Browsing by Author "Santos, Ana Filipa"
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- A Consciência Fonológica em crianças com Paralisia Cerebral utilizadoras de Sistemas Aumentativos e/ ou Alternativos à Comunicação: Estudo de CasoPublication . Santos, Ana FilipaProva de Título de Especialista em Terapia da Fala apresentada ao Instituto Politécnico do Porto. A consciência fonológica ou conhecimento fonológico faz parte de um conceito mais global que é o conhecimento metalinguístico, que significa ter a capacidade de pensar sobre a própria linguagem e utilizá-la nos seus diversos níveis: semântico, morfológico, sintático, pragmático e fonológico (Zorzi, 2003, citado em Santos, A., Martins, A., Salazar, E. & Senra, J.,2013). A consciência fonológica desenvolve-se num contínuo em que a criança adquire a consciência de que o discurso se segmenta em unidades sonoras mais pequenas, como a palavra, sílaba e fonema (Justice & Schuele citado em Santos et al., 2013). Zorzi (2003, citado em Santos et al., 2013) considera quatro níveis de conhecimento fonológico que são, conhecimento de rima, conhecimento silábico, conhecimento intra-silábico e conhecimento fonémico ou segmental.
- Efeitos motores da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua associada à fisioterapia em crianças com paralisia cerebral: revisão sistemáticaPublication . Horing, Maria Julia Oliveira Caldeira; Festas, Clarinda; Viana, Rui; Santos, Fátima; Santos, Ana Filipa; Santos, Ana FilipaA paralisia cerebral (PC) é uma das causas mais frequente de disfunções motoras, cognitivas, comunicativas e comportamentais em crianças, originando limitações nas suas vidas. A eletroestimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) é uma técnica nãoinvasiva que emprega uma corrente elétrica de baixa intensidade para modulação dos neurônios cerebraise pode ser aliada a fisioterapia.O objetivoda pesquisa foi analisar os efeitos motores da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com PC. Foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, MEDLINE e Physiotherapy Evidence Database (PEDro). A qualidade metodológica dos diferentes tipos de estudos foi analisada segundo pela escala PEDro. Foram incluídos 4 estudos, com um total de 113 crianças, com idades entre os 5 e os 12 anos de ambos os sexos, com PC espástica em vários níveis, distintas classificações do Gross Motor Function Classification System (GMFCS) do I ao III e classificação funcional em nível I ou II do MACS. Os resultados foram positivos nos grupos de intervenção com a eletroestimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS). A partir da pesquisa realizada, foi possível constatar que a eletroestimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS), quando associada a outras técnicas da fisioterapia, promoveram melhorias significativas nas habilidades motoras de crianças com PC.
- Speech therapy students’ view of observation practices as a teaching-learning methodPublication . Santos, Ana Filipa; Nogueira, PatríciaA unidade curricular em análise, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II integra 15h de trabalho de campo.
