Browsing by Author "Serrano, Ana Maria"
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- Avaliação da participação das famílias no apoio prestado pelas equipas de intervenção precocePublication . Pinto, Marta; Serrano, Ana MariaOs estudos nacionais e internacionais respeitantes à participação das famílias nos serviços de intervenção precoce conduziram a autora à investigação desta temática na realidade portuguesa. Desta forma, foi desenvolvido um projeto de investigação onde se pretende compreender a participação das famílias nos apoios prestados pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), bem como os facilitadores e as barreiras a essa participação, de forma a ajudar os profissionais a identificar as técnicas e as estratégias que mantêm os pais participantes ativos nos apoios prestados pelas Equipas Locais de Intervenção. Neste âmbito, a autora tem estado a desenvolver um estudo qualitativo, em que pretende entrevistar profissionais de intervenção precoce, a exercerem funções em Equipas Locais de Intervenção e familiares de crianças entre os zero e os seis anos de idade, com necessidades especiais, cumprindo os critérios de elegibilidade para integrarem estas equipas e desta forma, identificar como é que as famílias participam em todos os momentos da intervenção, de acordo com o que são as Práticas Centradas na Família. Os guiões de entrevista que serão utilizados para entrevistar quer os profissionais, quer as famílias de crianças entre os zero e os seis anos de idade têm sido desenvolvidos pela autora, de acordo com a recolha bibliográfica efetuada e com a sua prática profissional em intervenção precoce, ao longo dos últimos anos. Paralelamente, a autora utilizará uma checklist, para preenchimento pelos familiares das crianças apoiadas nas Equipas Locais de Intervenção. A checklist selecionada surgiu da recolha bibliográfica efetuada acerca dos instrumentos de avaliação disponíveis sobre o tema. Esta checklist será traduzida e adaptada, com a devida autorização do autor, de acordo com a realidade portuguesa. Neste artigo, a autora pretende descrever os procedimentos e os resultados das sucessivas fases de construção e adaptação dos instrumentos que lhe permitirão a fiabilidade e validade dos resultados finais nesta investigação.
- Caracterização da participação das famílias no apoio pelas equipas locais de intervençãoPublication . Pinto, Marta; Serrano, Ana MariaOs estudos nacionais e internacionais respeitantes à participação das famílias nos serviços de intervenção precoce conduziram a um projeto de investigação em que se pretende compreender a participação das famílias nos apoios prestados pelas Equipas Locais de Intervenção (ELI), do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI). Desta forma, foram entrevistados familiares de crianças, entre os zero e os seis anos de idade, cumprindo os critérios de elegibilidade para integrarem estas equipas, pretendendo identificar o que é que as famílias entendem por participação ativa e como é que estas famílias participam em todos os momentos da intervenção, de acordo com o que são as Práticas Centradas na Família, bem como identificar os facilitadores e as barreiras à participação ativa das famílias, de forma a ajudar os profissionais a identificar as técnicas e as estratégias que mantêm os pais participantes ativos nos apoios prestados pelas Equipas Locais de Intervenção. Para a recolha dos dados foram utilizados uma entrevista e um questionário, a Enabling Practices Scale. O guião de entrevista foi desenvolvido pela autora, de acordo com a recolha bibliográfica previamente efetuada e com a sua prática profissional em intervenção precoce, ao longo dos últimos anos. Paralelamente, a autora utilizou a Enabling Practices Scale, para preenchimento pelos familiares aquando o final da sua entrevista. O instrumento selecionado surgiu da recolha e análise bibliográfica acerca dos instrumentos de avaliação disponíveis sobre o tema. A recolha de dados decorreu entre março e dezembro de 2016, tendo sido contactados um total de vinte familiares das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Neste artigo, pretendemos apresentar os resultados obtidos com as entrevistas realizadas e com o preenchimento da Enabling Practices Scale pelos familiares, caracterizando a perceção da participação das famílias, pelos próprios acerca dos apoios que lhes são prestados pelas Equipas Locais de Intervenção Precoce.
- Characterization of the families participation in the local intervention teamsPublication . Pinto, Marta Joana de Sousa; Serrano, Ana MariaNational and international studies about the participation of families in early intervention services have led to a research project that intends to understand the participation of families in the support provided by the Local Intervention Teams, the National System of Early Intervention in Childhood (SNIPI). Family members of children between the ages of 0 and 6 were interviewed, fulflling the eligibility criteria to integrate these teams, with the aim to identify what families understand by active participation and how these families participate at all times in the intervention, in line with Family-Centered Practices, as well as to identify facilitators and barriers to active family involvement, to help practitioners identify techniques and strategies that keep parental participants active in the support provided by the Local Intervention Teams. An interview and a questionnaire, the Enabling Practices Scale, were used for data collection. Te interview script was developed by the author, according to the bibliographic collection previously done and with her professional practice in early intervention over the last years. Also, the author used the Enabling Practices Scale which was to be completed by family members at the end of their interview. Te selected instrument came from the collection and bibliographic analysis of the available evaluation tools on the subject. Data collection took place between March and December 2016 and a total of twenty relatives were contacted in the North, Center, Lisbon, Alentejo and Algarve regions. : Te results show attitudes (perception) of the participation of the families, about the support provided to them by the Local Early Intervention Teams. In this article, we intend to present the results obtained with the interviews conducted and with the completion of the Enabling Practices Scale by family members, characterizing the perception of the participation of the families, about the support provided to them by the Local Early Intervention Teams.
- Perceção dos profissionais acerca da participação das famílias no apoio pelas equipas de intervenção precocePublication . Pinto, Marta; Serrano, Ana Maria; de Sousa Pinto, Marta JoanaA participação da família no processo de apoio pelas equipas de intervenção precoce na infância é uma componente essencial para o desenvolvimento e inclusão da criança. Dada a implementação destas equipas em Portugal, pretendemos conhecer a participação das famílias no apoio prestado, pelas palavras dos profissionais, bem como os facilitadores à participação das famílias. Neste estudo de análise qualitativa, entrevistamos 18 profissionais de intervenção precoce na infância. Os dados obtidos revelam que os profissionais consideram promover a participação da família. Contudo, verificou-se que na maioria das vezes é o profissional que lidera todo o processo de apoio. Concluímos também que os profissionais desejam que as famílias participem mais no apoio de intervenção precoce na infância, reconhecem a componente relacional como a base de todo o seu trabalho com as famílias e começam a utilizar a componente participativa, particularmente as práticas que apoiam a escolha informada e a participação dos pais.