel; García-Zubía, JavierThe present paper focus on the use of remote laboratories in higher education from a sustainability viewpoint. The particular case of engineering education, and, within it, the more specific subject of experiments with electrical and electronic circuits is presented first, to then discuss the benefits of using remote labs, while considering the three dimensions of sustainable development, i.e.: economic practice, environmental protection, and social integration. The paper debates how remote labs address each dimension.
- Utilização do laboratório remoto VISIR como recurso educacional num curso de engenharia mecatrônicaPublication . Roque, Gabriela Rocha; Izidoro, Cleber Lourenço; Silva, Karmel C. Nardi da; Simão, José Pedro Schardosim; Alves, Gustavo R.; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Silva, Juarez BentoEste documento descreve uma iniciativa de integração de laboratórios remotos em um curso de engenharia mecatrônica, através do VISIR (Sistema de Instrumento Virtual em Realidade). Por se tratar de um programa de cooperação internacional, o VISIR é um laboratório remoto reconhecido mundialmente, que permite simular de forma remota uma série de circuitos eletroeletrônicos como se estivesse em um laboratório convencional. No entanto, no Brasil o VISIR chega recentemente e caracteriza-se como um recurso de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem em cursos superiores de engenharia. O presente estudo foi conduzido com o objetivo verificar, a partir da perspectiva dos alunos, os pontos relevantes sobre o uso do VISIR como recurso educativo no curso de engenharia mecatrônica, através de um estudo de caso de uma turma da disciplina Instrumentação I. Os alunos montaram um circuito eletroeletrônico, realizando testes e validações dos resultados e foram capazes de compará-los com as respostas obtidas em um laboratório convencional. Após esta etapa, os alunos responderam a um questionário com 10 perguntas fechadas relatando sua experiência de aprendizagem usando VISIR. Com a análise das respostas foi possível confirmar a viabilidade da utilização do VISIR para este grupo de estudantes de engenharia mecatrônica, como contribuinte para a qualificação desses futuros profissionais.